segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TEMA 09 DE OUTUBRO - PRIMAVERA

Todos aqui conhecem a primavera? Todos conhecem as estações do ano? A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica mais bonita, nos presenteando com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hem isfério sul, ficam amenas.
Alguém aqui sabe nomes de flores? São muitas flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.


Imprimir post

57 comentários:

  1. Presença confirmada para o próximo sábado dia 9.

    ResponderExcluir
  2. O projeto podia lembrar a algumas e ensinar a outras crianças as cantigas de roda(brinquedo cantado) O CRAVO E A ROSA, e a LINDA ROSA JUVENIL.

    ResponderExcluir
  3. A LINDA ROSA JUVENIL

    A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
    a linda rosa juvenil,juvenil.
    Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
    vivia alegre em seu lar, em seu lar.
    Um dia veio a bruxa má, bruxa má, bruxa má
    um dia veio a bruxa má, bruxa má.
    E encantou a rosa assim, bem assim, bem assim
    e encantou a rosa assim, bem assim.
    O mato cresceu ao redo, ao redor, ao redor
    o mato cresceu ao redor, ao redor.
    Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
    um dia veio um belo rei, belo rei.
    Desencantou a rosa assim, bem assim, bem assim
    desencantou a rosa assim, bem assim.

    O CRAVO E A ROSA

    O cravo brigou com a rosa
    Debaixo de uma sacada
    O cravo saiu ferido
    E a rosa despedaçada
    O cravo ficou doente
    E a rosa foi visitar
    O cravo caiu dormindo
    E a rosa pôs-se a chorar.
    Em ambas as cantigas é possível fazer uma incenação,para a primeira, necessita-se mais crianças já que há o papel de rosa juvenil, bruxa má, belo rei e também ha a participação de toda a roda quando é citado que o mato cresceu ao redor. Neste momento fecha-se um pouco o círculo para dar a impressão de mato crescendo.
    Na segunda cantiga, basta a participação de duas crianças, o cravo e a rosa. No entanto é indispenssável que seja feita a cena onde o cravo e a rosa fazem as pazes, embora na letra não haja referêsncias sobre o fato, assim terminamos em paz, sem que um clima de briga fique no ar.

    ResponderExcluir
  4. Mãe da rua
    Existe um pegador(mãe da rua)e os fugitivos, que devem tentar atravessar a rua(espaço demarcado na quadra,por exemplo) de um lado para outro pulando num pé só. Quem for pego, transforma-se na nova mãe da rua. Algumas variações,como atravessar em duplas,ou quem for pego vira mãe da rua junto com quem já estava,podem ser adaptadas.
    Pode ser usado também na piscina.

    ResponderExcluir
  5. Presença confirmada para Sábado.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de contar a todos como foi meu fim de semana! Quando ficamos sabendo que não haveria projeto no sábado, a primeira coisa que vem a mente é: “Que Bom vou descansar, não vou precisar acordar as 4:20, não vou ficar com sono a tarde toda, ai que bom” saiba que eu também pensei assim. Não é que no sábado as 5:00 eu acordei subitamente... parecia que estava atrasado, virei pro lado e voltei a dormir, por volta das 9:30 quando acordei em definitivo fiquei pensando no ponto de encontro, na viagem de Van, na chegada ao CIEP, roda de conversa, brincadeiras etc etc etc. Me bateu e uma saudade, parecia que o Sábado estava incompleto.
    Refleti com isso e percebi que esse projeto não tem mudado só a rotina dos bairros onde ele acontece, tem mudado nossa vida também, aposto que muitos como eu ficaram pensando... O que será que aquelas crianças estão fazendo agora?
    Senti-me então feliz, pois percebi que faço a escolha certa todo sábado, ajudando a melhorar o fim de semana de muitos inclusive o meu. Parabéns a toda a equipe que ajuda a regar esta semente, pois tal sentimento é a prova do vicejar deste broto que tem ainda muito a florescer.


    Ah! confirmo a minha presença!

    E pra não deixar de perturbar " A Linda rosa Juvenil e O cravo brigou com a rosa, são canções com conotações preconceituosas e violentas, não estou falando para não usa-las mas para entende-las e explica-las, pois são referencias de uma época onde a mulher era tratada como um ser de menor importância que tinha a função unica de servir o Homem.

    ResponderExcluir
  7. Ummm... todos estão inspiradíssimos e pelo visto o fim de semana será de muitas canções e muitas flores, rosas e cravos.
    Presença confirmada para o fim de semana (sábado e domingo)

    Bjuxx a todos!!! E uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Presença confirmada sábado dia 9!
    Beijos
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  9. Cristian ao ler seu depoimento fiquei muito feliz em saber como uma semente brota no coração dos nossos coordenadores. Vou pedir para o Renato ler seu depoimento. Gostaria de falar uma coisa muito legal que toca meu coração: muitas pessoas falam de amor, mas não praticam. Muitas pessoas falam em diminuir a violência, mas nada fazem. Ser um verdadeiro líder é ter a vontade de mudar tudo isso que está aí . Não é norma uma criança usar drogas, nem ser abusada sexualmente.. e não podemos ficar calados. Vica o Fim de Semana nas Escolas. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Presença confirmada para sábado e domingo.

    ResponderExcluir
  11. Confirmando presença no sábado...beijos em todos...até lá.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse tema,gostaria também de parabenizar o Cristhian pelo depoimento e confirmo minha presença para sábado e domingo.

    ResponderExcluir
  13. TOCA
    Desenha-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno aonde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.


    CONTRÁRIO
    Os participantes ficam um do lado do outro. O mestre irá mandar eles fazerem coisas como andar pra frente, levantar a mão direita... Enfim, qualquer coisa que se pode fazer o contrário. Os participantes então, deverão fazer exatamente o contrário. Quem errar e fazer o certo, é eliminado até sobrar um único campeão.



    MACACO CEGO ( muito boa a atividade)
    Duas equipes participam. Cada equipe escolhe o seu representante. O mestre faz um grande retângulo e, nele, desenha várias linhas. Os dois jogadores têm seus olhos vendados e o objetivo é sair do percurso e chegar até o final, sem pisar nas linhas. Como eles estarão vendados, a equipe pode ajudar. Quem pisar na linha volta pro começo, podendo tirar a venda nesse tempinho. Ganha quem sair do percurso sem pisar na linha.


    PENSA RÁPIDO
    Os participantes formam uma roda. Quem estiver com a bola deverá dizer o nome de um participante e jogar a bola pra ele. Se ele não conseguir pegar a bola, ele é eliminado. Se conseguir pegar a bola, diz o nome de outra pessoa que dará seqüência à brincadeira, da onde sairá um vencedor.

    ResponderExcluir
  14. toca - coordenação manual,coordenação espaco temporal e espacial - socialização

    contrário - lateralidade,socialização,coordenação de espaço e tempo.

    macaco cego - coordenação óculo manual - percepção visual coordenação espaço temporal

    pensa rápido - raciocinio,socialização,coordenação óculo manual

    ResponderExcluir
  15. Confirmando a minha presença para sábado.
    Hoje recebi a notícia na faculdade que apresentarei um trabalho no dia 23/10 das 9 às 16hrs, eu e outros colegas. Por este motivo não poderei comparecer neste dia no projeto.Um grande abraço para todos!

    ResponderExcluir
  16. Presença confirmada!!
    aproveitando pra me desculpar pela ausencia nesses últimos dias.
    Mas gostaria de não passar em branco um comentário sobre a confraternização...
    A equipe q organizou a festa está de parabéns!
    Tenho certeza q odos se divertiram muito..
    Eu então... confesso q adorei o clima de harmonia e de amizade.
    estav tudo muito legal! Os acessórios q o Cristian criou então deram o que falar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. hum ,Nossa O crintian disse uma grande verdade. quem estar realmente envolvida com o projeto , sabe da importancia e a falta que faz de um sabado sem atividades ,mas tenho certeza que nos fazemos de tudo para melhorar a vida das crianças e tb das comunidades que participam do projeto , gosto muito da equipe e adoro fazer parte do PFSE.
    . PARABENS!! bjs
    Presença confirmada!!! =)
    Roberta Leite

    ResponderExcluir
  18. Passando para confirmar presença.´Até sábado.

    ResponderExcluir
  19. Presença confirmada!

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente não poderei ir sábado.... :(
    Beijos e até domingo...

    ResponderExcluir
  21. Galera gostaria de pedir a vocês que avisem antes que vão faltar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Assim como o Cristian, percebi que tinha alguma coisa diferente no ar e que no sábado não veríamos nossos amigos de trabalho e tão pouco nossas crianças para quem somos muito importante.
    É, SÁBADO está chegando e mataremos as saudades!!! presença confirmada.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Tema bastante alegre e com certeza será bem aceito pelos participantes! Devemos fazer com que as crianças contemplem as maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Aproveito par confirmar minha presença no sábado e no domingo também! Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Presença confirmada sábado....mas domingo não poderei ir!!!!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  26. Presença confirmada sabado e domingo bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá companheiros do projeto,
    Chegamos na hora mais importante do projeto. Plantamos nossa flor. Ela deu fruto e agora chegou a hora de colher, mas teremos que ter muito cuidado na hora da colheita. Algumas pessoas podem não estar preparadas para esta hora e outras terão que ter muita mais força do que imaginam.
    Bom chegou a nossa hora. Vamos nos unir com um único objetivo Fim de Semana nas Escolas. Vitória em 2011. Precisamos estar juntos para colher estar flor.
    Bjs.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Esqueci...
    presença confirmada para o domingo também.
    E é verdade, temos que saber a maneira de como iremos fazer no ciep em relação do "cravo e a rosa".
    Beijos e até lá

    ResponderExcluir
  30. Fala galera!!! no sábado não poderei comparecer ao projeto, mas no domingo a presença está confirmadíssima

    ResponderExcluir
  31. Estou cofirmando muinha presença no próximo final de semana um grande abraço, HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  32. Presença confirmada para sábado e domingo!

    ResponderExcluir
  33. ola pessoal vim confirmar minha
    presença sabado!!!!!
    ate la!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá pessoal...
    Confirmando presença para sábado e domingo!!!
    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Presença confirmada para Sábado e Domingo!

    ResponderExcluir
  37. presença confirmada pra SABADO!!!
    Infelizmente não vou poder comprarecer no domingo!
    Mas vou ficar torcendo pra dar tudo certo..
    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  38. Presença confirmada!!!!
    Uma opção de brincadeiras seria...O Cravo e a Rosa!!!
    As crianças serão separadas em dois grupos iguais, em uma reta uma ficará de costas para outra, um grupo será denominado de cravo e o outro de rosa. Quando o monitor gritar cravo, as crianças que são cravo correm atrás da rosa, e vice-versa. A brincadeira pode ser variada, botando as criança de costas uma para outra sentada, em pé, de cócoras, de lado e etc!!!
    Galera eu e minha equipe do 398 iremos levar doces e brinquedos para dar as crianças no domingo, e fazer uma super festa, fica aí uma dica para galera dos outros CIEPs!!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  39. Vivi só não pode usar a música.

    ResponderExcluir
  40. Presença confirmada p/ sábado, mas no domingo ñ poderei ir...abraço e até sábado

    ResponderExcluir
  41. Presença confirmadissima no sabado. Bjs, bjs da gordaaaaaa Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  42. confirmo a minha presença e da Maria Cecília no próximo sábado e domingo... E gostei muito sobre o que meu amigo cristian disse, que São Cosme e São Damião o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  43. FIQUEI MUITO EMOCIONADA COM O Q O CRISTIAN DISSE.... TMB ACHEI Q O MEU SÁBADO FICOU INCOMPLETO, SENTI FALTA DO CARINHO COM Q OS PARTICIPANTES DO PROJETO NOS RECEBE, PRINCIPALMENTE DAS CRIANÇAS... É UMA PENA Q NESSE FIM DE SEMANA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR TMB NÃO PEDEREI IR TRABALHAR, TORCI O TORNOZELO E ESTOU COM O PÉ IMOBILIZADO, SENTIREI SAUDADES....

    UM GRANDE BJO PRA TDS, FIQUEM COM DEUSSSSSS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Olá, esse sábado
    não vou poder comparecer
    Desculpa, eu tentei até o último minuto
    modificar a situação mas não será possível.

    volto no próximo sábado.

    bju'S

    ResponderExcluir
  45. OLÁ PESSOAL!
    PRESENÇA CONFIRMADA PARA SÁBADO E DOMINGO. BEIJOS
    ALANA

    ResponderExcluir
  46. Presença confirmada para sábado e domingo!!!
    E uma sugestão que deu muito certo foi a confecção das flores com papel crepom!!! No ciep 207 foi tão bem aceita que mulheres da comunidade elogiaram o trabalho e foram conhecer o projeto!!!

    ResponderExcluir
  47. Presença confirmada para dia 09 e 10 de Outubro
    Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  48. CONFIRMANDO PRESENÇA SABADO E DOMINGO...
    PARABÉNS!! MARINAAAAAA..
    CARLOS LEANDRO

    ResponderExcluir
  49. Presença confirmada para sábado e domingo.Amei o tema,onde é de suma importância lembrar não somente do dia das crianças,mais também do professor,que por sinal está cada vez mais difícil lidar com essa galerinha,é uma tarefa ardua, se feita com amor torna-se mais fácil.Um grande beijo !

    ResponderExcluir