Esse conto veio da Índia. Vamos conhece. Alguns acreditam que realmente aconteceu. Outros acham que faz parte do folclore. Vamos conferir?
Você já observou bem a Lua, quando ela está cheia e brilhante?
Já se perguntou o que é aquele vulto azul-prateado na superfície dela? Pois, se você olhar bem, vai ver que aquele vulto tem orelhar cumpridas e o corpo de um coelho. Tem até aquele rabinho que parece um pompom. Alguns acham?
Na próxima lua cheia, fique em silêncio e olhe bem. E depois você me fale se viu o coelho lá dentro.
Você deve estar se perguntando: Como foi que esse coelho conseguiu chegar lá? Isso é uma história longa que veio da Índia e eu vou tentar resumir para vocês.
Há muito, na Índia, havia a mais bela floresta que se pode imaginar. Nessa floresta havia árvores de todas as formas e tamanhos. No chão, havia flores das mais viçosas, que exalavam perfumes doces. As árvores estavam sempre carregadas de todos os tipos de frutas e flores. Pássaros e outros animais viviam nessa floresta. Entre todos os animais que viviam nessa floresta encantada, quatro deles tinham se tornado grandes amigos: o macaco, a lontra, o elefante e o coelho. Os quatro se adoravam. Mas o mais querido de todos era o coelho. Na verdade, todos os animais da floresta gostavam mais do coelho do que de qualquer outra criatura do mundo. De fato, o coelho era um ser muito especial. Era sábio e corajoso, generoso e puro. Mas, sobretudo, tinha um coração de ouro. Muitas vezes ele ficava horas contando histórias para os outros animais da floresta. Falava do poder d a cura das plantas, da importância da bondade e, principalmente, de como o amor pode transformar as criaturas. Até os animais mais verozes vinham para ouvir o que o coelho tinha para falar.
Com seus bons exemplos o coelho conseguiu mudar o macaco que deixou de ser levado e malcriado. Ele passou a respeitar os amigos da floresta. A lontra era gananciosa sempre queria o peixe só para ela. Depois de conversar com o coelho começou a dividir. E o elefante que era reservado, que nunca dizia aos outros animais onde ficavam as fontes e os poços de água, passou a compartilhar e a ajudar os outros. Isso que é amigo!
Um dia o coelho falou com seus amigos da floresta que gostaria de ajudar a outras pessoas que moravam fora da floresta. Todos toparam. Ele contou uma pequena história: A lua com seu brilho lança seus raios prateados através da escuridão da noite. Com sua luz, ela transforma a escuridão em claridade e brilho.
Todos passaram a noite toda pensando no que poderiam dar para ajudar o mundo. O coelho só tinha ervas e ervas ninguém iria querer. Ele então resolveu oferecer a sua carne. Foi quando apareceu um homem pedindo comida: Todos os animais ofereceram tudo, mas o homem queria mais. O coelho disse que iria preparar uma fogueira para que o mendigo pudesse comê-lo.
- E sem pensar duas vezes, pulou dentro do fogo. Mas nem um pêlo dele se chamuscou, pois no mesmo instante o ser celestial (que estava vestido de mendigo) colocou-o na palma da mão e disse:
- Nunca vi tanto amor e tanta coragem nesta terra. Seu desprendimento precisa ser contado ao mundo todo. Vou colocá-lo na Lua. Assim surgiu o conto do coelho na Lua.
Debate: Vamos realizar um pequeno debate sobre a história.
O que importa nesta história é fazer sempre o bem. É PREGAR O AMOR!!!
Imprimir post
Parabéns pelo belo conto! Estamos precisando ouvir mais histórias desse tipo, que falam de amor e bondade. Confirmo minha presença no sábado! Beijos.
ResponderExcluirO tema desta semana irá mecher com o imáginário das crianças, tenho certeza que quando a noite chegar muitos irão olhar para a lua em busca da imágem do coelho.
ResponderExcluirPena que não estarei presente, tenho reunião de estágio pela manhã. até o próximo sábado. Beijos!!
Perfeito o tema,que abrange vários assuntos com vários tipos de animais,isso dará uma ótima roda de conversa e um ótimo dia de atividades,tenho certeza que quando você faça o bem mesmo sabendo que algumas pessoas não entenderá para qual finalidade você fez aquilo,afinal a pessoa não precisa fazer algo para você retribuir necessariamente,isso vai depender da pessoa e do sentimento que essa pessoa vai estar sentindo e tentando passar para a outra,afinal o amor é muito importante em tudo o que você irá fazer
ResponderExcluirParabéns pelo tema!!!!!!
Primeira atividade
Pique Rabinho ajuda
Alunos dispostos pela quadra,sendo que eles teram que colocar vários rabinhos de jornais preso nas costas e o professor vai escolher um pegador que terá que pegar o máximo de rabos possíveis e quem for pego terá que ajuda a pega os outros tbm que ainda não foram pegos.
Material: Jornal
Local:Quadra
Objetivos Gerais: velocidade de reação,velocidade,socialização,coordenação espaço-temporal e coordenação óculo-manual
2 - Procurando um coração
ResponderExcluirMaterial Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela quadra em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o Professor irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
3-Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o professor esteja atento para que todos participem.
Mais um tema maravilhoso, que fará todos cairem nas asas da imaginação. Como diz a Gabi realmente precisamos de temas assim, que nos levem a pensar sobre por exemplo amor, compaixão, bondade, companheirismo. Estarei presente para mais uma vez contruibuir para um sábado hiper produtivo.
ResponderExcluirUma ótima semana a todos!!!
humm, gostei .. Essa semana vamos colocar em pratica ..
ResponderExcluirpresença confirmada para sabado !! bjs roberta
Sei que existem muitos coelhinhos como este trabalhando e colaborando no projeto! Bjus e até sábado!
ResponderExcluirOlá galera!!!
ResponderExcluirMais um tema de suma importância para tratarmos do amor ao próximo para as crianças, que serão o futuro do nosso estado!
Confirmando presença para sábado!
Abraço à todos!!!
Bruno Costa
Galera vamos colocar no blog o tema da nossa reunião. Espero que fique na memoria de todos.
ResponderExcluirBjs.
Que a história do coelho consiga envolver a sensibilidade de todos em geral, nesse projeto. Presença confirmada para Sábado.
ResponderExcluirIsso ai galera,
ResponderExcluirmundo da imaginação sempre!!!!
Presença confirmada para sábado.
Beijinhos
Tema muito legal, as crianças adoram esses tipo de história!!
ResponderExcluirPresença confirmada no sábado!!
Irei mandar alguma atividades!!
1- ´´Para ter amigos é preciso...``
Material: 10 balões coloridos, etiquetas colantes.
- Colar nos balões, etiquetas repetidas com as palavras: perdão, respeito, saber ouvir, diálogo, atenção, solidariedade, sinceridade, cooperação, lealdade, justiça etc.
- Lançar os balões para o alto, pedindo ao grupo para que não os deixe cair.
- Após alguns minutos, ordenar que parem, de forma que quem pegar um balão, examina as palavras, retira uma etiqueta e comenta sobre o conteúdo da mesma e que relação tem com a amizade.
2 - ´´Amigo é o que guia e desafia``
1.1 - Convidar os participantes a formar duplas, ficando um ao lado do outro. A dupla combina quem será o cego e quem será o guia. O cego fecha livremente seus olhos e é auxiliado pelo guia. O guia, de olhos abertos, dá o seu ombro ou a sua mão e o ajuda. Enquanto isso, estar atento aos sentimentos que experimenta:
- Como cego o que sente ao ser auxiliado? - Como guia o que sente enquanto auxiliador?
1.2 As duplas seguem por diversos caminhos, inclusive passando por obstáculos se o guia assim o quiser. Deixa-se um tempo para que haja a vivência necessária. Depois, o animador da dinâmica orienta para que se mudem os papéis: quem é cego torna-se agora guia e quem guiava, é o cego. E a dinâmica segue por alguns minutos.
1.3 Partilha: o animador da dinâmica dá um sinal de parada e as duplas voltam à sala, para partilharem com o grupo a experiência feita: o que sentiram como cegos e como guias? Como isso se aplica à nossa vida e à vida do grupo? E em nossas relações de amizade?
Valeu galera!!!!!!!!!!!Até sábado!!
hum, esqueci de comentar.. Faz muito tempo que estou no projeto(2anos e 5 meses), ja participei de varias reunioes..e posso dizer que de todas elas a melhor foi a que aconteceu no sabado,a Ana Paula nem se fala da mudança que ela sofreu durante esse tempo que passou é claro que pra melhor .. eu que o diga ,rsrs.. sinceramente eu tinha ate medo de falar com ela e tomar um fora rsrs.. mas hoje temos liberdade em dar opinioes e debater . ISSO é muito bom fico muito feliz,mas creio que o projeto vai crescer muito em 2011 e temos realmente que estar preparados para os desafios..entao vamos a luta...
ResponderExcluirBJS Robeerta
Nossa não imaginava que vcs tinham essa imagem de mim. Tricia já pensou se eles me conhecessem antes?
ResponderExcluirTd isso isso é um jogo de faz de conta. Sempre fui assim.
Que bom que o imaginario acadou e vamos caminhar juntos para 2011.
Bjs.
Sugestões, criticas....
Vocês não conheceram a Ana Paula chefe de gabinete... Ainda bem!!! Hoje ela é um anjinho... Tão boazinha, tão calminha...
ResponderExcluirrsrsrsrsrsrsrs
beijos
Tricia
Vamos nessa galera!!! Projeto 2011.
ResponderExcluirÉ mesmo, concordo com a Roberta. Não estou a tanto tempo no projeto como ela, mas ainda peguei o jeitinho "Santa Ana Paula" de ser. Posso estar errada, mas era a imagem que ela passava. Muitos defeitos, mas acho que o pior era quando ela dava aquelas broncas que deixava a pessoa totalmente sem graça. Todo mundo tinha suas opiniões e criticas, mas tinham medo de se expressar e tomar aquele fora. Como já disse, faço um ano de projeto mês que vem e até hj assisti a duas reuniões. Me lembro bem da primeira e posso fazer uma comparação exata com a do último sábado: tudo mudou da água pro vinho. Não só a Ana Paula mudou, e sim a cara do projeto, equipe e intregrantes. Com a chegada da Tricia o relacionamento "chefia/empregado" mudou, antes recebíamos ordens, hj com gentileza somos solicitados a fazer algo. Com certeza o modo de falar influência tudo e a Tricia é um amor, e chegou pra acrescentar ainda mais o que já estava mudando. Parabéens a todos, Ana Paula, Tricia, equipe!!!
ResponderExcluirBjuxx
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLinda História, uma mensagem que carrega uma lição muito grande, perfeita para ser trabalhada e abordada onde podemos mostrar o verdadeiro sentido sobre amizade, amor, caridade, afeto entre outros sentimentos necessários para a vida de uma criança ser mais saudável em relação ao seu lado afetivo e emocional.
ResponderExcluirConfirmo minha presença sábado....segue algumas sugestões de atividades!!!
ResponderExcluir1- "Rolo de Barbante"
Em círculo os participantes devem se assentar. O monitor deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
2-" Toca do coelho"
Objetivo: quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade e principalmente que haja integração entre o mesmo.
Material:
Procedimento: formar vários grupos de três pessoas, sendo que dois participantes vão dar as mãos simulando uma toca e o outro participante é o coelho que ficará dentro da toca, num determinado momento o monitor da um sinal e todos os coelhos devem trocar de toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado momento o monitor fala em voz alta ventânia e todos se dispersam como se estivesse ventando.
Após alguns segundos formam novamente grupos de três.
3-Dentro e Fora
O monitor deverá fazer uma quadrado na quadra, ou utilizar as cores da quadra, para que as crianças tenham onde ficar qumado falar fora e dentro,o monitos começa a falar em voz alta, as regiões para onde as crianças devem saltar e assim, se o monitor falar a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima da área estabelecida (= “Dentro”) e quando falar a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora da area (=“Fora”)
O monitor continua a falar as palavras mágicas (“Dentro ou Fora”) num intervalo cada vez mais curto (3 a 5 segundos) de forma absolutamente aleatória: Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Fora, etc
Presença confirmada no sábadoo!!!
ResponderExcluirBjuss Até lá
Confirmando presençaaaa no sábado!
ResponderExcluirBeijooos!!
Adoro coelhos! Tenho duas (Lilica e Princesa). Eu disse a minha mãe, quando eu era criança, que eu queria ter um coelho pra mim. Pois o coelho da lua eu não conseguia ver. Há pouco tempo me disseram que só conseguia ver o coelho da lua se a pessoa estivesse apaixonada, aí sim eu consegui vê-lo.
ResponderExcluirPresença confirmada para sábado.
Confirmando minha presença para o próximo sábado!!
ResponderExcluirRafaela Menenguci
Ahhh acabei de lembrar, eu tive um coelhinho, que pena q descobri que tinho alergia, ai devolvi pra um ex namorado e depois descobri que ele foi parar na panela, rs, chorei tantoooo.
ResponderExcluirRafaela
Realmente.. muito interessante essa história, as crianças vão adorar.
ResponderExcluirPresença confirmada.
bju'S e até sábado
Nossa que história interessante. confesso que nunca havia escutado. As crianças vão ficar curiosas assim como eu para observar a lua na noite de lua cheia!rs
ResponderExcluirConfirmo minha presença para sábado.
abraços
Thianne Luz
É... Bem interessante mesmo essa história!!!
ResponderExcluirÈ a forma de se dar pelo outro, e assim cultivarmos o amor, a paz afim de construirmos um mundo melhor!!
O amor é o segredo para construirmos um mundo melhor, dar amor e oferecer carinho fraternal. Tratarmos todos como irmãos. E acreditar na vida!!!
Confirmada mesmo a minha presença!
Oi turma...
ResponderExcluirConfirmando minha presença para sábado e com força total....
Esse tema vai mexer com a cabeça das crianças...
Vai ser maravilhoso.....
E a nossa família "Projeto fim de semana nas escolas" só tem a acrescentar nas vidas delas...
Bjs a todos...
É BEM LEGAL ESSE TEMA, POIS COM ELE PODEMOS MOSTRAR QUE SEMPRE TEMOS ALGO DE BOM PARA OFERECER A ALGUEM.
ResponderExcluirATÉ SÁBADO!!!! ABRAÇOS A TODOS...
Confirmo minha presença neste sábado !
ResponderExcluirTambém confirmo minha presença no projeto sábado !
ResponderExcluirAbraço a todos e até sábado !
Presença confirmada no sabadaço. Bjs da gorda, Luana Sobrinho Silva
ResponderExcluirPRESENÇA CONFIRMADA PARA O PRÓXIMO SÁBADO!
ResponderExcluirBEIJOS.
ALANA
Confirmo presença para sábado!!!
ResponderExcluirConfirmando presença no sábado..bjs e até lá.
ResponderExcluirMinha professora da Faculd. transferiu a apresentação do meu trabalho para o dia 30/10.Por este motivo,confirmo minha presença para este sábado.Bjs para todos do Projeto Fim de Semana nas Escolas.
ResponderExcluirÉ minha gente o AMOR consegue transformmar tudo, e quem tem um pouco dele no coração ,é uma pessoa iluminada, espero que haja muitos e muitos coelhos por ai para transformar um pouco este nosso mundo, lembrando se cada um fizer a sua parte tudo ficará muito mais facil.
ResponderExcluirconfirmo a minha presença no próximo sábado, um grande abraço HENRIQUE
CAIXINHA DE SURPRESAS
ResponderExcluirOBJETIVOS: Despertar e exercitar a criatividade do grupo.
MATERIAL: Caixinha com tiras de papel onde se deve escrever previamente algumas tarefas engraçadas, som com cd ou gravador.
PROCESSO: Formar um círculo. A caixinha deverá circular de mão em mão, até que o som da música pára simultaneamente.
Aquele que estiver com a caixinha no momento em que a música parar, deverá tirar de dentro da caixinha uma papeleta coma tarefa e executá-la.
Continuar a brincadeira até enquanto estiver interessante.
confirmo minha presença para sábado !!!!
ResponderExcluirVOCÊ ME AMA ?
OBJETIVOS: Outra técnica boa para ser aplicada após intervalos longos, utilizando-se do mesmo princípio da técnica O presente.
MATERIAL: Não é necessário.
PROCESSO: Formar um círculo, bem amplo, o mais espaçado possível, com cadeiras.
Solicitar um voluntário e orientar que ele fique no centro do grupo, em pé.
Retirar do círculo a cadeira que ele (o voluntário) estava sentado.
“Quem ficar no centro, deverá dizer – sem demora, agilmente – bem alto, o seguinte:
Você me ama? A pessoa interrogada responderá: Sim, amo. O voluntário perguntará: Por quê ? O outro responderá alegando alguma coisa que o voluntário usa. Ex: Porque você usa tênis.
No momento em que disser que ele sua tal coisa, todos do círculo que estiverem usando também, deverão mudar de lugar, inclusive o voluntário.
O participante que ficar sem cadeira reinicia a brincadeira, dirigindo-se a outra pessoa: “Você me ama?” “Sim, amo você.” “Por quê?” “Porque você usa óculos”.... e assim por diante
TERRA, CÉU E MAR
ResponderExcluirOBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair.
MATERIAL: Não é necessário.
PROCESSO: O facilitador convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.
A fila deverá formar-se a partir de uma distância de, mais ou menos, um metro de onde está o facilitador.
Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra... CÉU! Todos irão para o céu... MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.
Aos vencedores (ou aos três finalistas) oferecer um prêmio.
Jogo do gato e rato com bola: Duas equipes frente a frente onde o professor gritará um nome e os mesmos deverão correr atrás dos outros amigos, mas correndo com a bola quicando.
ResponderExcluirVariação do gato e rato: mesma formação anterior, só que os alunos estarão mais próximos e de costas uns para os outros.
cONFIRMANDO PRESENÇA PARA SÁBADO!!!
ResponderExcluirbJOS!!!
Presença confirmada, minha e do Jorge Valdez, no projeto!!
ResponderExcluirEsses temas são sempre mto educativos e, sem dúvidas mechen com a imaginação dos pequenos !!
Bjinhus, e até sábado =)
Presença confirmada!
ResponderExcluirAnderson Taboni
ResponderExcluirGostei do tema bem legal, se todos pudessem fazer o bem assim sem pensar em troca tudo seria mais fácil, e com a historia acima relacionada podemos fazer a diferença em algumas crianças...
Presença confirmada ok!!!
Vamos fazer deste sábado um sábado especial. Alo 207 vamos ter capoeira. Vamos divulgar!
ResponderExcluirAna Paula Costa.
PRESENÇA CONFIRMADA!!!
ResponderExcluirESTAREI LÁ!!!!
BJOS A TODOS!!!!
THAU
Presença confirmada para sabado
ResponderExcluirbjs
presença confirmada para o sábado.
ResponderExcluirA capoeira no 207 será um grande sucesso com as crianças e os adolescentes. Eles vivem dando saltos de capoeira e gingando. Espero que tenha sempre a capoeira é muito bom, adoro!
ResponderExcluiropa!!!
ResponderExcluirconfirmo a minha presença no sabado.
e vamos q vamos!!!
abç a todos.
Estamos procurando um novo professor de lamba dance se alguém conhecer e só mandar o contato para mim ou para o Renato.
ResponderExcluirBjs.
Mandei um resumo da reunião dos coordenadores para vcs e tb como deve ser feito o acompanhamento escolar. Aguardo notícias, críticas e sugestões, mas tem que ficar todos no mesmo padrão.
ResponderExcluirBjs.
Presença confirmada para amanhã.
ResponderExcluirBjs..
confirmada presença para sábado!
ResponderExcluirbjos
até lá!
presença confirmada para amanhã!!!!
ResponderExcluirO trabalho nesse sábado foi legal, o tema realmente cativou as crianças!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAna paula o resumo da reunião dos coordenadores q vc mandou são para ps monitores????se for eu ainda não recebi!!!!
O resumo que ela mandou gente foi pra mim. É que quando ela esctreve no twitter, as últimas postagens ficam aparecendo no blog.
ResponderExcluirPoxa to triste... Uma semana sem ver meus pimpolhos, uma semana sem ver a equipe...
Bjuxx a todos e uma ótima semana!!!
Olá pessoal,td bem? Amei a experiência deste sábado,o projeto é super bacana e as crianças conseguem entender a importância deles lá.
ResponderExcluirEspero estar no próximo encontro...bjs p Érica,Sérgio,Marcel e Gabi,vcs são d+ pois me acolheram muito bem.Bjs p tds tbm...Pri
Olá pessoal,td bem? Amei a experiência deste sábado,o projeto é super bacana e as crianças conseguem entender a importância deles lá.
ResponderExcluirEspero estar no próximo encontro...bjs p Érica,Sérgio,Marcel e Gabi,vcs são d+ pois me acolheram muito bem.Bjs p tds tbm...Pri