sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia das Crianças e Dia do Professor - Tema 10 de outubro

Todo mundo aqui sabe o que a gente comemora no próximo dia 12? É um dia muito especial, não acham? Vou contar um segredo para vocês: na verdade o dia 12 de outubro foi uma data criada pelos comerciantes brasileiros para incentivar a venda de produtos infantis. É GALERA. O dia correto é mundial é dia 20 de novembro. Vamos saber porque?
Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, o dia certo de comemorar o dia da criança é o dia 20 de novembro. É nesse dia que se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança.

O mais importante é criança deve ser respeitada. É claro que todos gostam de ganhar uma lembrança, mas isso não deve ser o mais importante.

VAMOS conhecer os direitos das crianças. Todos aqui sabem quais são esses direitos? Então vamos lá:

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabi lidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Segundo a declaração, toda criança deve ser respeitada independente de sua raça, credo, cor ou sexo e tem direito à educação, cuidados médicos, ao lazer e proteção contra a exploração.

Vamos frisar algo que já falamos na abertura: a data é o menos importante, devemos dar importância a esses direitos conquistados e não aos presentes. O presente maior Deus já nos deu, que foi a nossa vida. Não devemos nos deixar levar pelo comércio e sim, lutar para que esses direitos sejam respeitados.

Curiosidades:

Alguns países comemoram o dia das crianças em outras datas e com outros costumes. Em Portugal e Moçambique, as crianças são homenageadas no dia primeiro de junho. Na Índia, a data é comemorada no dia 15 de novembro. No Japão, os meninos comemoram o dia da criança no dia 5 de maio com a exposição de bonecos que lembram samurais e as meninas no dia 3 de março, com exposição de bonecas “Hina Matsuri”, que representam a antiga corte imperial.

Na próxima semana também temos uma data muito especial, que não deve ser esquecida. É o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo.

A data para homenagear o professor, 15 de outubro, não foi escolhida ao acaso. Neste mesmo dia, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.

Como fazer lembrancinhas para o Dia das Crianças 2010?

Ideias de Brinquedos Educativos para o dia das Crianças

sugestões de brinquedos

Chocalho de lata de alumínio

Você vai precisar:

01 lata de alumínio

Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas

Fita adesiva

Modo de fazer:

Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica.

Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas.

Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons.

Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal.
Flauta de Papelão

Você vai precisar:

01 tubo grande de papelão - use o tubo vazio de papel alumínio ou tubo de filme de PVC aqueles de embrulhar comida.

Um pedaço de papel vegetal

Elástico ou fita adesiva

Modo de fazer:

Fure o tubo com lápis ou recorte os furos, mas cuidado: se for usar alguma coisa que corte, peça ajuda para um adulto, ok?

Prenda o pedaço de papel vegetal em uma das extremidades com elástico ou fita adesiva.

Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos.

Violão de Caixa de Sapatos

Você vai precisar:

01 caixa de sapatos

06 elásticos

Fita adesiva

Modo de fazer:

Recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos.

Prenda a tampa com fita adesiva.

Coloque os 06 elásticos no centro da caixa, sobre o buraco, conforme a figura acima e divirta-se!

Tambor de Pote Plástico ou Lata

Você vai precisar:

01 pote plástico ou 01 lata com tampa plástica

Barbante ou Corda

Modo de fazer:

Enfeite seu pote ou lata. Você pode imprimir um desenho de seu personagem preferido e colar.

Faça 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro.

Pendure no pescoço e toque com uma colher ou pedaço de pau (use um "rashi" - talher de comida japonesa).






Imprimir post