sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DO “BIG BANG” AO PLANETA AZUL - Tema 06 de novembro


Ninguém sabe direito as origens do Universo. De acordo com os cientistas há cerca de 18 bilhões de anos houve uma grande explosão que lançou para todos os lados a matéria de que o Universo é feito.
Pelo que se sabe é que há mais ou menos 17 bilhões de anos se formaram as galáxias, as estrelas e o Sistema Solar - quer dizer o Sol com seus planetas. E, finalmente, há mais ou menos 4,5 bilhões de anos formou-se a nossa terra, o planeta azul.
Todos os dias novas descobertas dos cientistas enriquecem os conhecimentos da Humanidade. Descobrem-se novos fatos sobre o universo e sua criação, já que os telescópios e outros instrumentos estão cada vez mais poderosos, as viagens espaciais são cada vez mais frequentes e novas técnicas são empregadas nessas pesquisas.
Você sabia que o sol é composto quase totalmente de hidrogênio e hélio. Mas também contém oxigênio, nitrogênio, néon e carbono.


Vamos analisar:

O universo há muito nos cativa com suas imensas escalas de distância e tempo. Até que ponto ele estica? Onde isso vai parar e o que está além de seus campos de estrelas e galáxias. O que os poderosos telescópios podem ver? Essas questões estão começando a produzir novas linhas de tecnologias que estão nos levando a explorar os reinos mais distantes cosmos.
A resposta vem de uma teoria que descreve o nascimento do universo, no primeiro instante de tempo, chamada "Big Bang”.
Essa incrível teoria chama muito a atenção de qualquer pessoa, já que diz respeito de onde viemos, como surgimos, como tudo começou. Isso é o “Big Bang”. O surgimento do Universo. Alguns como os cientistas acreditam que foi assim que tudo começou. Outros acreditam na questão religiosa. O que vale nesta Roda de Conversa é o debate. Temos que aprender que para debatermos com alguém é necessário argumento!

Curiosidades:
Os planetas solares são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno


Imprimir post

62 comentários:

  1. Nosso universo sempre foi e sempre vai ser uma caixinha de surpresas. Vai ser bom dividir com os participantes um pouco disso. Tenho certeza que a maioria sabe muito pouco de tudo isso.
    Aproveitando para pedir a todos que continuem com a campanha de arrecadação de livro. Vamos todos juntos ajudar nossos pimpolhos a gostar mais da literatura e assim aprender um pouco mais conosco!!!!

    Presença confirmadíssima para o próximo sábado!!

    Uma ótimo dia de votação e uma ótima semana a todos!!!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  2. Presença confirmada!!!
    Beijos galeraaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Fernando César!!!!domingo, 31 outubro, 2010

    Tema mt maneiro...irei procurar algumas curiosidades para falar com as crianças!!!!
    Presença confirmada no sábado!!!!!!!!
    Abração galera, e ótimo dia de votação para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Carolina Alessandradomingo, 31 outubro, 2010

    Presença confirmada para sábado.
    Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  5. Confirmando presença para o sábado...bjs e até lá

    ResponderExcluir
  6. Tema muito curioso e legal pra tratar com as pessoas que freqüentam o projeto
    Presença confirmada para o próximo sábado.

    ResponderExcluir
  7. confirmo presença para esse sábado

    essa tema é bem legal,inclusive meu pai adora
    essa historia do bing bang

    abrção galera até sábado

    ResponderExcluir
  8. Olá galera...
    Tema bastante curioso, até mesmo para nós, neh?! Realmente, tudo isso é uma caixinha de surpresa...
    Confirmando minha presença no próximo sábado.
    Segue abaixo uma sugestão de brincadeira.
    Abraço à tds!!!
    BRUNO COSTA

    CAIXINHA DE SURPRESA
    Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa
    _ IDADE A partir de 7 anos.
    _O QUE DESENVOLVE Expressão de sentimentos.
    _MATERIAL Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e fitas cassete ou CDs. _ORGANIZAÇÃO Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé.
    _COMO BRINCAR Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está scrita nele.

    ResponderExcluir
  9. opá!! e ai galera!! quanto tempo nao é??
    molezinha esta acabando,sabado estamos de volta para rever a nossa galerinha,confirmo minha presença para sabado,um grande abraço a todos e vamos q vamos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Presença confirmada para este sabado!

    ResponderExcluir
  11. SUGESTÃO DE ARTES:
    MOBILE DO SISTEMA SOLAR
    Podemos construir um mobile que representa o Sistema Solar. Utilizamos bolas de Natal pintadas para representar os planetas e uma bola de esferovite pintada de amarelo alaranjado para representar o Sol. Podemos usar uma base de papelão para amarrar os planetas (bolinhas), linha para amarrar e tinta guache e ou cola colorida com gliter para pintar e decorar. Sugestão e que as bolinhas podem ser substituidas por bolinhas de isopor.

    ESTA EXPERIÊNCIA PODE SER REALIZADO ANTES, DURANTE OU APÓS A RODA DE CONVERSA
    Já sabemos que alguns cientistas pensam que o Universo teve origem numa grande explosão a que chamaram BIG BANG. Para que as crianças possam melhor entender como foi que aconteceu, podemos fazer uma experiência com balões. Enchemos os balões com ar e lá dentro pusemos muitos papeis coloridos picados (ou confete). Depois estouramos os balões (grande explosão) e as poeiras (confetes) espalharam-se pelo ar (universo) dando origem às galáxias.

    ResponderExcluir
  12. TOCA COOPERATIVA
    O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só tocas, ou seja, a cada rodada, você desfaz uma toca e ainda assim todos deverão entrar em uma toca, como puderem: no colo, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores. ( OBS essas tocas podem ser os respectivos planetas )


    CAÇA AO TESOURO
    Jogam duas equipes. Todas eles recebem um mapa bem elaborado (feito em uma cartolina), onde haverão várias dicas pistas( essas pistas podem ser dicas sobre planetas ou sobre a historia que foi contada do big bang), que levam ao tesouro (algo que o mestre escondeu em algum lugar). Quando bem feita, essa brincadeira sempre dá certo. Vence a equipe que encontrar o Tesouro.

    Obs : o tesouro pode ser esse planeta que foi sendo identificado a casa pista pelo aluno.

    ResponderExcluir
  13. ADIVINHE QUEM É
    Os participantes ocuparão um espaço e, na frente deles, ficará o mestre. O objetivo do mestre é escolher alguém do grupo para imitar. Os participantes começarão a interagir com o mestre (já incorporado), fazendo perguntas( referentes ao tema dessa semana ), convites e conversando. Depois de 3 minutos de interação, cada participante terá direito a um palpite. Se ninguém acertar, o mestre revela quem é. Este será o novo mestre. Porém, se alguém acertar, este será o novo mestre.

    ResponderExcluir
  14. CORRIDA DE BANDEIRAS
    Esta é uma brincadeira de muito movimento e vivacidade da parte dos participantes. As equipes podem ser unidades masculinas ou femininas ( mistas ), e podem ser diferenciadas por cores, em suas bandeirinhas: Vermelho e Azul. O número de participantes pode variar de acordo com a capacidade do pátio ou campo, podendo assim unir ou não mais unidades. Também terá que ser do mesmo número de participantes em cada equipe. A disposição dos participantes será da seguinte maneira,a metade de cada equipe frente a frente. Sob a ordem do professor, (que se encontra no centro da área do jogo) por apito, sinal ou voz, as pessoas designadas para iniciar a corrida, sairão em sentido inverso, um de uma equipe e outro da contrária. A corrida deve ser realizada sem demora, entregar a bandeira pela haste na mão do companheiro oposto. Os participantes não deverão sair da linha para receber a bandeira. Logo que a receba correrá até seu companheiro em frente que espera recebê-la, e assim sucessivamente até terminar com todos os jogadores e o último que a receber correrá até o centro para plantá-la na meta ou entregá-la nas mãos do professor. Este declarará equipe vencedora a que corresponde à bandeira recebida primeiro no término do jogo, a vermelha ou azul.


    Obs: essas bandeiras podem ser os planetas,no caso o número total de planetas 8,portanto 8 bandeiras !!

    Material: TNT ( para as bandeiras e bamboles )

    ResponderExcluir
  15. Boa noite galera,
    Toda semana eu escrevo uma MSG para vcs.
    Fiquem ligados. Vc pode mandar sua opinião sobre o meu texto.
    Bjs.
    Fica no lado esquerdo do blog. No participe conosco.

    ResponderExcluir
  16. olá...
    confirmo presença para sábado.

    Tema muito interessante!
    as crianças vão adorar saber um pouquinho mais sobre o assunto, muitas dúvidas surgirão...

    bju'SsS

    ResponderExcluir
  17. Fala Galera, poxa eu vou colocar aqui alguma curiosidades legais sobre o universo...podemos falar para as crianças na roda de conversa...

    1-A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú

    2-Estima-se que a nossa galáxia, a Via-Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.

    3-Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória.

    4-Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.

    5-Porque não há Sol de noite?
    R-porque então seria dia!

    6-Porque não brilham as estrelas de dia?
    r-Há sempre estrelas no céu, mas não as vemos porque a luz do Sol é mais forte que a delas e as estrelas são menos brilhantes que ele.


    ABRAÇOS A TODOS!!

    ResponderExcluir
  18. Oi galera,
    Vamos entrar no site de editoras e vamos tentar conseguir doações de livros. Tentar é de graça. Vamos montar nossas Rodas de Leitura. Quem tiver livro de criança ou adolescente doe para o projeto. Essa é a nossa missão.

    ResponderExcluir
  19. Olá galerinha de artes!!!
    A monitora Priscila, teve uma ideia muito legal... Que neste sábado a gente leve para o CIEP, figuras, do planeta Terra, que demostrem os países os continentes, os oceanos, e etc!!!
    Vamos usar a criatividade, e dar show na hora de ensinar novas informações as crianças!!!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  20. oi pessoal!!
    confirmo minha presença .. bjs roberta

    ResponderExcluir
  21. Presença confirmada!

    ResponderExcluir
  22. Confirmando presença do dia 6/11 e dia 14/11.. bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi gente....
    Saudades....
    Que tema maravilhoso....
    Como sempre vcs estão de parabéns com as escolhas dos temas...
    Sábado estaremos lá....
    Abraços a todos......

    ResponderExcluir
  24. Ola Galerinha do bem,
    o tema é bem interessante e dar pra explorar bastante coisas, além de mexer com a imaginação dos participantes...
    Abraço e minha presença está confirmada pra sabado!

    ResponderExcluir
  25. Passando para confirmar minha presença no sábado!

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá galera,boa noite!Como a Viviane disse,sugeri figuras do planeta Terra,porém,pensei em acrescentar todo o sistema solar.Fazendo com q as crianças tenham noção como são os palnetas.
    Bom sábado p tds e até dia 13 e 14.Bjão p tds.Priscila.

    ResponderExcluir
  27. OLÁ!
    PRESENÇA CONFIRMADA PARA SÁBADO.
    ABRAÇOS.

    ALANA

    ResponderExcluir
  28. Bem legal esse tema, confirmo presença!!!bjos

    ResponderExcluir
  29. Oi pessoal, estou confirmando minha presença no próximo sábado. um grande abraço a todos, HENRIQUE

    ResponderExcluir
  30. Gostei do tema,levarei imagens para enriquecer as nossas atividades!
    Confirmando presença para sábado.Bjs

    ResponderExcluir
  31. Bom dia pessoal,
    o tema aguça a curiosidade tanto nossa quanto das crianças. Tema bem interessante!!!
    Esse sabado infelizmente não estarei presente, pois será o fds da minha pós. Semana que vem estaremos juntos!
    Abraços
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  32. Presença confirmada para o próximo sábado
    Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  33. Galera vamos ter três unidades fechadas no sábado devido a prova do Enem, por isso precisamos nos dedicar ainda mais. Temos uma meta para cumprir vamos sair das unidades para divulgar o projeto. Conto com vcs!!!!

    ResponderExcluir
  34. Presença confirmada pra sabadoo!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  35. Confirmando minha presença para sábado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  36. MUITA SAUDADE....
    MTU BOM PODER ESTAR DE VOLTA COM MEUS COLEGAS E AMIGOS E PRINCIPALMENTE MINHAS CRIANÇAS, JA ACOSTUMEI COM ESSE PROJETO MEU SABADO FICOU VAZIO...MAS ESTAMOS DE VOLTA COM FORÇA TOTAL TEMA MTU INTERESSANTE E CURISOSO..
    AH PRESENÇA CONFIRMADA BJU A TODOS

    ResponderExcluir
  37. Confirmando presença para sábado!!!

    ResponderExcluir
  38. Boa noite,

    Temos que mostrar a nossa força. Preciso da ajuda de todos. Vamos falar do nosso projeto em todos os lugares.
    Vamos conseguir seguidores para o twitter @apcostaFSE
    E tb para o nosso blog.
    Nossa meta é duplicar o numero de seguidores.
    Temos que falar do projeto e de como ele é importante para acomunidade.
    vC já parou para pensar que nesses 2 anos e 6 meses muita coisa já aconteceu.
    Tivemos um teatro cheio...tiramos crianças do trafico de drogas...mudamos a vida de muitas pessoas.
    É preciso mostrar que somos um projeto de verdade. Com números no sábado e seguidores na rede social. Vale orkut, twitter e blog.
    Vamos nos unir de tijolinho em tijolinho.
    Bjs no coração de todos.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  39. Presença confirmada para sabadaço. Bjs da gorda Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  40. Eita sábado q n chega!
    Parece que já estamos sem projeto uns 3 meses!
    kkkkkk
    Mas q demora...
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Presença confirmada !!!
    eu vou !!!
    abç a todos, muitas saudades!!!!

    ResponderExcluir
  42. Eu também estou com saudades de todos vcs e das crianças.
    Sabe por que? Nós fazemos a diferença na vida da comunidade. Levamos educação e alegria.
    Bjs.
    Ana paula Costa

    ResponderExcluir
  43. Presença confirmadaaa!
    Beijooos!! Até sábado!

    ResponderExcluir
  44. Presença confirmada p/ sábado...abraços a todos e até amanhã.

    ResponderExcluir
  45. Passando pra confirmar minha presença e com mto gaz depois da folga de sábado passado!!
    já estava com saudades da gelera!
    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  46. Estou confirmando a presença do Djuno.

    ResponderExcluir
  47. presença confirmada no sábado
    Bjks
    fikem com Deus

    ResponderExcluir
  48. Presença confirmadaaa!
    eu tbm vou!!!
    carlos leandro

    ResponderExcluir
  49. Tema muito interessante e curioso!!!!
    presença confirmada!!!!

    bjo

    Ana Lorena

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde! Estou aki pois quero participar desta rede do bem, indicada por Lindinha!

    ResponderExcluir
  51. eu que sou professora e sei que a curiosidade do povo foi isso em 1923
    vejam se isso é verdade mesmo no google vai ser divertido vejam o video no youtube

    ResponderExcluir
  52. eu que sou professora sei que isso foi a curiosidade dos povos dos séculos 19 ,20 e 21

    ResponderExcluir