segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quem aqui sabe o que é PAZ? - Tema 16 de outubro


Paz não é apenas a ausência de guerras entre os países, PAZ é a garantia de direitos como habitação, alimentação, saúde, educação, amor, compreensão e qualidade de vida.
PAZ é a busca de serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas ideias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades.
PAZ é viver em clima de harmonia e bem estar na família, na escola, com os amigos e em nossa comunidade, lembrando-se sempre de que aonde existe amor, existe PAZ.

Vamos fazer uma reflexão?

A dinâmica do “ menininho chamado amor”
Explicar a dinâmica para as crianças: É só escrever o texto e fazer os gestos cada vez que na história aparecerem as seguintes palavras:

PAZ: aperto de mão;
AMOR: um abraço;
GARRA: troca de lugares;
SORRISO: gargalhada;
BEM-VINDOS: bate palmas


TEXTO: O menininho chamado amor
Era uma vez um menino chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com PAZ. Um certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi com GARRA que o AMOR saiu a procura da PAZ. Chegando junto ao colégio onde estudava encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu ainda que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO. E nesse momento, com muita GARRA, a turma gritou bem forte: AMOR, AMOR você encontrou a PAZ que procurava? AMOR respondeu com muita GARRA: sim. Encontrei a PAZ, pois ela existe em cada um de nós, basta saber dar um SORRISO bem bonito.
Colaboração: Sueli

Imprimir post

54 comentários:

  1. Um tema maravilhoso que será abordado com bastante carinho. É sempre bom lembrar e demonstrar a todos como é bom estarmos bem conosco mesmo, pois não poderemos nunca praticar a PAZ se não temos a PAZ.
    Presença confirmadíssima para o próximo sábado
    Uma ótima semana a todos!!!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  2. Amei a dinâmica do menininho chamado amor! Com certeza as crianças vão adorar! Como é importante ter Paz, deixar a vida fluir, ter gosto no que faz. Sem Paz, a cabeça não pensa direito,acaba com a saúde mental,emocional e física também.
    Finalizo confirmando minha presença no sábado e que todos tenham uma ótima semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre mais um tema muito bom,pois a paz sempre tem que estar em nosso cotidiano ou no trabalho,ou em casa,em qualquer lugar pois ela que vai ser um dos fatores importantes para as nossas vidas,portanto paz acima de tudo para todos !

    Presença confirmada para sábado 16/10/10
    daqui a pouco vou colocar as atividades

    beijos e abraços galera,bom feriado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tema, só faltou acresentar ai o BEM-VINDOS para finalizarmos com uma grande salva de palmas, mas creio que cada um pode acrescentar no momento da roda de conversa se achar necessário...Confirmando presença no sábado, bjs e um ótimo feriado à todos...até lá.

    ResponderExcluir
  6. Presença confirmada para este sábado.
    Gostei da parte "Paz é a busca da serenidade dentro da gente".

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas escolhas dos temas. Realmente são ótimas, cada vez mais.
    Presença confirmada para sábado.
    Depois envio as fotos da festa do dia das crianças no 359.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Confirmação da minha presença no Ciep 306 no dia 16/10...bjs Bruna

    ResponderExcluir
  9. Confirmando presença do monitor Anderson Taboni no sábado.

    Confirmo nosso presença para a reunião também.

    Bjuss a todos!!

    ResponderExcluir
  10. O tema é riquíssimo e a dinâmica belíssima!
    parabéns! as escolhas do tema "como disse Carolina" estão cada vez melhores.
    beijo a todos!

    Confirmo minha presença no sábado!

    ResponderExcluir
  11. Galera gostaria de falar novamente sobre o compromisso com o nosso trabalho. Se vc tem algum problema e terá que faltar avise antes. No domingo tivemos 6 faltas e isso não pode acontecer.
    Bom medidas estão sendo tomadas para mudar este rumo.
    Um beijo,

    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  12. DIANTE DO QUE VIVEMOS, JUIZ SENDO BALEADO, CRIANÇA MORRENDO NAS ESCOLAS O TEMA CAI COMO UMA LUVA, TEM QUE SER ABORDADO E NÃO EM SEPARADO COMO SEMPRE FAZEMOS UM GRUPO DE CADA VEZ, ACREDITO QUE TERIA MAIS PESO SE FOSSE FEITO EM FORMA DE PALESTRA, TODOS JUNTOS OS ADULTOS E AS CRIANÇAS, TEMOS QUE LUTAR COM TODAS NOSSAS FORÇAS CONTRA TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA CIDADE E A NOSSA MAIOR ARMA É NOSSA VOZ, A FIM DE TER UM AMANHÃ MAIS TRANQUILO E PODER GOZAR DA PAZ QUE TANTO BUSCAMOS MAIS A MUITO TEMPO NÃO ENCONTRAMOS.
    CONFIRMO MINHA PRESENÇA SÁBADO.

    ATIVIDADE:
    PIQUE ( RUA OU AVENIDA)
    FORMA-SE UMA FILEIRA COM 4 CRIANÇAS E ATRÁS DELAS AS DEMAIS QUE QUEIRAM BRINGAR, ESCOLHE-SE UM PEGADOR E UMA CRIANÇA A SER PEGA, CADA UM FICA EM UMA EXTREMIDADE, AS CRIANÇAS QUE ESTÃO FOEMANDO MAIS OU MENOS UM QUADRADO OU RETÂNGULO ESTARÃO DE MÃOS DADAS, QUANDO O PROFESSOR GRITAR RUA AS CRIANÇAS FORMAM FILEIRAS QUANDO O PROFESSOR GRITAR AVENIDA AS CRIANÇAS FORMARAM COLUNAS ONDE ATRAVÉS DELAS A CRIANÇA PODERA FUGIR

    ResponderExcluir
  13. confirmo minha presença para sabado!! bjs

    ResponderExcluir
  14. (ATIVIDADES)
    Cumprimento criativo
    Participantes: Indefinido.
    Tempo Estimado: 25 minutos.
    Matéria: Musica animada.
    Descrição: O apresentador explica ao grupo que quando a música tocar todos deverão movimentar-se pela quadra de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical. Congelar o movimento prestando atenção a solicitação que será feita pelo apresentador. Quando a Musica recomeçar atender a solicitação feita.
    O apresentador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.
    Exemplo:
    -Com a palmas das mãos;
    -Com os cotovelos;
    -Com os pés;
    Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, o apresentador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar.
    Comentar o exercício:
    -O que foi mais difícil executar? Porque?
    -O que mais gostou?
    -O que pode observar?

    ResponderExcluir
  15. CORREBOL
    Riscam-se no chão duas linhas afastadas umas das outras, a fim de limitar o campo. Atrás de uma delas, enfileiram-se os jogadores tendo ao lado o mestre de posse da bola. Para iniciar o mestre grita: - Correbol! e impulsiona a bola para frente fazendo-a rolar com velocidade, em direção a outra linha. A essa voz os jogadores saem a correr, procurando atingir a linha de chegada antes da bola. A vitória é dos que conseguem tal coisa.


    IRMÃOS ( atividade muito legal )
    Inicialmente os jogadores formam pares, os irmãos, que se dispõem em duas colunas. Depois de cada uma houver tomado conhecimento do seu irmão, cada coluna dará formação a um círculo, com um afastamento de uns dois metros aproximadamente. Os dois círculos giram, enquanto os participantes cantam alegremente. A um sinal dado pelo professor (apito) desfazem-se os círculos e cada jogador procura o seu irmão. Encontrando-o devem ambos darem as mãos e abaixar-se. O último a fazê-lo será eliminado. A brincadeira prossegue formando-se novamente os dois círculos primitivos. Vence a última dupla.

    VÔLEI DE LENÇOL
    Regras do voleibol comum. Cada equipe terá um lençol, todos da equipe seguraram nas bordas de seu lençol (como uma rede), a bola deve ser recebida no centro do lençol e arremessada pelo movimento de puxar as bordas do lençol e a bola vai ser lançada para o outro campo.

    PIQUE-COR
    Uma versão de pega pega com tiras de papel crepom coloridas, onde cada grupo receberá uma cor e deverá pegar uma cor determinada.
    Ex. O grupo vermelho pega o grupo que está com a tira verde. O grupo verde pega o grupo com tira amarela, estes pegam os laranja, que pegam o rosa, que por sua vez pegam o vermelho. Ganha o grupo que conseguir pegar a tira do outro grupo primeiro.

    ResponderExcluir
  16. Tema muito legal, temos um leque de possibilidades para bate papo.
    Vamos colocar a criatividade a todo vapor.

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse tema...
    É sempre bom falarmos de paz...
    Estamos vivenciando cenas horríveis e nossas crianças estão percebendo e isso está mexendo com a maneíra delas se portarem....
    Cabe a nós como "EDUCADORES E CIDADÃES" fazer um mundo diferente e resgatar a paz que está perdida por aí nos procurando...
    Presença confirmada sábado e na reunião...
    Bjs a todos...

    ResponderExcluir
  18. Para atividade de artes poderíamos entregar aos participantes um desenho referente a paz para ser colorido com um espaço destinado a uma carta com pedidos de paz ou sugestões para se ter paz.
    Isso seria entregue uns aos outros numa troca de correspondências interna, assim as crianças e adolescentes saberiam os desejos uns dos outros para conquiestar a paz.

    ResponderExcluir
  19. Presença confirmada para este sábado.

    ResponderExcluir
  20. É ÓTIMO FALAR SOBRE PAZ! FOI MUITO BOA A ESCOLHA DO TEMA.
    PRESENÇA CONFIRMADA PARA SÁBADO.
    ABÇS A TODOS

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dinâmica....as crianças vão adorar com certeza!!!!
    Presença confirmada para sábado....

    Beijos.....

    ResponderExcluir
  22. boa boa...
    confirmo minha presença no sabado!!!

    um grande abraços a todos e vamos q vamos!!!

    ResponderExcluir
  23. Presença confirmada pra sábado!!
    Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  24. Este texto alem da paz e amor, trabalha o afeto. Abraçar o outro é uma intensa troca de energia positiva. "Paz e amor".
    Confirmando presença neste fim de semana.

    ResponderExcluir
  25. confirmando presença para sábado,
    grande abraço e muita paz a todos!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia meus queridos,

    Sábado infelizmente não poderei estar presente, pois é o dia de minha Pós. Sentirei falta.
    O tema dessa semana é de grande importancia para os dias de hoje. Estamos necessitando de paz!!!

    Abraço a todos e bom projeto!!!
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  27. presença confirmada para este sábado..
    só gostaria de fazer um pedido, será que eu
    posso ficar na unidade da Mangueira esse sábado?
    porque eu terei treinamento onde eu trabalho e é em Copacabana, por isso gostaria de ficar na Mangueira pq é próximo ao metrô. Só assim, poderei comparecer aos dois compromissos.
    Obrigada!!
    bjus

    ResponderExcluir
  28. Oláaaa, Td bem povo ?
    O tema é mto bom e importante !!
    Tá confirmada a minha presença (Cecília Rizzi) e a do Jorge Valdez.
    Bjinhus, e até lá :)

    ResponderExcluir
  29. Fim de Semana nas Escolasquinta-feira, 14 outubro, 2010

    Suelyn não efetuamos trocas de locais de trabalho por necessidade de monitores por isso não será possível atender sua solicitação, favor confirmar se estará presente neste sábado no projeto.

    ResponderExcluir
  30. Tema importamtíssimo para nossa roda de conversa, pois, principalmente nos últimos dias tudo o que pedimos é PAZ.
    Presença confirmada no sábado!

    ResponderExcluir
  31. Tema bastante relevante para tratarmos no projeto!!!
    Penso que deva ser tratado de forma enfática e dinâmica para que as crianças assimilem e adotem atitudes correspondentes em seu cotidiano.
    Confirmando minha presença para sábado!
    abraço à todos.
    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  32. confirmando presença sabado, 16/10/10.

    bjsss á todos!!!
    teresa faria

    quinta-feira, 14 de outubro de 2010...

    ResponderExcluir
  33. Confirmando presença para sábado!!!
    Tema muito importante diante do momento que vivemos. Porém o mais importante é colocá-lo em prática!!!

    ResponderExcluir
  34. Confirmando presença para sábado!!!

    ResponderExcluir
  35. Em uma realidade atual onde o tema violência é abordado diariamente...falar sobre paz se torna algo importantissimo...

    ResponderExcluir
  36. Presença confirmada!
    Bjs para todos.

    ResponderExcluir
  37. Não sei se todos tiveram a oportunidade de ler a mensagem que foi postada na parte dos AVISOS IMPORTANTES sobre a reunião, mas gostaria de dividir minha opinião. Adorei a mensagem... Seria muito importante que todos dessem uma lida pois traz muitos sentimentos que já fazem parte do meu dia a dia. Já considero o projeto como uma segunda familia pra mim, e quando não estou com o grupo (equipe e crianças) sinto que me falta algo. Vou fazer um ano de projeto mês que vem e sinto feliz que nesse um ano cooperei com alguma coisa na melhoria dele. Pode ter certeza que sempre farei mais e mais para o projeto ser cada vez melhor, tanto pra mim tanto para a equipe e tanto para os participantes. É emocionante acompanhar o crescimento das crianças e ver que a cada dia estão melhores. Fiquei até emocionada semana passada, onde fui convidada para a festa de 15 anos de uma das participantes. "Tia, quero muito que vc vá na minha festa", disse Sarah ao me entregar o convite. Isso me faz acreditar que de alguma forma sou importante no dia a dia dela. Semana retrasada eu e alguns membros fomos comer uma costelinha perto do ponto de encontro e falavamos justamente disso. O grupo está cada vez melhor, antes nem se poderia fazer essa reuniãozinha depois do trabalho. Fico feliz de está nesse grupo e tenho certeza que aos poucos ele ficará cada vez melhor. Claro que ainda existe pessoas que não dão tudo de si, mas tenho certeza que aos poucos isso mudará.

    ResponderExcluir
  38. Presença confirmada p/ sábado, abraço a todos...te mais

    ResponderExcluir
  39. Ei presença confirmada no proxímo sábado,um grande abraço a todos com muita PAZ, HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  40. poxa...que pena!
    tudo bem, presença confirmada.

    ResponderExcluir
  41. Apesar de cansativo este ultimo fim de semana foi muito especial pra mim, em novembro completo um ano no projeto, e neste domingo pude colher os frutos plantados por mim e outros colegas de trabalho no 386. pude entender realmente para que estamos aqui no projeto. No momento estou fixa no 237, porem no domingo no houve projeto no mesmo então fui escalada para trabalhar no 386, primeiro ciep onde trabalhei fixa por alguns meses, foi maravilhoso o orgulho que senti ao rever minhas crianças, eram bebes outro dia e agora estão enormes, fique emocionada ao perceber o amadurecimento, a educação, houve um grande desenvolvimento e mudança na vida dessas crianças.
    Definitivamente pude perceber o quanto o meu, o seu, o nosso trabalho é importante, não posso deixar essa emoção se calar então resolvi escrever. Esse projeto só pode ser obra de Deus realizada por anjos enviados pelo Senhor, anjos coordenadores, anjos monitores e todos os outros que participam diretamente ou indiretamente na realização dessa obra. Não digo isso por religião, não sou evangélica, mas acredito em Deus e em pessoas boas. Gostaria de parabenizar ao anjo denominado Ana Paula, porque dizer que vai fazer alguma coisa para ajudar alguém que precisa é muito fácil, o difícil é por isso em pratica e ela soube fazer isso tão bem que não ajudou uma só pessoa, ajudou uma multidão e continua ajudando. Acredite esta sendo usada por Deus!
    “Deus lhe ajuda a realizar seus sonhos para que você possa ajudar a realizar o sonho de outras pessoas.”
    E para que isso seja possível devemos trabalhar em equipe, ajudarmos uns aos outros, não podemos dexar que nossas diferenças nos desvie de nossos objetivos, pois a final ninguém é igual a ninguém. Na verdade, na vida real, não somos o que dizemos ser e nem o que pensamos ser, nós somos o que fazemos, nossas ações definem o que somos.
    Desejo que o projeto Fim de semana nas escolas continue crescendo e sendo bem administrado por pessoas boas e com garra para que continue cada vez mais ajudando as pessoas que precisam. Posso dizer que nesse tempo que estou trabalhando no projeto posso dizer que também me ajudou a crescer interiormente, amadurecendo idéias. Sempre acreditei que uma educação de qualidade é o segredo da mudança e do progresso. E hoje tenho a certeza de que para estas crianças são o nosso FUTURO e que para elas somos a ESPERANÇA.
    Nesse dia 15 de outubro, mas do que nunca me orgulho de ser professora e parabenizo também a todos os meu amigos de profissão.

    ResponderExcluir
  42. SUGESTÃO PARA ARTES: origame de passaro, pois a pomba branca representa a paz. O passo a passo esta no link abaixo:
    http://origamei.multiply.com/photos/album/53/53

    http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-passarinho/

    ResponderExcluir
  43. Presença confirmada!!!!
    Estarei lá
    Abraço para todos!!!

    ResponderExcluir
  44. Estou confirmando a presença para a Monique! Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Confirmando presença para sábado!!!
    A maior esperança para um futuro de paz, está estampada no rostinho de nossas crianças...Então vamos fazer nosso trabalho a cada sábado com todo amor que temos dentro de nós, para que nossa galerinha siga no caminho do bem, e mude tudo de negativo que hoje intristesse nosso mundo!!!
    Beijão galera!!!

    ResponderExcluir
  46. RETIFICANDO: Confirmando presença para sábado!!!
    A maior esperança para um futuro de paz, está estampada no rostinho de nossas crianças...Então vamos fazer nosso trabalho a cada sábado com todo amor que temos dentro de nós, para que nossa galerinha siga no caminho do bem, e mude tudo de negativo que hoje entristece nosso mundo!!!
    Beijão galera!!!

    ResponderExcluir
  47. presença corfirmada p| sábado!!!
    O SORRISO faz bem a alma , transmite paz e amor.. então galera sorrindo sempreeeee..

    CARLOS LEANDRO

    ResponderExcluir
  48. A paz que eu quero. (Artes)
    Em uma cartolina o monitor irá escrever essa frase; abaixo (por tópicos) as crianças irão falar o que elas querem para o mundo para vivermos em paz. O professor irá escrever e deixar em um lugar onde todos possam ver.

    VOCÊ ME AMA?! (recreação)
    Formar um círculo e uma criança irá ficar no centro. A mesma terá que parar em frente a outro participante e perguntar: "vc me ama?!" respota: "amo!" a criança novamente perguntará: "PQ?" resposta: "pq vc usa..."(falar algo que ela esteja usando ou tenha como característica) exemplo: pq vc tem cabelo curto; ou pq vc usa óculos.
    Após, os demais que possuem essa característica terão que trocar de lugar com os demais que tb possuem, um ficará fora da roda. E a brincadeira continuará daí por diante.

    ResponderExcluir