sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DO “BIG BANG” AO PLANETA AZUL - Tema 06 de novembro


Ninguém sabe direito as origens do Universo. De acordo com os cientistas há cerca de 18 bilhões de anos houve uma grande explosão que lançou para todos os lados a matéria de que o Universo é feito.
Pelo que se sabe é que há mais ou menos 17 bilhões de anos se formaram as galáxias, as estrelas e o Sistema Solar - quer dizer o Sol com seus planetas. E, finalmente, há mais ou menos 4,5 bilhões de anos formou-se a nossa terra, o planeta azul.
Todos os dias novas descobertas dos cientistas enriquecem os conhecimentos da Humanidade. Descobrem-se novos fatos sobre o universo e sua criação, já que os telescópios e outros instrumentos estão cada vez mais poderosos, as viagens espaciais são cada vez mais frequentes e novas técnicas são empregadas nessas pesquisas.
Você sabia que o sol é composto quase totalmente de hidrogênio e hélio. Mas também contém oxigênio, nitrogênio, néon e carbono.


Vamos analisar:

O universo há muito nos cativa com suas imensas escalas de distância e tempo. Até que ponto ele estica? Onde isso vai parar e o que está além de seus campos de estrelas e galáxias. O que os poderosos telescópios podem ver? Essas questões estão começando a produzir novas linhas de tecnologias que estão nos levando a explorar os reinos mais distantes cosmos.
A resposta vem de uma teoria que descreve o nascimento do universo, no primeiro instante de tempo, chamada "Big Bang”.
Essa incrível teoria chama muito a atenção de qualquer pessoa, já que diz respeito de onde viemos, como surgimos, como tudo começou. Isso é o “Big Bang”. O surgimento do Universo. Alguns como os cientistas acreditam que foi assim que tudo começou. Outros acreditam na questão religiosa. O que vale nesta Roda de Conversa é o debate. Temos que aprender que para debatermos com alguém é necessário argumento!

Curiosidades:
Os planetas solares são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Se liga!!!!!!



No dia de hoje comemoramos o Dia da Democracia. No próximo Fim de Semana não teremos o projeto. Ah!!! É verdade. Os participantes não terão nossas atividades, já que no domingo teremos o segundo turno das eleições presidenciais. É dia de votar para decidir o futuro do Brasil. Chegou a hora de escolher o que é melhor para o nosso País. Na hora de votar é necessário avaliar os compromissos dos candidatos. Quais são as propostas de cada um. Para mim o Brasil precisa seguir avançando nas questões sociais e no ganho de qualidade de vida da população mais pobre deste país. O PAC não pode parar, as obras de infraestrutura também não, o bolsa família e muito mais.


No Domingo é dia de decisão.


Você tem que escolher e apertar o verde para confirmar.


Pense bem!


Mudar de ideia só daqui há quatro anos.


Agora vamos aos temas do mês de Novembro. Você terá bastante tempo para elaborar atividades bem interessantes para as nossas unidades.


Dia 6: Do Big Bang ao Planeta Azul

Dia 13: Lindo Sorriso

Dia 14: Caixinha de Surpresa - A amizade vai vencer!

Dia 20: Racismo

Dia 27: Meios de Transporte


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Contos de Animais- O coelho que foi morar na Lua.(Tema 23/10/2010)


Esse conto veio da Índia. Vamos conhece. Alguns acreditam que realmente aconteceu. Outros acham que faz parte do folclore. Vamos conferir?
Você já observou bem a Lua, quando ela está cheia e brilhante?
Já se perguntou o que é aquele vulto azul-prateado na superfície dela? Pois, se você olhar bem, vai ver que aquele vulto tem orelhar cumpridas e o corpo de um coelho. Tem até aquele rabinho que parece um pompom. Alguns acham?
Na próxima lua cheia, fique em silêncio e olhe bem. E depois você me fale se viu o coelho lá dentro.
Você deve estar se perguntando: Como foi que esse coelho conseguiu chegar lá? Isso é uma história longa que veio da Índia e eu vou tentar resumir para vocês.
Há muito, na Índia, havia a mais bela floresta que se pode imaginar. Nessa floresta havia árvores de todas as formas e tamanhos. No chão, havia flores das mais viçosas, que exalavam perfumes doces. As árvores estavam sempre carregadas de todos os tipos de frutas e flores. Pássaros e outros animais viviam nessa floresta. Entre todos os animais que viviam nessa floresta encantada, quatro deles tinham se tornado grandes amigos: o macaco, a lontra, o elefante e o coelho. Os quatro se adoravam. Mas o mais querido de todos era o coelho. Na verdade, todos os animais da floresta gostavam mais do coelho do que de qualquer outra criatura do mundo. De fato, o coelho era um ser muito especial. Era sábio e corajoso, generoso e puro. Mas, sobretudo, tinha um coração de ouro. Muitas vezes ele ficava horas contando histórias para os outros animais da floresta. Falava do poder d a cura das plantas, da importância da bondade e, principalmente, de como o amor pode transformar as criaturas. Até os animais mais verozes vinham para ouvir o que o coelho tinha para falar.
Com seus bons exemplos o coelho conseguiu mudar o macaco que deixou de ser levado e malcriado. Ele passou a respeitar os amigos da floresta. A lontra era gananciosa sempre queria o peixe só para ela. Depois de conversar com o coelho começou a dividir. E o elefante que era reservado, que nunca dizia aos outros animais onde ficavam as fontes e os poços de água, passou a compartilhar e a ajudar os outros. Isso que é amigo!
Um dia o coelho falou com seus amigos da floresta que gostaria de ajudar a outras pessoas que moravam fora da floresta. Todos toparam. Ele contou uma pequena história: A lua com seu brilho lança seus raios prateados através da escuridão da noite. Com sua luz, ela transforma a escuridão em claridade e brilho.
Todos passaram a noite toda pensando no que poderiam dar para ajudar o mundo. O coelho só tinha ervas e ervas ninguém iria querer. Ele então resolveu oferecer a sua carne. Foi quando apareceu um homem pedindo comida: Todos os animais ofereceram tudo, mas o homem queria mais. O coelho disse que iria preparar uma fogueira para que o mendigo pudesse comê-lo.
- E sem pensar duas vezes, pulou dentro do fogo. Mas nem um pêlo dele se chamuscou, pois no mesmo instante o ser celestial (que estava vestido de mendigo) colocou-o na palma da mão e disse:
- Nunca vi tanto amor e tanta coragem nesta terra. Seu desprendimento precisa ser contado ao mundo todo. Vou colocá-lo na Lua. Assim surgiu o conto do coelho na Lua.

Debate: Vamos realizar um pequeno debate sobre a história.
O que importa nesta história é fazer sempre o bem. É PREGAR O AMOR!!!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quem aqui sabe o que é PAZ? - Tema 16 de outubro


Paz não é apenas a ausência de guerras entre os países, PAZ é a garantia de direitos como habitação, alimentação, saúde, educação, amor, compreensão e qualidade de vida.
PAZ é a busca de serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas ideias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades.
PAZ é viver em clima de harmonia e bem estar na família, na escola, com os amigos e em nossa comunidade, lembrando-se sempre de que aonde existe amor, existe PAZ.

Vamos fazer uma reflexão?

A dinâmica do “ menininho chamado amor”
Explicar a dinâmica para as crianças: É só escrever o texto e fazer os gestos cada vez que na história aparecerem as seguintes palavras:

PAZ: aperto de mão;
AMOR: um abraço;
GARRA: troca de lugares;
SORRISO: gargalhada;
BEM-VINDOS: bate palmas


TEXTO: O menininho chamado amor
Era uma vez um menino chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com PAZ. Um certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi com GARRA que o AMOR saiu a procura da PAZ. Chegando junto ao colégio onde estudava encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu ainda que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO. E nesse momento, com muita GARRA, a turma gritou bem forte: AMOR, AMOR você encontrou a PAZ que procurava? AMOR respondeu com muita GARRA: sim. Encontrei a PAZ, pois ela existe em cada um de nós, basta saber dar um SORRISO bem bonito.
Colaboração: Sueli

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia das Crianças e Dia do Professor - Tema 10 de outubro

Todo mundo aqui sabe o que a gente comemora no próximo dia 12? É um dia muito especial, não acham? Vou contar um segredo para vocês: na verdade o dia 12 de outubro foi uma data criada pelos comerciantes brasileiros para incentivar a venda de produtos infantis. É GALERA. O dia correto é mundial é dia 20 de novembro. Vamos saber porque?
Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, o dia certo de comemorar o dia da criança é o dia 20 de novembro. É nesse dia que se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança.

O mais importante é criança deve ser respeitada. É claro que todos gostam de ganhar uma lembrança, mas isso não deve ser o mais importante.

VAMOS conhecer os direitos das crianças. Todos aqui sabem quais são esses direitos? Então vamos lá:

Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabi lidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Segundo a declaração, toda criança deve ser respeitada independente de sua raça, credo, cor ou sexo e tem direito à educação, cuidados médicos, ao lazer e proteção contra a exploração.

Vamos frisar algo que já falamos na abertura: a data é o menos importante, devemos dar importância a esses direitos conquistados e não aos presentes. O presente maior Deus já nos deu, que foi a nossa vida. Não devemos nos deixar levar pelo comércio e sim, lutar para que esses direitos sejam respeitados.

Curiosidades:

Alguns países comemoram o dia das crianças em outras datas e com outros costumes. Em Portugal e Moçambique, as crianças são homenageadas no dia primeiro de junho. Na Índia, a data é comemorada no dia 15 de novembro. No Japão, os meninos comemoram o dia da criança no dia 5 de maio com a exposição de bonecos que lembram samurais e as meninas no dia 3 de março, com exposição de bonecas “Hina Matsuri”, que representam a antiga corte imperial.

Na próxima semana também temos uma data muito especial, que não deve ser esquecida. É o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo.

A data para homenagear o professor, 15 de outubro, não foi escolhida ao acaso. Neste mesmo dia, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.

Como fazer lembrancinhas para o Dia das Crianças 2010?

Ideias de Brinquedos Educativos para o dia das Crianças

sugestões de brinquedos

Chocalho de lata de alumínio

Você vai precisar:

01 lata de alumínio

Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas

Fita adesiva

Modo de fazer:

Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica.

Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas.

Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons.

Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal.
Flauta de Papelão

Você vai precisar:

01 tubo grande de papelão - use o tubo vazio de papel alumínio ou tubo de filme de PVC aqueles de embrulhar comida.

Um pedaço de papel vegetal

Elástico ou fita adesiva

Modo de fazer:

Fure o tubo com lápis ou recorte os furos, mas cuidado: se for usar alguma coisa que corte, peça ajuda para um adulto, ok?

Prenda o pedaço de papel vegetal em uma das extremidades com elástico ou fita adesiva.

Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos.

Violão de Caixa de Sapatos

Você vai precisar:

01 caixa de sapatos

06 elásticos

Fita adesiva

Modo de fazer:

Recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos.

Prenda a tampa com fita adesiva.

Coloque os 06 elásticos no centro da caixa, sobre o buraco, conforme a figura acima e divirta-se!

Tambor de Pote Plástico ou Lata

Você vai precisar:

01 pote plástico ou 01 lata com tampa plástica

Barbante ou Corda

Modo de fazer:

Enfeite seu pote ou lata. Você pode imprimir um desenho de seu personagem preferido e colar.

Faça 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro.

Pendure no pescoço e toque com uma colher ou pedaço de pau (use um "rashi" - talher de comida japonesa).






segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TEMA 09 DE OUTUBRO - PRIMAVERA

Todos aqui conhecem a primavera? Todos conhecem as estações do ano? A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica mais bonita, nos presenteando com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hem isfério sul, ficam amenas.
Alguém aqui sabe nomes de flores? São muitas flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.