segunda-feira, 2 de maio de 2011

A valorização da leitura nas escolas

 
As escolas deveriam possuir mais programas voltados para o desenvolvimento da expressão oral nas crianças. Uma boa estratégia é a prática de contar histórias, pois assim a criança percebe que o que ela está falando vai ser ouvido por todos os colegas da sua sala.
Através da leitura, a criança passa a ter conhecimento de novas palavras, melhorando a capacidade de comunicação. É importante começar a trabalhar desde cedo a questão da oratória, pois além de contribuir para vencerem a timidez, a leitura melhora e faz com que as crianças passam a ter mais confiança para falar aquilo que pensam, colocando suas opiniões.
Não adianta saber alguma coisa e não ter capacidade de compartilhar. A base do nosso mundo é a comunicação e se o que falamos não for escutado não é comunicação. A melhor coisa que existe para a vida dessas crianças é fazer com que possam mostrar aquilo que têm de melhor e que, muitas vezes, não conseguem pela dificuldade de expressar as ideias.
Colaboração: Gabriele Bicalho
Imprimir post

18 comentários:

  1. Olá, fiquei feliz em poder colaborar com esse texto.Na escola estadual onde trabalho,meus alunos que já são adultos, não gostam de ler! Alguns dizem que lêem mal, outros dizem que tem dificuldade etc...
    O gosto pela leitura não é adquirido de uma hora para outra.Deve ser estimulado desde cedo para que mais tarde a criança possa sentir o gosto pela leitura.
    As escolas deveriam usar a biblioteca como instrumento indispensável na elaboração das leituras e pesquisas. Ela precisa estar equipada de material de boa qualidade, proporcionando aos alunos oportunidades de crescimento e enriquecimento cultural, social e intelectual.
    O livro pode ser considerado como precioso recurso de ensino e a leitura deste, é importante em todos os níveis educacionais.
    Muitas vezes a falta de hábito de ler, está em razão dos textos usados, serem ultrapassados, não constituindo nenhuma motivação para o aluno.
    Portanto, é necessário que se valorize a leitura em sala de aula, em todas as disciplinas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O incentivo a leitura com certeza tem extrema importância na educação de um aluno, porque é através da leitura que a criança aprimora sua escrita, sua fala, além de ser um momento mágico, onde o leitor encontra a possibilidade de viajar para diferentes mundos!!!
    O projeto Fim de Semana Nas Escolas fazia um trabalho muito eficaz de incentivo a leitura, recolhemos centenas de livros, e então organizávamos rodas de leituras, onde cada criança lia um livro, dessa maneira era possível que detectássemos participantes com dificuldades de ler, de falar, de visão, de timedez demasiada e etc. O mais importante e satisfatório era que depois de um tempo que o aluno participava das rodas de leituras, ficava claro sua evolução em todos os aspectos!!!
    Beijosssss para todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando uma criança lê, ela está ampliando todos os seus conhecimentos científicos, sociais, além de ser um momento de lazer e relaxamento.
    No projeto Fim de Semana Nas Escolas, esse ponto era muito bem trabalhado, eu mesmo antes de iniciar o futebol com a garotada, fazíamos um grande roda de leitura junto com outros monitores, depois de um tempo eles gostaram tanto de ler, que eu nem precisa pedir, todos já formavam a roda e ficavam esperando a leitura começar.
    Abração galera

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde pessoal, estou com muita saudade de todos e gostaria de informar a quem interessar que o SESC oferece oficina de tecnicas de contadores de história. Acho bem interessante para despertar nas crianças a vontade de ler, mostrar como um livro pode ser interessante e divertido! Bjus a todos...

    Ass.: Lindinha

    ResponderExcluir
  6. Boa noiteeee!!!
    Atraves da leitura podemos viajar e conhecer um novo mundo. Desenvolvendo a criatividade, a imaginação, adquirindo cultura, conhecimentos e ate mesmo alguns valores muito importantes.
    Nosso projeto fazia com que as crianças tivessem o habito da leitura desde pequenos. Isso é muito importante pois as crianças se tornam muito mas preparados p/ os estudos, para o trabalho e tambem p/ a vida. O contato da leitura pode mudar o futuro de qualquer criança sendo pobre ou rica.
    Saudades do nosso projetoooo.. Bjs com mto carinho da gorda Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite eterna equipe

    Bem, infelizmente sabemos que a realidade nas escolas é de pouca leitura. Uma pena, pois se todas as crianças fossem estimuladas desde pequenas a ler muito e sobre todos os assuntos, a educação estaria tomando um outro rumo. O trabalho que fazíamos no projeto FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS estimulando essa leitura com a mini-biblioteca que estavamos montando em cada CIEP, estava sendo muito produtiva. Nos deparávamos com crianças que nunca tinham visto um livro contando uma simples história de um passarinho, por exemplo, eles estavam na falta do conto de fadas, do mundo da imaginação. Mas com certeza tenho certeza que essa linda história de amor entre a equipe FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS e as crianças ainda vai continuar e com certeza vamos dar continuidade ao maravilhoso trabalho que faziamos de educação, carinho, respeito e muito amor.
    Saudades de todos!!!
    Um enorme abraço a todos, principalmente as crianças.

    Cinthya Albuquerque

    ResponderExcluir
  8. Boa noite galera!
    Através da leitura adquirimos conhecimentos, nossa imaginação nos leva a viagens encantadas e fantásticas,vivemos os personagens dos livros, aprendemos falar e escrever melhor,novas palavras passam a fazer parte de nosso vocabulário. A LEITURA é a fonte de alimentação para estimular a inteligência.
    No momento de leitura no Projeto Fim de Semana nas Escolas pude observar como as crianças e os adolescentes ficavam com os olhos fixos ao monitor e atentos a cada palavra que era lida por ele. Essa lembrança é minha e não tem preço,
    sei que os monitores e os coordenadores do projeto tem muitas e muitas lembranças e sentem saudades assim como eu.
    Galera, espero encontrá-los em breve bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá galera! Este tema é de extrema relevância! Sabemos que infelizmente grande maioria da população brasileira não possui o hábito de ler e ler por prazer, o uqe é diferente de ter de ler um livro só para ganhar pontos na escola por exemplo. Ler é viajar sem sair do lugar, é poder ir à locais inimagináveis! Que possamos contribuir para um país mais leitors incentivando também os nossos jovens e crianças atendidas pelo nosso projeto. Sabemos que este ideal não vai morrer e logo logo estaremos de volta fazendo um diferencial na vida de milhares de pessoas.

    Beijos


    ALana

    ResponderExcluir
  10. Fala galera (Maior saudade)
    Leitura é fundametnatal para a formação do indivíduo...ele adquire novas experiências, além de começar a ter um pensamento mais questionador da sociedade em que se encontra...no projeto Fim de Semana nas escolas rolava sempre a roda de leitura, e sempre foi muito bem aceita pelas crianças...elas precisam ser estimuladas...
    Abração a todos!!

    ResponderExcluir
  11. olá familia!!!!

    tudo bom com vcs?

    a leitura é uma ferramenta que deve ser usada em todos os locais que existe crianças pois com a leitura podemos passar informações e mexer com a curiosidade de nossas crianças.
    este tema me faz lembrar de nossa monitora ALANA, pois ela sempre andava com livros revistas,e as crinaçs dos ciep gostavam muito,uns até deixava de participar de alguma atividade para ficar lendo.

    um grande abraço a todos e espero rever todos em breve.

    vamos q vamos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com nossos colegas do Projeto, realmente ler é muito bom, nos faz sonhar e viajar para lugares imagináveis. Seria interessante se houvesse nas escolas esse incentivo. Serviria também como auxílio no aprendizado. A leitura enriquece o nosso vocabulário, a nossa imaginação e nos apresenta novas palavras, mas para que isso aconteça é necessário o estímulo desde cedo. Doações de livros para as escolas seria um bom começo, sabemos que os livros não são baratos e acessíveis para todos. Nós mesmos muitas vezes não gostamos de praticar essa atividade, somente quando precisamos mesmo. Vamos mudar esse hábito? Vamos ler...

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz em saber que os nossos amigos estão atentos ao blog. A leitura é a única forma de transformação.
    Um beijo com saudades Tricia.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o projeto e me encantei com o texto da Gabriele.

    ResponderExcluir
  15. Luis Cesar Barros

    Pelo que entendi o projeto já não funciona.
    Pois pelos comentarios aqui postado,fico triste
    em saber que algo que estimulava as crianças
    tenho acabado !!!!
    Bom fim de semana a todos

    ResponderExcluir
  16. Oi Luis Cesar obrigado por vc ter participado do nosso blog.Somos uma família. Temos fé que em breve estaremos em outras prefeituras do Estado. Conto com seu apoio e divulgação.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde amigos!!!!
    A leitura na infância estimula a capacidade de imaginaçao e de criatividade da criança, o que nessa idade e muito importante para a transformaçao.E o projeto Fim de Semana nas escolas sempre teve esse objetivo de incentivar as crianças. Estamos com muita saudades!!!! Um grande bj para todos. Monique

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula Costadomingo, 08 maio, 2011

    Oi Monique que bom encontrar vc aqui. Lindas suas colocações .

    ResponderExcluir