segunda-feira, 9 de maio de 2011

Será que alguém sabe responder o que vai acontecer com o ensino público no Brasil daqui a alguns anos?



Pergunta difícil de responder, mas temos que formar um grupo que lute de verdade contra a decadência do sistema do ensino público.
Também é importante trabalhar a estrutura família/escola/aluno, já que a cada ano a figura do professor vem perdendo espaço e autoridade na vida acadêmica em algumas comunidades.
Muito se fala de um sistema falido de ensino onde o que só conta e obrigar crianças a ler e escrever. Missão quase impossível, já que muitas saem das escolas alfabéticos.
Escolas sem alimentação, sem biblioteca, professores sem preparo para função que irá exercer, sem ensino lúdico e, principalmente, com muitos professores desmotivados e com baixos salários.
para completar falta diálogo entre Governo e professores.
Entregar os pontos não podemos, mas este sistema atual já provou que não vai dar certo.
Chegou a hora de mudar!
Ana Paula Costa
Imprimir post

12 comentários:

  1. Ana Paula antes de mais nada, temos q ter vontade polítca para mudar??Será q nossos governantes querem mudanças?Será q interessa a eles...Caso a resposta for negativa(O que eu acho), devemos ter uma grande mobilização popular para enfrentarmos esse enorme problema que tanto nos atrasa...acho q antes de tudo devemos aumentar o vergonhoso salário d professor, depois mudar a estrutura d colégio(Tem colégios que não tem bebedouros até hj), uma aproximação maior da sociedade com o colégio como um todo(Alunos,diretoria,apoio...)...enfim é uma discussão ampla, enorme, em que o principal tema é boa vontade de todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falta na verdade, vontade política entre os governantes e amor a uma infância e juventude que está se perdendo ao longo dos anos.
    Esse problema é bem mais complexo que imagina. Mais se houvesse realmente interesse em mudar a qualidade de ensino no nosso país, poderiam começar pela base principal a FAMÍLIA. No Social (emprego aos pais, ensino técnico para os jovens e adultos com encaminhamento para um emprego, moradia com qualidade, controle de natalidade, saneamento básico, saúde, segurança, e educação). Na educação (ensino com qualidade, valorização dos salários dos professores com qualificação planejada, alimentação com qualidade sem desvio de verba pública e menos corrupção e favorecimento em benefício próprio). A mudança pode acontecer mas será muito lenta.

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos...
    Penso que toda essa complicação que permeia a educação brasileira é desencadeada por um problema SOCIOLÓGICO: a sociedade está se formando com famílias desestruturadas, desprovidas de direitos e deveres de cidadãos. Em consequência disso, seus filhos não assumem o papel que deveriam: estudar, ir a escola, nem ao menos respeitam os demais indivíduos de seu âmbito de convivência, muito menos os professores que, além de passarem por problemas de má remuneração e infra estrutura no ambiente de trabalho (dentre outras citadas acima), assumem o papel de educadores primordiais na formação deste indivíduo. Seria como uma bola de neve, em que os problemas vão se aglutinando e preenchendo cada vez mais os espaços em nossa sociedade, passando principalmente pelo contexto educacional, que deveria fomentar o desenvolvimento de cada indivíduo. Essa discussão nos trás diversos questionamentos por se tratar de uma situação caótica comtemporânea. Acho que as intervenções feitas pelos professores nas crianças poderia amenizar problemas futuros e, mais uma vez, bato na tecla de que a solução para o contexto educacional não se dá de forma imediata, e sim gradual e frequente. Precisamos começar a interferir no desenvolvimento desses 'pequenos', pois uma vez 'grandes', todo noss esforço pode ser em vão. Queremos aplicar nosso conhecimento para construir uma sociedade melhor! Cadê nossa oportunidade????
    Muitas saudades de todos do projeto FDS. Ótima semana à todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá galerinha!!!!
    É muito preocupante imaginar em como estará o nível da educação brasileira daqui a algum tempo, já que hoje fica claro que esse setor esta sofrendo um descaso total, que muitas vezes não parte só de nossos governantes, mas também dos professores, diretores, e por fim do próprio aluno. Para que possamos ter esperança de mudar esse quadro, é necessário que os métodos de ensino se tornem mais eficazes, criativos, e chamativos, também se faz necessário trabalhar a criança em sua totalidade, procurando atender suas individualidades. É muito importante que a escola se torne um meio social que o aluno queira freqüentar, e assim evoluir em todos os aspectos.
    O projeto Fim de Semana Nas Escolas se enquadra nesse método, porque atende os participantes de forma geral, procurando conhecer o histórico escolar e familiar de cada criança, para desenvolver nesses suas reais necessidades. Além de trabalhar a aprendizagem de forma lúdica e divertida, o que tornava a escola um ambiente agradável e indispensável.
    Beijo no S2 de todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom nos esquecemos que devemos ter a ludicidade no ensino, precisamos formar crianças para um futuro melhor onde elas possam pensar em quem votar, crianças com opiniões formadas e formadores de opiniões futuras, o ensino necessita de reforma urgente!!!! podemos observar que no mercado há vagas mais não há pessoas qualificadas, isto devido a não preparação das pessoas, podemos mudar bastar querer, na minha área por exemplo, Educação Física não é somente roal bola e sim um perfeito trabalho de desenvolvimento motor, cgnitivo e afetivo será que esquecemos qual é nosso vrdadeiro appael na escola? Será que os profissionais estão saindo da faculdade sem preparo nenhum? Devemos repensar esse ensino antes mesmo de chegarmos no mercado!!!!
    Grande abraço a todos!!!!

    Ass Anderson Taboni Cardoso

    ResponderExcluir
  6. E possível fazer diferente. Para isso é preciso qualificar os profissionais e reformular a educação brasileira. Para isso é preciso união. Aqui no nosso blog temos amigos que acreditam nesta mudança !

    ResponderExcluir
  7. Oi galera !!
    A comunicação é o princípio básico da educação, e é o que está faltando entre os governantes e educadores do nosso Brasil. Falta aos profissionais de educação, condições dignas de trabalho,segurança, salários... Vamos refletir, os educadores são formadores de opinião, e querem passar aos alunos informações para que eles possam formar suas opiniões e conseguirem melhores condições de vida, isso não é bom para a maioria dos políticos do Brasil.
    No projeto Fim de Semana nas Escolas vimos crianças e adolescentes com grande potencial ser desenvolvido , e nós com certeza plantamos boas sementes que darão bons frutos amanhã.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito muito no poder da educação e tenho a convicção de que esta é capaz de transformar a situação social na qual estamos vivendo atualmente.Mas sabemos também, que não é de interesse dos governantes que a população se instrua, conheça seus direitos e passe a reinvindicá-los. A educação é transformação e cidadania! Ser professor hoje em dia é um desafio e uma tarefa de amor e dedicação. Torço muito para que o Projeto Fim de Semana possa voltar a contribuir para com a educação de milhares de crianças e adolescentes.

    Estamos juntos!

    Abraços.

    Alana

    ResponderExcluir
  9. E aí rapaziada como vocês estão?
    A educação brasileira se encontra num momento muito critico, as autoridades do nosso país precisam acordar, e apoiar projetos como o Fim de Semana Nas Escolas, que trabalha a educação e o caráter das crianças e jovens brasileiros com eficácia.
    Abraços para todos.

    ResponderExcluir
  10. Marcos Paulo vc tem toda razão as autoridades do Brasil precisam acordar para este assunto. Ontem o Jornal Nacional falou da situação critica do Ensino Fundamental e hoje a noite falará do Ensino médio.
    Será que os governantes irão acordar?

    ResponderExcluir
  11. Esse é um assunto que mexe com nossa criatividade, pois a uma diferença grande em o que queremos para o futuro do ensino público no Brasil daqui a alguns anos e o que será o ensino público no Brasil daqui a alguns anos. É possivel sim pensar em coisas boas para as crianças daqui a alguns anos se tratando de educação, mas na verdade a realidade só nos leva a concluir que ela poderá ficar ainda pior do que já está. Vi uma reportagem tem umas semanas no jornal da Globo que fiquei triste e feliz ao mesmo tempo. A reportagem falava que alguns colégios de uma cidadezinha no interior acho que de São Paulo estam em obra a séculos, essas obras nunca evoluem. Aí professores e diretores desses colégios se reunem e transferiram as aulas pra algumas prédios cedidas pela prefeitura, sendo que esses prédios são pequenos e os professores tiveram que organizar as turmas em duas eas msmas tem aulas dia sim e dia não. Ou seja, a turma que assistiu aula hoje não assitirá amanhã. Além disso em um canto do prédio havia várias caixas com computadores novos que foram entreguem para a inclusão digital. Lá estavam e lá continuaram, pois não tem espaço para monta-los e incluir tais crianças no mundo digital. Achei isso um absurdo, mas se não fosse a iniciativa de alguns essa situação estaria pior: vários alunos sem aula dia nenhum. Acho que falta isso, se cada um ajudar de uma maneira, fazer sua parte para ficar menos pior do que está, aí sim o ensino público no Brasil daqui a alguns anos estará menos pior e até quem sabe bem melhor do que está antes. O Projeto Fim de Semana nas Escolas estava fazendo sua parte, insentivando de forma lúdica seus participantes a ler e a gostar disso. Além disso levando a educação de forma diferente. Isso já era uma contribuição para a melhoria do ensino. Que pena que nosso projeto está "temporariamente" parado, mas tenho fé que logo logo vamos retornar e que a nossa conrrente continuará realizando coisas boa para a melhoria da educação do Brasil.

    Saudades de todos!!!
    Beijos equipe FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS

    ResponderExcluir
  12. Cabe a nós professores lutar para que a educação em nosso país não fique pior do que já está. Devemos nos qualificar ainda mais para uma maior contribuição para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens a fim de se tornarem pessoas de caráter e de bem.

    Um abraço a tocdos.

    ResponderExcluir