segunda-feira, 16 de maio de 2011

MERENDA ESCOLAR COM QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE



A Rede Globo publicou uma reportagem sobre a péssima qualidade da merenda em escolas públicas do país.
A maior parte das crianças e jovens estudam em escolas públicas. Na maioria das vezes quem está na escola pública tem poder aquisitivo baixo. Para muitos no Brasil, a merenda é a  primeira, e muitas vezes a única do dia.
Está mais do que provado que uma alimentação deficiente a qual não atenda para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários,prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na escola.
Devemos elaborar estratégias fazendo com que essas crianças se adaptem ao cardápio, substituindo as guloseimas as quais já estão habituados, por alimentos verdadeiramente saudáveis. Todos deveriam ser orientados a não levarem balas, chocolates ou qualquer outro tipo de lanche que não ofereça algum valor nutricional, contribuindo assim, para que não aprendam apenas o saber, mas também a degustar um prato cheio de sabor e qualidade de vida.
A participação da Família é muito importante, assim como a escola, é referência de valores para a criança e, assim, deve dar-lhe  o exemplo do que deve ser uma alimentação saudável.
 Saúde e Educação sempre!!!!
Colaboração: Gabi Bicalho
Imprimir post

11 comentários:

  1. A familia é uma ferramenta muito importante para educação,pois com ela esta o futuro do nosso pais, a alimentação saudavel é um costume que parti de casa tendo como exemplo a familia.
    Sendo um espelho a familia tem que sempre estimular os seus filhos para que possam experimentar todos os sabores e cores de alimentos para sempre ter uma boa qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Lá vem mais um assunto muito importante e de grande discursão.
    Os alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças. Já dizia o artigo do site do Gastrocenter (2007): “A saúde está na mesa. Um novo estudo questiona os benefícios da dieta na prevenção de doenças como infarto e derrame, o colesterol, a diabetes, o Alzheimer, a depressão, a osteoporose, a hipertensão e até o câncer. Acredite: há alimentos que podem, sim ajuda-lo a ter uma vida saudável.” É comum a preocupação, principalmente dos pais, em oferecer para os alunos na Escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar. A participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor. Além disso, alimentação saudavél siginifica aprender melhor, estudar melhor, desenvolver melhor. Por isso é muito importante que não só a família e sim todos sempre fiquem de olho para que pelo menos a alimentação ser de qualidade suplema.

    Beijos família FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS!!

    ResponderExcluir
  3. Oi galera.
    A falta de alimentação adequada é mais um dos problemas que as crianças em fase escolar enfrentam,sabemos que a boa alimentação deveria partir de casa, muitas vezes as crianças são levadas para as escolas apenas para merendar, a grande maioria não tem o que comer. Fica difícil para as crianças ler,estudar, participar com entusiasmo das aulas de educação física entre outras atividades.É de suma importância a participação de todos para melhorar a vida das crianças do nosso Brasil, boa alimentação é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e Adolescente
    Bju grande

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A qualidade da merenda escolar se encontra baixíssima. O pior de tudo é que sabemos que na maioria das vezes a única refeição que algumas crianças fazem em seu dia é essa oferecida pela a escola, portanto é a alimentação que garante a nutrição de muitos de nossos jovens, e deveria por isso ser de ótima qualidade!
    Governantes invistam na escola, porque sabemos que somente através da educação, iremos mudar nossa sociedade!!!
    Beijos para todos!!!

    ResponderExcluir
  6. E aí galera.
    Sinto muitas saudades de todos.
    Vamos continuar acreditando que a educação do Brasil vai melhorar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Nosso projeto esta sempre na luta pelos Direitos de tds. Viva a Educacao.

    ResponderExcluir
  8. FERNANDO CÉSARdomingo, 29 maio, 2011

    é todo um projeto educacional, onde a merenda da mais alta qualidade tem todo o seu valor, assim como o projeto fim de semana nas escolas...
    saudades de todos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Bárbara Avancinidomingo, 29 maio, 2011

    fui indicada a conhecer o blog do projeto por Fernando César,mt interessantes, são essas iniciativas que realmente mudam a vida as pessoas, todos estão de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O Fim de Semana Nas Escolas é um projeto com compromisso social, que se preocupa primeiramente com a educação de nosso povo brasileiro!!!
    Precisamos de projeto como este atuando no Rio de Janeiro para que assim possamos melhorar a qualidade de vida do povo carioca!!!!
    Beijosss para todos

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de reclamar da merenda escolar do colegio estadual antonio ferreira rios de sao francisco de goias a merenda la ta muito ruim ja achamos cabelo e dao so mente macarrao por favor no ajude por favor ,assinado. alunos insatisfeitos ajude-nos o cep e 75490 000

    ResponderExcluir