quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esperamos todos lá

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Matéria do Jornal O Globo



O Jornal O Globo publicou uma matéria falando da importância da participação dos pais no aprendizado dos seus filhos. É claro que a notícia está correta e é fundamental para o crescimento dos nossos alunos. A maior participação da família na escola é o ideal. A professora Lilene Alvarenga Irias faz uma bela colocação, mas infelizmente muito longe da realidade brasileira. Os pais não participam por escolha própria, em locais pobres, mas por falta de visão e tempo. Se faz necessário algo muito mais complexo nessas áreas: a inclusão da família à escola. Mostrar aos pais que seus filhos dependem deles. Muitos alunos são inseguros e não contam com estrutura familiar. Professora, a senhora está certa na sua tese, mas vivemos em um país que muitos pais não sabem em que ano seu filho estuda. Temos que iniciar um trabalho de base com a ampliação dos Conselhos de Pais nas escolas, com visitas domiciliares as famílias e muito mais. É preciso a educação para todos! E políticas de Educação para todas as classes sociais.

Ana Paula Costa

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O tempo voa

 
 
Já estamos no segundo semestre do ano. Como passou rápido!!!
Nós da família Fim de Semana nas Escolas esperamos que continuemos juntos na luta por um futuro melhor para os nossos jovens. Vamos continuar juntos, vamos continuar descobrindo, acreditando e aprendendo com eles...
Vamos continuar acreditando que podemos ir mais longe. E isso só depende de nós.
Vamos continuar acreditando que somente através da educação podemos ver as nossas crianças e jovens alcançarem voos mais altos.
Vamos continuar acreditando num mundo menos escuro, num mundo cheio de luz! E esta luz está em nossas mãos!!! Está também em nossos corações e olhares...
Só juntos podemos fazer a diferença!!!
E nós da Família Fim de Semana nas Escolas continuamos aqui no blog, no twitter e no orkut.
Mande sugestões de temas para debatermos juntos aqui no blog.
Abraços,
Ana Paula Costa

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Viva Diversidade dos Esportes



O que alguns professores devem melhorar nas aulas de educação física é com relação aos esportes oferecidos. É preciso diversificar!
Não devemos limitar o nosso trabalho somente no futebol para os meninos e queimado para as meninas. Não podem difundir a exclusão. Se você reduzir o Esporte apenas ao Futebol e ao queimado você reduz o número de participantes. Alguns ficam com medo e outros com vergonha de não saber jogar.
É importante que a disciplina vá ao encontro dos interesses do aluno. Devemos inserir outras modalidades esportivas como o atletismo, dança, capoeira e não desenvolver somente os conteúdos mais populares.
 A aula de Educação Física é  um bom momento para se  aproximar  dos alunos. A função do educador é conseguir que todos participem das atividades esportivas. É importante a integração de todos os participantes.
Precisamos enxergar a Educação física como prioridade e perceber a importância dela nas escolas. A valorização dessa matéria pode ajudar a combater a obesidade e o sedentarismo.

Gabriele Bicalho

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MERENDA ESCOLAR COM QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE



A Rede Globo publicou uma reportagem sobre a péssima qualidade da merenda em escolas públicas do país.
A maior parte das crianças e jovens estudam em escolas públicas. Na maioria das vezes quem está na escola pública tem poder aquisitivo baixo. Para muitos no Brasil, a merenda é a  primeira, e muitas vezes a única do dia.
Está mais do que provado que uma alimentação deficiente a qual não atenda para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários,prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na escola.
Devemos elaborar estratégias fazendo com que essas crianças se adaptem ao cardápio, substituindo as guloseimas as quais já estão habituados, por alimentos verdadeiramente saudáveis. Todos deveriam ser orientados a não levarem balas, chocolates ou qualquer outro tipo de lanche que não ofereça algum valor nutricional, contribuindo assim, para que não aprendam apenas o saber, mas também a degustar um prato cheio de sabor e qualidade de vida.
A participação da Família é muito importante, assim como a escola, é referência de valores para a criança e, assim, deve dar-lhe  o exemplo do que deve ser uma alimentação saudável.
 Saúde e Educação sempre!!!!
Colaboração: Gabi Bicalho

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Será que alguém sabe responder o que vai acontecer com o ensino público no Brasil daqui a alguns anos?



Pergunta difícil de responder, mas temos que formar um grupo que lute de verdade contra a decadência do sistema do ensino público.
Também é importante trabalhar a estrutura família/escola/aluno, já que a cada ano a figura do professor vem perdendo espaço e autoridade na vida acadêmica em algumas comunidades.
Muito se fala de um sistema falido de ensino onde o que só conta e obrigar crianças a ler e escrever. Missão quase impossível, já que muitas saem das escolas alfabéticos.
Escolas sem alimentação, sem biblioteca, professores sem preparo para função que irá exercer, sem ensino lúdico e, principalmente, com muitos professores desmotivados e com baixos salários.
para completar falta diálogo entre Governo e professores.
Entregar os pontos não podemos, mas este sistema atual já provou que não vai dar certo.
Chegou a hora de mudar!
Ana Paula Costa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A valorização da leitura nas escolas

 
As escolas deveriam possuir mais programas voltados para o desenvolvimento da expressão oral nas crianças. Uma boa estratégia é a prática de contar histórias, pois assim a criança percebe que o que ela está falando vai ser ouvido por todos os colegas da sua sala.
Através da leitura, a criança passa a ter conhecimento de novas palavras, melhorando a capacidade de comunicação. É importante começar a trabalhar desde cedo a questão da oratória, pois além de contribuir para vencerem a timidez, a leitura melhora e faz com que as crianças passam a ter mais confiança para falar aquilo que pensam, colocando suas opiniões.
Não adianta saber alguma coisa e não ter capacidade de compartilhar. A base do nosso mundo é a comunicação e se o que falamos não for escutado não é comunicação. A melhor coisa que existe para a vida dessas crianças é fazer com que possam mostrar aquilo que têm de melhor e que, muitas vezes, não conseguem pela dificuldade de expressar as ideias.
Colaboração: Gabriele Bicalho

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Triste Educação Brasileira



Notícia triste para a Educação Brasileira. Os jornais deste fim de semana publicaram uma matéria afirmando que apenas 20% das escolas estão prontas para todos.
Muitas dificuldades como falta de rampas e banheiros adaptados. O maior obstáculo para crianças e adolescentes portadores de deficiências ainda é o preconceito.
Vamos pensar! 80% das escolas não se prepararam para receber esse público que sofre até para beber água, já que o bebedouro não dá altura para quem usa cadeira de rodas.
Em muitas escolas rampa é algo inexistente, além disso muitos pais convivem com o preconceito.
Você sabia que muitas escolas não recebem crianças ou adolescentes portadoras de deficiência?
Nós já tivemos um caso deste no projeto. Uma família procurou a coordenação para conseguir uma vaga para um menino de 11 anos.
A matéria do Jornal O Globo mostra que este problema acontecesse no Brasil inteiro. E uma pergunta fica no ar:
Quando a Educação será prioridade?
Estaremos sempre aqui no blog, no twitter e no orkut falando do assunto.
Mande sua opinião e sugestões de temas.
Ana Paula Costa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Matéria Jornal O Globo


O Jornal O Globo publicou uma matéria que nos abre um sorriso e a esperança que é possível encontrar projetos que tratam os moradores de comunidades com dignidade.
Uma equipe vai ajudar jovens a escolher caminhos a seguir. A iniciativa chamada Agência de Redes para Juventude é coordenada pelo escritor ,cineasta e diretor teatral Marcus Vinicius Faustini. O projeto será implantado em 6 comunidades onde já existem unidades de Polícia Pacificadora. O projeto tem como finalidade ser ferramenta para que os agentes possam atuar como pessoas que desenvolvam o lugar onde vivem.


A ideia é capacitar o jovem para ele seguir o seu próprio caminho. Na verdade é necessário ajudar o nosso jovem a pensar e saber fazer escolhas.
Na verdade perdemos muitos jovens por falta de orientação e de escuta.
Não adianta oferecer uma série de cursos sem saber o perfil de cada jovem.
No mundo de quem tem recursos as pessoas procuram cursos vocacionais, mas no mundo da comunidade isto não existe.
Parabéns pela iniciativa.
Estamos na torcida, já que lutamos por oportunidades para estes jovens.

Ana Paula Costa

sábado, 9 de abril de 2011

Para reflexão


Os próximos dias serão de luto, no Rio de Janeiro e no Brasil, mas também será um momento de reflexão. Já passou da hora da sociedade pensar e avaliar que Escola queremos para nossos filhos. Não adianta pensar somente na melhoria da qualidade do ensino. É claro que este ponto é fundamental para tirar o Rio de Janeiro da situação que se encontra, mas é fundamental parar para olhar o aluno como um todo.
As imagens de tristeza, choro, flores, cartazes na porta da escola e as pétalas de rosas jogadas hoje durante os enterros ficarão na nossa memória por muito tempo.
O que não pode acontecer é que este fato terrível caia no esquecimento.
Viver o luto é necessário, mas temos que unir sociedade e governo para criar um novo método de Educação, onde o centro seja o Ser Humano.
Ana Paula Costa

quinta-feira, 7 de abril de 2011

LUTO



Hoje, dia 7 de abril, é um dia de luto no Brasil, principalmente, no Rio de Janeiro. O bairro de Realengo acordou chorando. Precisamos promover campanhas de desarmamento no Brasil. Não é possível que qualquer pessoa tenha acesso a uma arma em casa. Muitos usam o falso argumento que é para se proteger, mas não é. Uma arma causa a morte de vários inocentes. Em um momento de desequilíbrio um ser humano é capaz de loucuras. Temos que criar dificuldades na compra de armas já!
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) condenou com veemência o crime que ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste. A notícia do “atirador” que atacou os estudantes do colégio onde estudou virou, infelizmente, destaque em vários Jornais do mundo.
O fato criou uma repercussão ainda maior porque este fato nunca aconteceu no Brasil. Ainda é cedo para se caracterizar se o rapaz era psicopata ou tinha qualquer outra doença. Ele pode ter tido um surto psicótico. Na verdade a escola precisa desenvolver um trabalho mais amplo e parar para prestar mais atenção no perfil de seus alunos e de seus familiares. Que este fato triste e comovente mude a forma da escola encarar o estudante: colégio/família/aluno.
Ana Paula Costa

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O QUE É CONSTRUTIVISMO?


Se você - apesar de já ter ouvido falar muitas vezes- ainda não conseguiu saber o que é exatamente construtivismo, leia esse texto de Fernando Becker, pois nele é apresentada de forma clara e objetiva, a definição desse conceito.

O autor percorre a história para mostrar que o conhecimento vai se construindo com a história da humanidade, e a partir dessa ideia vem a noção de construção. Além disso, por meio de exemplos, ele aponta o que significa ser construtivista no espaço escolar.

 

”Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento."
Para muito educadores “o construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica mais ampla e vai reunir as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade – a próxima e, aos poucos, as distantes". A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por o utro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído."Construtivismo, segundo o pensamendo de alguns, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por consequência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais."


E você o que pensa sobre isso? Nosso blog vai continuar defendendo a educação pública de qualidade e colocando questões em debate. Deixe seu recado.
Você é contra ou não?
Deixe uma mensagem no blog?
Esse sonho não acabou e estaremos aqui na Família FDS debatendo a Educação.
Ana Paula Costa

sexta-feira, 11 de março de 2011

Finalmente o ano começou!

Na verdade, para alguns, o ano só começa para valer após o carnaval. Agora projetos e leis vão ser discutidos e contratos serão firmados. Nós, da família Fim de Semana nas Escolas, vamos continuar afirmando com toda a convicção que só teremos um país justo com Educação de qualidade. Deixamos a nossa semente em cada coração e agora estamos na torcida para que germine em cada coração e se transforme em árvores bem grandes.

Vamos aproveitar o início do ano para renovar nossas esperanças e continuar na luta acreditando sempre que a Educação é o melhor caminho. Vamos usar o nosso blog como um espaço democrático para alunos, professores e corpo docente em geral, já que o nosso objetivo não é criticar e sim construir um pais livre de alfabéticos.

A saudade é grande, mas temos muitas histórias bonitas e positivas guardadas em nossa memória e que ficarão lá para sempre. Nós temos a certeza do dever cumprido.

Não esqueça você faz parte desta grande família. Vamos continuar renovando nossos laços de amizade e carinho participando através do blog, Orkut e twitter.

Juntos somos fortes!

Um abraço forte,

Ana Paula Costa

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011



As férias escolares já terminaram . É Claro que queríamos estar participando deste momento, mas não foi possível. O momento não foi o melhor para a continuidade do nosso projeto. Nada de tristeza ou choro. Deixamos a semente da educação em cada coração e vamos ficar na torcida que vire uma árvore bem forte.

Só acho uma coisa gente muitos de nós n os acomodamos com as situações e deixamos para lá os nossos sonhos. Acho isso triste. O sonho não deve morrer! Um educador sempre vive do entusiasmo e prega a transformação e o Fim de Semana nas Escolas vai continuar vivo sempre!

Agradecemos ao apoio que recebemos durante dois anos e sete meses e tenho certeza que estamos fazendo falta na vida de muitas pessoas.

Peço a vocês que continuem conosco no Orkut, no twitter e no blog, já que para construir um país mais justo é preciso educação de qualidade para todos.
Conto com vcs.

Juntos somos fortes!

Saudades,
Ana Paula Costa



“O mundo jamais conheceu coração tão puro,
Nem caráter tão perfeito.
Sua audição espiritual era tão aguçada que jamais deixou de ouvir um sussuro celestial.
Sua misericórdia era tão abundante que nunca perdeu uma chance de perdoar.
Nenhuma mentira saiu de seus lábios, nenhuma distração atrapalhou sua visão.
Ele tocou quando outros se afastaram.
Ele suportou quando outros desistiram”.
O nome dele é :Jesus:
Livro” Seu Nome É Jesus”:Max Lucado

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Férias!!!!!



Férias, férias escolares!!! Este deve ser o nosso sentimento em relação ao momento em que estamos vivendo. Vamos ter a imagem dos rostinhos dos nossos participantes. E claro que vamos lembrar para sempre dos olhinhos brilhando aguardando para entrar na piscina, aguardando o momento da roda de conversa, da roda de leitura, se preparando para darem um vôo mais alto em suas vidas. Aguardando para compartilhar sonhos, fantasias e muito aprendizado, mas tenha sempre na sua memória que nós fizemos a nossa parte. Muitas crianças passaram de ano e também vão guardar em seus corações e na memória a nossa presença na vida delas. Cada sorriso, cada abraço deve ficar para sempre em nossos corações, não com tristeza e sim com a certeza de que fizemos muita diferença na vida de várias crianças e adolescentes . É isso que faz com que o projeto Fim de Semana nas Escolas se mantenha vivo. Vivo na lembrança de todas as crianças que passaram por nós, vivo para toda a equipe e também vivo com a certeza que outras crianças farão parte de nossas vidas. Não serão as mesmas, mas outros meninos e meninas farão parte do nosso sonho, sonho de transformação, sonho de um mundo melhor, sonho de Educação. O sonho da transformação nunca termina...Enquanto as “férias” não terminam, vamos continuar participando do blog, Orkut e twitter do Fim de Semana nas Escolas. Vamos continuar mantendo contatos e trocando ideias e sugestões. Uma boa semana para vocês!!!

“A Educação é o único veículo capaz de conduzir o ser humano à construção de uma sociedade, onde direitos e deveres sejam prioridades, e a palavra cidadão seja sinônimo de respeito e autenticidade.” Ana Fraga

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SOS REGIÃO SERRANA



A chuva que caiu sobre a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro devastou várias cidades da região Serrana. A família Final de semana nas Escolas sente muito pelas mortes e pelo sofrimento de tantas famílias. Sei que o Governador Sergio Cabral e a nossa presidente Dilma estiveram nas cidades, mas cada pessoa pode fazer um pouco. Pense nisso!

No ano passado estivemos juntos com a comunidade do Jardim Catarina e do Morro do Bumba e agora chegou a hora de mostrarmos nossa união.

Se você puder ajudar entre em contato conosco, ou leve sua doação para a Cruz Vermelha ou o Palácio Guanabara.

Precisamos de água, leite,cesta básica e material de higiene.

Lembre-se de tijolinho em tijolinho montamos uma casa.

Conto com vcs,

Ana Paula Costa

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Palavra chave é perseverança


“No meio do caminho tinha uma pedra


tinha uma pedra no meio do caminho


tinha uma pedra


no meio do caminho tinha uma pedra.






Nunca me esquecerei desse acontecimento


na vida de minhas retinas tão fatigadas.


Nunca me esquecerei que no meio do caminho


tinha uma pedra


tinha uma pedra no meio do caminho


no meio do caminho tinha uma pedra.”






Como já disse no eterno poeta Carlos Drummond no meio dos nossos projetos às vezes as pedras aparecem, mas quem tem no coração a perseverança... pula as pedras e segue em frente.






Difícil é claro que é, mas viver o luto é importante. O principal desta história é olhar sempre para frente e acreditar que o melhor sempre estará por vir.






Como guerreira às vezes recuou a luta, mas a batalha continua todos os dias. Espero contar com vocês nesta luta pela transformação.






Beijos e até semana que vem.






Ana Paula Costa