terça-feira, 16 de novembro de 2010

TEMAS 20 E 21 DE NOVEMBRO

Zumbi dos Palmares - Racismo (Tema 20 de novembro)

(Texto básico para as crianças)
Hoje é Feriado e é dia do que?
Hoje é Dia da Consciência Negra. Data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E à custa do trabalho escravo e da vida nas senzalas foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.
Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou . Será? Você acha que somente uma assinatura acaba com um preconceito?
Claro que não. Até os dias de hoje os negros continuam lutando contra a desigualdade. O acesso ao mercado de TRABALHO tem sido uma batalha diária. A Lei é clara: todos nós somos iguais. Infelizmente ainda existem pessoas que pregam a existência de raças superiores e inferiores, a mesma "crença" que foi criada para explicar a escravidão.
Infelizmente, ainda nos dias atuais vemos muitos atos de preconceito e racismo. E aí, vocês sabem o que é racismo?
Vamos abordar o que é o Racismo:
Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais. Nas teorias da lei e nas práticas do cotidiano, o racismo é uma atitude que deve ser abolida, mas ainda hoje, muita gente nem sabe o que é. Por isso, é bom esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o RACISMO. O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.
Você já parou para pensar sobre suas palavras?
Será que você também tem práticas racistas?
Só sei de uma coisa: a questão é se impor. Não adianta se lamentar e sim lutar por uma Sociedade mais Justa e Humana e vencer vários preconceitos que "dominam" a nossa sociedade.
E sabe como? Eu posso, eu vou fazer e eu sou capaz!!!!
No dia 20 de Novembro eu te convido a lutar conosco contra todo tipo de Racismo.
Informações importantes:
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. Infelizmente, ainda nos dias atuais vemos muitos atos de preconceito e racismo.
Objetivo: construir um cartaz com os pensamentos dos participantes. Vamos abordar a questão com uma visão ampla. Falar de preconceito e falar de vários temas que estão envolvidos nesta questão racial. Vamos ampliar o debate falando também de outras práticas preconceituosas.

(texto básico para adolescentes e adultos)
Comemora-se no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra". Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. A escolha da data de 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao dia 13 de maio: "Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse".( Flávio Gomes )
Pela Lei nº 10.639 toda instituição de ensino fundamental e médio, pública e particular, deve incluir o assunto Cultura Negra no currículo. Contudo, em muitos lugares a lei é ainda ignorada.

MUITAS PROPOSTAS E POUCAS MUDANÇAS

No início de seu mandato o presidente Lula aprovou a inclusão do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de história da África nas escolas públicas e particulares do país. Embora a decisão tenha sido comemorada, alguns pesquisadores ressaltam que existem obstáculos a serem ultrapassados para que a proposta se transforme em realidade. Essa avaliação é confirmada pela professora de história Ivanir Maia, da rede estadual paulista. "A maioria dos professores se orienta pelo livro didático para trabalhar os conteúdos em sala de aula. Nos livros de história, por exemplo, o negro aparece basicamente em dois momentos: ao falar de abolição da escravatura e no apartheid".

Paula Cristina da Silva Barreto é professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e faz questão de destacar que outro foco importante é a proposta de mudança na formação dos professores. “ É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história”.

Procure lendas africanas e histórias que tratem de diversidade. E conte para os seus alunos. Depois vamos fazer uma gincana cultural.



CAIXINHA DE SURPRESAS - A AMIZADE VAI VENCER! (Tema 21 de novembro)


Quando damos um presente a alguém, geralmente o fazemos porque gostamos ou porque esta pessoa fez aniversário. Certo? Nem sempre! Podemos dar um presente por um momento especial ou quando queremos homenagear um grupo ou uma pessoa. Que tal preparamos um surpresa para outro Ciep? Vamos preparar uma linda caixa com bilhetes dentro falando um pouco do seu Ciep, da sua vida. Será uma lembrança e vamos aumentar o elo entre as unidades. Vamos enfrentar esta missão?
Debate sobre valores materiais.
Geralmente, os presentes que damos são presentes materiais. Mas dar um presente a alguém pode ser muito mais do que dar uma camisa, uma bolsa ou um perfume a quem gostamos. Por exemplo:
• Elogiar alguém que precisa de palavras de incentivo é um presente. Você tinha noção disso?
• Oferecer ajuda a quem está doente ou necessitado também é um grande presente.
• Ajudar uma senhora a atravessar a rua é um BELO presente.
• Achar algo perdido na rua e devolver ao dono é um presente.
• Não jogar coisas no chão é um presente que damos a natureza.
• Pedir desculpas sinceras por algo que erramos também pode ser um presente a quem se sentiu ofendido.
Estes e tantos outros são presentes que esquecemos de oferecer aos outros.
Às vezes, porque estamos ocupados em prestar atenção em nossas próprios problemas ou por esquecemos que atos simples são importantes e representam AMOR.
Reclamamos tanto de um mundo violento e esquecemos que não falar palavras violentas também é um presente. Queremos tanto a paz no mundo em que vivemos, mas devemos nos lembrar que a paz é um presente que devemos semear todos os dias. Agora vamos preparar a nossa surpresa para os nossos amigos de outro Ciep. A coordenadora de sua unidade vai contar um pouco da unidade que nós vamos escrever e montar a caixa surpresa. Vamos caprichar!!!Vamos fazer o melhor. Não esqueça esse vai ser um presente bem legal e será uma forma de aumentar o seu conhecimento.



Imprimir post

62 comentários:

  1. O tema sobre o racismo é muito bem vindo!! podemos falar de vários aspectos relacionados ao preconceito!!! confirmo minha presença tanto no sábado como no domingo!!!
    Ass Anderson Taboni!!!

    ResponderExcluir
  2. Confirmo minha presença sábado e domingo!!!

    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  3. Como atividade de artes podíamos elaborar um jogo de caça palavras com palavras relacionadas ao tema, exemplo: negros,quilombo, corrente, navio,mercado,lei áurea,tronco, senzala etc...
    Sendo que não haveria uma lista ao lado para ajuda-los, eles teriam que descobrir as palavras selecionadas.
    Esta atividade desenvolve: raciocínio, percepção visual,concentração e conhecimento cultural além de incentivo à leitura.

    ResponderExcluir
  4. Confirmando presença para sábado!!!
    Galera vamos aproveitar para explorar bastante esse tema, que é tão rico de informação!!!
    Atvividade para recreação: "vamos misturar"
    Iremos espalhar pelo CIEP bolas de duas cores diferentes, de preferência preta e branca. Então o monitor deve separar os participantes em duas equipes diferentes, e falar que ao sinal do monitor as equipes devem recolhera bolas!!! Então o monitor deve deixar a brincadeira fluir de acordo com a reação de cada crianças, umas vão recolher só bolas brancas, outros só bolas pretas, e outros vão misturar as duas cores. No final o monitor explica então que a equipe vencedora, foi a equipe que juntou as bolas de maneira mais misturada. E é nesse momento que o monitor aproveita para explicar e falar sobre pré conceito, racismo, exclusão e etc!!!
    Bom trabalho para todos!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Confirmo presença para sábado e domingo...
    Saudades de todos.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Confirmando minha presença para sábado!
    Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal fico muito triste em saber que no nosso pais ainda tem racismo e não é pouco não, devemos estar sempre alerta não só com o racismo mais com todos os tipos de preconceito, devemos levar informação para as pessoas que participam do nosso projeto, assim faremos um trabalho de formiguinha, que lá na frente surtirá resultado. um grande abraço a todos HENRIQUE.

    confirmo minha presença sómente no sábado,um grande abraço HENRIQUE

    ResponderExcluir
  8. confirmando presença para sábado,no domingo irei fazer a prova do ENADE,(se eu ñ fizer a prova ñ colo grau),então ñ poderei ir no domingo.

    essa tema é bem relevante e faz nós refletimos sempre.

    vou mandar as atividades dos dois dias
    abraços e beijos

    ResponderExcluir
  9. O MELHOR DE MIM ( tema caixinha de surpresas - a amizade vai vencer 21 de novembro )

    OBJETIVOS: Proporcionar aos participantes uma auto-avaliação.
    Projetar a auto-imagem, utilizando criatividade e recursos lúdicos.
    Oferecer aos demais companheiros um pouco de si.
    Estabelecer empatia.

    MATERIAL: Cartolinas de cores variadas e suaves, revistas usadas, cola, tesouras, fita crepe, pincéis coloridos.

    PROCESSO: Etapa um ( início do evento)
    Colocar o material à disposição dos participantes e dizer-lhes que devem construir um cartaz, utilizando esses recursos e que retrate ou represente o melhor de cada um.
    Usar a criatividade e elaborar, com frases, figuras, aquilo – em forma de cartaz - que diga ou sintetize o melhor de vocês.
    Ao ser concluído, o facilitador orienta que cada participante deve fixar o seu cartaz na parede.
    Os cartazes deverão ficar fixados até o final do evento.
    Etapa dois (final do evento)
    O dono de cada cartaz deverá retirá-lo da parede e dizer para o grupo o que significa.
    Em seguida, deve oferecer o seu “melhor de mim” a um dos participantes do grupo, ressaltando o quanto aquela pessoa é especial, por isso merece o seu cartaz.
    Escolher uma boa música de fundo para o momento de entrega de cartazes.
    Se for possível, comentar sobre o sentimento de ter sido escolhido e/ou de estar preparando algo para alguém.


    ESTOURANDO BALÕES

    OBJETIVOS: Este é um exercício de competição, onde vencer[á aquele que conseguir manter-se, até o final, com os balões cheios, presos à cintura (ou pelo menos um).

    MATERIAL: Balões coloridos, barbante.

    PROCESSO: Distribuir dois balões (bexigas) para cada participante.
    Distribuir, também, um pedaço de barbante suficientemente grande para amarrá-lo à cintura, junto com os balões.
    Encher os dois balões e prendê-los ao barbante, um de cada lado da cintura.
    Cada pessoa deve tentar estourar os balões da outra, protegendo ao mesmo tempo, os seus balões.
    Deve-se utilizar, apenas, as mãos – evitar, portanto, objetos que possam provocar acidentes (palitos, unhas, alfinetes, etc.).

    Quarta-feira, 10 Novembro, 2010
    MARCEL AZEVEDO disse...
    CAIXINHA DE SURPRESAS ( TEMA - CAIXINHA DE SURPRESAS - A AMIZADE VAI VENCER )

    OBJETIVOS: Despertar e exercitar a criatividade do grupo.

    MATERIAL: Caixinha com tiras de papel onde se deve escrever previamente algumas tarefas engraçadas, som com cd ou gravador.

    PROCESSO: Formar um círculo. A caixinha deverá circular de mão em mão, até que o som da música pára simultaneamente.
    Aquele que estiver com a caixinha no momento em que a música parar, deverá tirar de dentro da caixinha uma papeleta coma tarefa e executá-la.
    Continuar a brincadeira até enquanto estiver interessante.

    ResponderExcluir
  10. O MELHOR DE MIM ( tema caixinha de surpresas - a amizade vai vencer )

    OBJETIVOS: Proporcionar aos participantes uma auto-avaliação.
    Projetar a auto-imagem, utilizando criatividade e recursos lúdicos.
    Oferecer aos demais companheiros um pouco de si.
    Estabelecer empatia.

    MATERIAL: Cartolinas de cores variadas e suaves, revistas usadas, cola, tesouras, fita crepe, pincéis coloridos.

    PROCESSO: Etapa um ( início do evento)
    Colocar o material à disposição dos participantes e dizer-lhes que devem construir um cartaz, utilizando esses recursos e que retrate ou represente o melhor de cada um.
    Usar a criatividade e elaborar, com frases, figuras, aquilo – em forma de cartaz - que diga ou sintetize o melhor de vocês.
    Ao ser concluído, o facilitador orienta que cada participante deve fixar o seu cartaz na parede.
    Os cartazes deverão ficar fixados até o final do evento.
    Etapa dois (final do evento)
    O dono de cada cartaz deverá retirá-lo da parede e dizer para o grupo o que significa.
    Em seguida, deve oferecer o seu “melhor de mim” a um dos participantes do grupo, ressaltando o quanto aquela pessoa é especial, por isso merece o seu cartaz.
    Escolher uma boa música de fundo para o momento de entrega de cartazes.
    Se for possível, comentar sobre o sentimento de ter sido escolhido e/ou de estar preparando algo para alguém.

    ResponderExcluir
  11. ESTOURANDO BALÕES

    OBJETIVOS: Este é um exercício de competição, onde vencer[á aquele que conseguir manter-se, até o final, com os balões cheios, presos à cintura (ou pelo menos um).

    MATERIAL: Balões coloridos, barbante.

    PROCESSO: Distribuir dois balões (bexigas) para cada participante.
    Distribuir, também, um pedaço de barbante suficientemente grande para amarrá-lo à cintura, junto com os balões.
    Encher os dois balões e prendê-los ao barbante, um de cada lado da cintura.
    Cada pessoa deve tentar estourar os balões da outra, protegendo ao mesmo tempo, os seus balões.
    Deve-se utilizar, apenas, as mãos – evitar, portanto, objetos que possam provocar acidentes (palitos, unhas, alfinetes, etc.).


    ATIVIDADES - CAIXINHA DE SURPRESAS

    OBJETIVOS: Despertar e exercitar a criatividade do grupo.

    MATERIAL: Caixinha com tiras de papel onde se deve escrever previamente algumas tarefas engraçadas, som com cd ou gravador.

    PROCESSO: Formar um círculo. A caixinha deverá circular de mão em mão, até que o som da música pára simultaneamente.
    Aquele que estiver com a caixinha no momento em que a música parar, deverá tirar de dentro da caixinha uma papeleta coma tarefa e executá-la.
    Continuar a brincadeira até enquanto estiver interessante.

    ResponderExcluir
  12. Gincana cultural ( essa gincana pode ser feita de acordo com o tema da aula proposta no caso RACISMO )

    Atividade formada por uma série de jogos, estafetas e brincadeiras. Divisão feita por equipes que buscam a cada etapa somar pontos.

    Inúmeros jogos podem ser adaptados de forma a montar uma série de etapas ou fases da gincana, como por exemplo: estafetas em geral, desafios musicais, charadas, ou seja, tarefas variadas a se cumprir.


    Dinâmica: " palavra-chave"

    Objetivo: Ótimo para desenvolver a oralidade, imaginação e preparar o aluno para a sequência de idéias para escrita de redações.
    Participantes: Número de Pessoas em aberto.
    Material: Cadeiras para se sentarem
    Procedimento: os participantes deverão sentar-se em cadeiras em uma roda. Um deverá estar em pé ao centro e dirá uma palavra-chave. A partir daí dará inicio ao conto de uma estória ou fato. Quando disser dentro de sua estória a palavra-chave todos deverão mudar de lugar e o que estava em pé deverá tentar sentar. Quem ficar em pé deverá dar continuidade a stória ou dizer outra palavra-chave e iniciar outra estória.

    ResponderExcluir
  13. Confirmo presença no sábado e domingo...até lá.

    ResponderExcluir
  14. O tema racismo sempre é um tema muito polêmico e que gera diversas opiniões. Na roda de conversa podemos comentar de maneira simples e resumida os diversos tipos de descriminação que existem entre as pessoas além do racismo.
    Presencça confirmada para sábado.
    Até lá!!!

    Bjusss a todos...

    ResponderExcluir
  15. Presença confirmada para sábado e domingo.

    ResponderExcluir
  16. Confirmando minha presença no dia 20/11/2010.
    No dia 21/11/2010 não poderei comparecer..

    ResponderExcluir
  17. confirmada presença...
    sábado e domingo...

    Esse tema é muito amplo. Dá para fazer uma roda de conversa muito boa.

    ResponderExcluir
  18. Atenção galera!!!!

    Oficinas do dia 20:

    398 - camarim fashion
    336 - camarim fashion
    171 - Pintura facial
    198 - Capoeira - Sucuri
    306 - Desfile de Fantasias
    207 - Oficina de Miçangas
    237 - Oficina de artesanato -Bárbara (sabonete)
    IESk - Oficina de artesanto - Jane
    306 - Cama elástica

    Oficinas do dia 21 de novembro:

    198 - camarim fashion
    IESK - camarim fashion
    386 - Pintura facial
    171 - Desfile de Fantasias
    398 - Oficina de artesanato -Jane
    134 - Cama elástica

    ResponderExcluir
  19. PRESENÇA CONFIRMADA.
    PARA SABADO E DOMINGO.
    BJOS PARA TODOS

    ResponderExcluir
  20. OLÁ!

    PRESENÇA CONFIRMADA PARA O FIM DE SEMANA!

    BEIJOS.

    ALANA

    ResponderExcluir
  21. oi presença confirmada para sabado! bjs roberta

    ResponderExcluir
  22. confirmando para sabado e domingo.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  23. Confirmo minha presença para sábado e domingo!Abraços!

    ResponderExcluir
  24. É SEMPRE BOM INSENTIVAR A AMIZADE E O CONPANHEIRISMO E LUTAR CONTA A DESIGUALDADE SOCIAL E O RACISMO.
    COMFIRMO PRESENÇA P/ SABADO
    VIVA ZUMBI!!!

    ResponderExcluir
  25. Presença confirmada para os dois dias, Sábado e Domingo.

    ResponderExcluir
  26. Confirmo presença para sábado e domingo bjos

    ResponderExcluir
  27. Boa noite galera, presença confirmada p/ sábado, infelizmente domingo ñ poderei ir pois tenho curso...abraço galera e até sábado

    ResponderExcluir
  28. Bo noite! confirmando minha presença para sábado!
    bjos

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Confirmando presença para sábado.
    Levarei fantoches negros e brancos para dramatizar um exemplo de atitude racista e a maneira como o personagem transformou a situação em algo positivo,através do respeito que devemos ter por todo ser humano.

    ResponderExcluir
  31. Confirmando presença para sábado e domingo!!!!
    Bjos a todos!!

    ResponderExcluir
  32. Presença confirmada para sábado!
    Inté!

    ResponderExcluir
  33. CONFIRMO MINHA PRESENÇA PARA SÁBADO, NO DOMINGO TENHO UM COMPROMISSO À TARDE E SÓ PODEREI IR SE FOR NAS SEGUINTES UNIDADES: IESK, 336(CAMPO GRANDE) OU 386(BANGÚ),UM GRANDE BJOS PARA TDS, FIQUEM COM DEUSSSSSSSS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Presença confirmada no sábado e no domingo!!!

    ResponderExcluir
  35. Fim de Semana nas Escolasquinta-feira, 18 novembro, 2010

    Barbara infelizmente não será possível atender sua solicitação para domingo

    ResponderExcluir
  36. Olá galera...
    Tema bastante corriqueiro em nosso convívio!
    Passando para confirmar presença no sábado e domingo!
    BRUNO COSTA

    SUGESTÃO DE ATIVIDADE
    Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa. As tarefas podem ser: descrever alguma surpresa vivenciada pela criança, expor algum presente legal que já ganhou, contar uma história legal que já viveu...
    _ IDADE A partir de 7 anos.
    _O QUE DESENVOLVE Expressão de sentimentos.
    _MATERIAL Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som .
    _ORGANIZAÇÃO Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé.
    _COMO BRINCAR Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.

    ResponderExcluir
  37. Gente...
    Fiquei muito feliz agora!!!
    Carteiro bateu aqui em casa e quando fui ver o que era adivinhem, os livros da coleção Histórias Infantis do Itaú. É verdade gente,os livros vieram.
    Fiquei muito feliz, pena que só pode ser uma solicitação por CPF.
    FAÇAM A SUA PARTE!!! Entrem no site e solicitem também...

    http://www.lerfazcrescer.com.br/#/itau_crianca

    ResponderExcluir
  38. Confirmando presença no próximo fim de semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  39. Confirmo minha presença para o sabado e domingo um grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Oi gentem!!!!
    Presença confirmada para sábado e domingo....
    Bjs........

    ResponderExcluir
  41. Galera vamos nos organizar. Vamos realizar atividades bem legais. Vamos nos preparar.

    ResponderExcluir
  42. to dentro no sabado dia 20!!!

    Edson Duarte!!!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Presença confirmada para sábado e domingo!!!

    ResponderExcluir
  45. Confirmada minha presença no sábado e no domingo,
    Muito bem colocado esse tema nesse sábado já que é o dia da Conciência negra!!!!
    bjsss galera !!!!

    ResponderExcluir
  46. Confirmando mihan presença no sábado(Confirmando também na oficina de boa mania no sábado), e também no domingo!!

    Algumas atividades(CAIXINHA DE SURPRESAS - A AMIZADE VAI VENCER!)

    1-Passes (Trabalha a coordenação motora,lateralidade e a cooperação mútua entre os participantes)
    - Duas equipes espalhadas pelo espaço tendo o objetivo de realizar 20 passes com bola entre seus integrantes sem que ocorra a interceptação da equipe adversária. A cada toque dado a equipe que tem a posse da bola deve contar em voz alta o número de toques efetuados. Se a bola é roubada pela outra equipe, zera-se a contagem.

    2-Vôlei do alfabeto (Trabalha concentração)
    -Primeiro é escolhido um tema (fruta pro exemplo),em seguida as crianças formam um círculo e jogam vôlei, a cada toque deverão falar uma letra do alfabeto,quem deixar a bola cair deverá falar o nome de uma fruta que começe com a letra correspondente.Se a criança deixou a bola cair na letra ´´M``poderá falar mamão, melancia, melão..´por exemplo.Em seguida recomeça o jogo de vôlei a partir da letra seguinte, nesse caso a letra ´´N``.


    3. PACMAN(OBJETIVO-Atividades lúticas que são desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras coisas a auto-estima e a segurança)
    Pega-pega na quadra, porém só é permitido andar por cima das linhas da quadra. O "pacman" (pegador) também deverá andar apenas pelas linhas.
    Quem for pego, deverá sentar no local exato onde foi pego e servirá de obstáculo para quem está fugindo, mas NÃO para o "pacman", ou seja, o pegador pode pular as pessoas que foram pegas por ele e estão sentadas no chão, mas os fugitivos não podem pular esses obstáculos. Quem for o último que a ser pego será o vencedor.
    Existem algumas variações para esse jogo. São alguns exemplos de variações: colocar 2 "pacmans", os fugitivos não podem cruzar o caminho uns dos outros fugitivos quando se encontrarem de frente, entre outras variações.


    Bme galera, eu coloquei como vocês perceberam os obejtivos de cada atividade para podermos trabalhar melhor essas questões e também para criarmos coisas novas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Presença confirmada para o sábado e o domingo. Gicelle Rodrigues.

    ResponderExcluir
  48. BOMMMMMMMMMMMMMMMM DIAAAAAAAAAAAAAAA
    CONFIRMO MINHA PRESENÇA E DO SERGIO PARA SABADOOO

    ResponderExcluir
  49. AHHH ESQUECI A COMUNIC DA BARRA É LINDAAAAAA

    ResponderExcluir
  50. SUGESTÃO:
    _________
    DEPOIS DA RODA DE CONVERSA PODEMOS REALIZAR UM CAÇA PALAVRAS, DISTRIBUIMOS PELO CIEP AS 3 OPÇÕES DE RESPOSTAS, ONDE SOMENTE UMA É A CORRETA, O MONITOR PERGUNTA EM VOZ ALTA E DA UM SINAL PARA QUE AS CRIANÇAS COMECEM A CAÇAR AS PALAVRAS, A CRIANÇA QUE CONSEGUIR MAS RESPOSTAS CERTAS GANHA O JOGO.

    ALGUMAS SUGESTÕES DE PERGUNTAS E RESPOSTAS:

    O QUE COMEMORAMOS NO DIA 20 DE NOVEMBRO?
    -CONCIÊNCIA NEGRA / PENSAMENTO NEGRO / DIA DOS NEGROS

    COMO ERAM CHAMADOS OS ESCONDERIJOS DE ESCRAVOS QUE FUGIAM?
    -QUILOMBO / COLOMBO / COLOMBIA

    QUAL O NOME DO PRINCIPAL LIDER DO QUILOMBO DOS PALMARES?
    -ZUMBI / ZIMBU / ZIMBA

    ZUMBI SE DESTACOU COMO LIDER NO QUILOMBO PARA LUTAR CONTRA O QUE?
    -ESCRAVIDÃO / ESCREVER / ESCRIVÃO

    QUE RAÇA ERA ESCRAVIZADA?
    -OS NEGROS / OS BRANCOS / OS ÍNDIOS

    OS NEGROS ERAM CAPTURADOS E TRAZIDOS PARA O BRASIL PARA SEREM ESCRAVIZADOS. EM QUE CONTINENTE ELES ERAM CAPTURADOS?
    -ÁFRICA / ÁSIA / AMÉRICA

    QUEM ESCRAVIZAVA OS NEGROS?
    -PORTUGUESES / AMERICANOS / FRANCESES

    O QUE A LEIA AUREA ABOLIU?
    -ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA / ABOLIÇÃO DA LIBERDADE / ABOLIÇÃO DO TRABALHO

    QUEM ASSINOU A LEI AUREA?
    -PRINCESA ISABEL / PRINCESA MARIA / PRINCESA ALINE

    EM QUE ANO?
    -1888 / 1898 / 1878

    O QUE TIPO DE TRABALHO OS NEGROS ERAM OBRIGADOS A FAZER?
    -TRABALHO ESCRAVO / TRABALHO COMUNITÁRIO / TRABALHO REMUNERADO

    QUE NOME SE DA AO PERCONCEITO RACIAL?
    -RACISMO / BRANQUISMO / IDEALISMO

    SE FOR ACEITA A SUGESTÃO SERIA LEGAL A SUGESTÃO DE MAIS PERGUNTAS E RESPOSTA LIGADAS AO ASSUNTO. E TAMBEM QUE FOSSE ENVIADO NO MALOTE PARA TODAS AS UNIDADES, COMO MATERIAL DE ARTES, UM ROLO DE FITA ADESIVA DUPLA FACE.

    ResponderExcluir
  51. confirmda a presença para sábado e domingo

    ResponderExcluir
  52. passando pra confirmar minha presença para sábado e domingo!!
    e também pra frizar q o tema tratado é mto interessante!
    na minha opiniao um dos mais importantes tratados no projeto até hj!!
    infelizmente é dificil de acreditar q num país como o nosso q tem tanta pluralidade cultural,tanta mistura de raças,o racismo e o preconceito ainda tenham tanta força!

    ResponderExcluir
  53. atividade para o domingo:
    "Sorriso valioso"
    Material: bolinhas de papel amassado
    Procedimento:
    Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar livres no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.

    ResponderExcluir
  54. Fotografia:
    Objetivo: socialização entre os amigos
    Reune os alunos e separa um desses alunos e pede para que ela memorize a posição em que todos estão,e determina-se um tempo para que ela faça isso,depois vira essa pessoa de costas e pede para que alguns desses alunos troquem de lugar com os colegas a intenção é que esse aluno que foi separado descubra quais as mudanças que foram feitas.

    ResponderExcluir
  55. Oi amigos do bem! Eu e Alê Chaves acabamos de seguir este blog... Parabens pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  56. Galera obrigado por divulgar o nosso blog. Bjs e bom trabalho para todos e uma semana maravilhosa.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir