Zumbi dos Palmares - Racismo (Tema 20 de novembro)
(Texto básico para as crianças)
Hoje é Feriado e é dia do que?
Hoje é Dia da Consciência Negra. Data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E à custa do trabalho escravo e da vida nas senzalas foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.
Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou . Será? Você acha que somente uma assinatura acaba com um preconceito?
Claro que não. Até os dias de hoje os negros continuam lutando contra a desigualdade. O acesso ao mercado de TRABALHO tem sido uma batalha diária. A Lei é clara: todos nós somos iguais. Infelizmente ainda existem pessoas que pregam a existência de raças superiores e inferiores, a mesma "crença" que foi criada para explicar a escravidão.
Infelizmente, ainda nos dias atuais vemos muitos atos de preconceito e racismo. E aí, vocês sabem o que é racismo?
Vamos abordar o que é o Racismo:
Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa de diferenças raciais. Nas teorias da lei e nas práticas do cotidiano, o racismo é uma atitude que deve ser abolida, mas ainda hoje, muita gente nem sabe o que é. Por isso, é bom esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o RACISMO. O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.
Você já parou para pensar sobre suas palavras?
Será que você também tem práticas racistas?
Só sei de uma coisa: a questão é se impor. Não adianta se lamentar e sim lutar por uma Sociedade mais Justa e Humana e vencer vários preconceitos que "dominam" a nossa sociedade.
E sabe como? Eu posso, eu vou fazer e eu sou capaz!!!!
No dia 20 de Novembro eu te convido a lutar conosco contra todo tipo de Racismo.
Informações importantes:
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. Infelizmente, ainda nos dias atuais vemos muitos atos de preconceito e racismo.
Objetivo: construir um cartaz com os pensamentos dos participantes. Vamos abordar a questão com uma visão ampla. Falar de preconceito e falar de vários temas que estão envolvidos nesta questão racial. Vamos ampliar o debate falando também de outras práticas preconceituosas.
(texto básico para adolescentes e adultos)
Comemora-se no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra". Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. A escolha da data de 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao dia 13 de maio: "Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse".( Flávio Gomes )
Pela Lei nº 10.639 toda instituição de ensino fundamental e médio, pública e particular, deve incluir o assunto Cultura Negra no currículo. Contudo, em muitos lugares a lei é ainda ignorada.
MUITAS PROPOSTAS E POUCAS MUDANÇAS
No início de seu mandato o presidente Lula aprovou a inclusão do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de história da África nas escolas públicas e particulares do país. Embora a decisão tenha sido comemorada, alguns pesquisadores ressaltam que existem obstáculos a serem ultrapassados para que a proposta se transforme em realidade. Essa avaliação é confirmada pela professora de história Ivanir Maia, da rede estadual paulista. "A maioria dos professores se orienta pelo livro didático para trabalhar os conteúdos em sala de aula. Nos livros de história, por exemplo, o negro aparece basicamente em dois momentos: ao falar de abolição da escravatura e no apartheid".
Paula Cristina da Silva Barreto é professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e faz questão de destacar que outro foco importante é a proposta de mudança na formação dos professores. “ É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história”.
Procure lendas africanas e histórias que tratem de diversidade. E conte para os seus alunos. Depois vamos fazer uma gincana cultural.
CAIXINHA DE SURPRESAS - A AMIZADE VAI VENCER! (Tema 21 de novembro)
Quando damos um presente a alguém, geralmente o fazemos porque gostamos ou porque esta pessoa fez aniversário. Certo? Nem sempre! Podemos dar um presente por um momento especial ou quando queremos homenagear um grupo ou uma pessoa. Que tal preparamos um surpresa para outro Ciep? Vamos preparar uma linda caixa com bilhetes dentro falando um pouco do seu Ciep, da sua vida. Será uma lembrança e vamos aumentar o elo entre as unidades. Vamos enfrentar esta missão?
Debate sobre valores materiais.
Geralmente, os presentes que damos são presentes materiais. Mas dar um presente a alguém pode ser muito mais do que dar uma camisa, uma bolsa ou um perfume a quem gostamos. Por exemplo:
• Elogiar alguém que precisa de palavras de incentivo é um presente. Você tinha noção disso?
• Oferecer ajuda a quem está doente ou necessitado também é um grande presente.
• Ajudar uma senhora a atravessar a rua é um BELO presente.
• Achar algo perdido na rua e devolver ao dono é um presente.
• Não jogar coisas no chão é um presente que damos a natureza.
• Pedir desculpas sinceras por algo que erramos também pode ser um presente a quem se sentiu ofendido.
Estes e tantos outros são presentes que esquecemos de oferecer aos outros.
Às vezes, porque estamos ocupados em prestar atenção em nossas próprios problemas ou por esquecemos que atos simples são importantes e representam AMOR.
Reclamamos tanto de um mundo violento e esquecemos que não falar palavras violentas também é um presente. Queremos tanto a paz no mundo em que vivemos, mas devemos nos lembrar que a paz é um presente que devemos semear todos os dias. Agora vamos preparar a nossa surpresa para os nossos amigos de outro Ciep. A coordenadora de sua unidade vai contar um pouco da unidade que nós vamos escrever e montar a caixa surpresa. Vamos caprichar!!!Vamos fazer o melhor. Não esqueça esse vai ser um presente bem legal e será uma forma de aumentar o seu conhecimento.