segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FOLCLORE - TEMA 21 DE AGOSTO DE 2010

BOTO DON DJAN DO AMAZONAS
Na mitologia amazônica encontramos o mito do "Boto Rosa" que possui a qualidade de emergir das águas do Rio Amazonas à noite e adquirir forma humana. De peixe, transforma-se em um rapaz cuja beleza, fala meiga e sedutora, magnetismo do olhar atraem irresistivelmente todas as mulheres. Por isso, toda a donzela era alertada por suas mães para tomarem cuidado com flertes que recebiam de belos rapazes em bailes ou festas. Por detrás deles poderia estar a figura do Boto, um conquistador de corações, que pode engravidá-las e abandoná-las. Ele também perseguia as moças, surpreendendo-as na roça e nos banhos nos rios.
O que diz a lenda: De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de lua cheia. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.

A LENDA DO SACI

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial. Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras. A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil.
Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato.

LOBISOMEM
A lenda do lobisomem teve origem na Europa e se espalhou por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo.
De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transforma-se em lobisomem em todas as noites em que a Lua apresenta-se nesta fase. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.
A lenda no Brasil
No Brasil (principalmente no sertão), a lenda ganhou várias versões. Em alguns locais dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transforma-se em lobisomem. Em outras regiões dizem que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem.

CURUPIRA
O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás.
A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da floresta". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.
Não podemos esquecer que as lendas e mitos são HISTÓRIAS criadas pela imaginação das pessoas. Portanto, não existem comprovações científicas sobre a existência destas figuras folclóricas.

Imprimir post

71 comentários:

  1. Belo tema! Não é muito original, mas nem precisa ser é variado e abre uma enormidade de atividades que podem ser desenvolvidas entre elas:
    Parlendas
    travalínguas
    literatura de cordel
    danças e comidas típicas
    etc etc etc...

    Vamos arrebentar!!!!
    espero sugestões e vou tentar postar algumas coisas durante a semana!

    abç a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. confirmando presença...

    abraço fraterno

    ResponderExcluir
  3. Presença confirmada no sábado...até lá.

    ResponderExcluir
  4. SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS FOLCLORICAS PARA A RECREAÇÃO:

    1 AMARELINHA


    Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.
    1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
    2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
    3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.

    4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.

    2 CABO DE GUERRA:

    Vamos precisar de uma corda. Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio. As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.
    Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.

    3 PASSAR ANEL:

    Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.
    Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.

    4 CABRA CEGA:

    Também conhecido por cobra-cega, pata-cega, galinha-cega. Todo mundo forma uma roda e fica de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem de agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a cabra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra, e a brincadeira começa de novo.

    5 BRINQUEDO DE ESCONDER

    Uma criança encosta-se a um muro de olhos fechados; as demais vão dando-lhe uma palmada dizendo:
    Maria Macundê
    Bate no ....
    E vai-te escondê.
    Cada um procura esconder-se da melhor maneira e do esconderijo grita:
    -"Já!". E a Mria Macundê sai a procura de suas companheiras. À primeira encontrada ela diz:
    -"Estica tica" e essa a substitui.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Confirmando a minha presença no proximo sábado. um grande abraço HENRIQUE

    ResponderExcluir
  7. Estarei enviando um email com um arquivo contendo varias musicas folcloricas para crianças! Bjus

    ResponderExcluir
  8. opa!!! vamos q vamos!!

    mais um sabado de alegria!!! festa!!! animação!!! e muitas brincadeiras!!!!

    mais certo q lobisomen em lua cheia!!!!

    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Presença confirmada!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa show de bola o tema. Vai fazer eu voltar no tempo. Quando era criança adorava as cantigas de roda e danças folclóricas. Através do TÚNEL DO TEMPO vou poder alegrar a criançada com minha experiência folcórica.
    Estarei presente com certeza.
    Um beijão a todos!!!

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa que gostava muito era as brincadeiras de ADIVINHAÇÃO, selecionei algumas para animar ainda mais nossas crianças
    *Por que o cachorro abana o rabo?
    (Porque o rabo não pode abanar o cachorro)
    *Por que o cachorro entra na igreja?
    (Porque encontra a porta aberta)
    *Tem barba e não é bode, tem dentes e não morde
    (Alho)
    *Qual a semelhança entre a nuvem e o chefe?
    (Quando eles somem, o dia fica lindo)
    *O que está em cima de nós?
    (O acento agudo)
    *Qual é o contrário de paixão?
    (Mãe-teto)
    *Para que se molha o pastel no leite?
    (Para beber leite "pasteurizado")
    *O que a esfera disse para o cubo?
    (Deixa de ser quadrado!)
    *O que é, o que é: quando você vê um, sabe que são dois, mas na verdade são três?
    (Quando uma mulher está grávida de gêmeos)
    *O que o canibal vegetariano come?
    (A planta do pé e a batata da perna)

    MAIS ALGUMAS BRINCADEIRAS:
    *Estátua
    Um grupo de crianças, escolhe-se o líder.
    Todos dançam e se mexem. Então, o líder grita:
    — Estátua!
    Ao ouvir a ordem, os participantes devem parar na posição em que se encontrarem e ficarem imóveis, sem ao menos rir.
    O líder inspeciona um por um, aquele que se mexe ou ri, sai da brincadeira.

    *Elefante colorido
    Espécie de pique ou pega-pega.
    A criança escolhida para ser o pegador diz que tem um elefante colorido.
    As outras perguntam:
    — Que cor?
    A perseguidora diz uma cor qualquer. Então, todas têm que correr e encostar em algo que tenha aquela cor.

    *Forca
    Jogado em dupla. O objetivo é adivinhar a palavra antes de ser enforcado.
    A primeira criança escreve em um papel tantos riscos quantas forem as letras da palavra escolhida. Ao lado, desenha a forca.
    Então, a segunda começa a dizer as letras. Se acertar, a desafiante escreve a letra escolhida no local (ou locais, caso apareça mais de uma vez) correspondente. Se errar, a primeira desenha um pedaço do corpo para ser enforcado.
    A brincadeira prossegue até que a criança acerte a palavra ou seja enforcada, neste caso, podendo pagar uma prenda combinada anteriormente.

    Sugiro também para a atividade de ARTES a repetição da atividade da confecção dos COLARES COLORIDOS DE MACARRÃO que mandei anteriormente no Dia do Índio. Quando a atividade foi desenvolvida com bastante aceitação.

    *Confecções de colares de índio.
    Material: macarrão canudo, tinta com cores diversas, barbante.
    Dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma quantidade de macarrão e uma tonalidade de cor, onde eles terão que pintar os macarrões.
    Expor os macarrões ao sol para secá-los.
    No segundo momento, misturar todos os macarrões pintados. Sentados em círculo, cada aluno receberá um cordão e fará o seu colar usando os macarrões colorido.

    ResponderExcluir
  12. Presença confirmada no sábado!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde equipe! Após uma grande perda que me fez faltar sábado dia 14/8, já mais conformada confirmo presença para este sábado. A equipe tem idéias muito boas e queria propor para as crianças da recreação criar uma rápida coreografia com as musicas folclóricas que a Vanessa vai enviar. Vai ficar legal!

    ResponderExcluir
  14. Estou feliz em estar de volta e o tema da semana é maravilhoso, visto que dá asas a imaginação, coisa que não falta ás crianças.
    Como disse o Tom, vamos q vamos!!!
    RSRSRS.

    ResponderExcluir
  15. Eae galera...
    De volta, passando para confirmar minha presença e dizer que o tema é super abrangente. Lendas e mitos fazem parte, ainda hoje da instrução dos pais...

    Sugiro a brincadeira do "Bento":

    "Bento, que Bento é o frade? - Frade!

    Na boca do forno. - Forno!

    Fazer um bolo. - Bolo.

    Tudo que seu mestre mandar...

    Faremos todos!!!"

    Ir buscar...(qualquer coisa que se mande...).
    O último a chegar pode ficar incumbido de imitar alguma lenda, podendo mostrá-los a riqueza de nosso folclore!!!

    Essa atividade pode fazer com que as oficinas interajam, a partir do momento que se peça algo relativa a outra oficina...

    Fica a sugestão...

    Uma adaptação, seria escalar as crianças para serem os mestres!

    Confirmando minha presença para sábado 21/08.

    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  16. OLÁ GALERA BOA NOITE!!!!!!!!

    INFELIZMENTE AINDA NÃO SERÁ NESTE SÁBADO Q ESTAREI DE VOLTA, AINDA ESTOU ME RECUPERANDO DA CIRURGIA, VOU RETIRAR OS PONTOS NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA, E SEM SER NESTE SÁBADO NO OUTRO ESTAREI DE VOLTA, FIRME E FORTE, ADOREI O TEMA DESTA SEMANA!!!!!

    UM GRANDE BJO A TODOS, FIQUEM COM DEUSSSS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá gente!
    Este tema realmente é mágico,então dá pra viajar!!!

    Uma atividade que faço com minhas crianças é a confecção do saci com formas geométricas, onde eles pintam, recortam e montam o serelepe com círculo, triângulo, retãngulo e colam no palito de picolé. Pode-se também levar desenhos de outros personagens folclóricos como o curupira e a mula-sem-cabeça montar diversos fantoches e organizar uma história coletiva ou teatrinho.

    *concurso de trava-línguas também é muito legal, além do resgate de brincadeiras como a amarelinha, pique-alto, brincadeiras de roda, elástico e outras.

    Outro dia brincamos no 198 de "Meus pintinhos venham cá" e eles adoraram!

    É isso aí gente, vamos soltar a imaginação!

    Beijos e presença confirmada!

    Obs.: Porém no dia 28 não poderei estar presente pois vou ficar fora do Rio por uma semana a trabalho.

    Alana

    ResponderExcluir
  18. Envie hoje a tarde, através de um amigo, um email com varias musicas folclóricas infantis, então gostaria de confirmar o recebimento deste email! Minha presença para este sábado esta confirmada!

    ResponderExcluir
  19. Renato coloca a promoção no ar. bjs. Ana Paula Costa.

    ResponderExcluir
  20. Este tema agitou a galera. Parabéns.
    Aproveito pra confirmar presença. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá galera!!!
    Esse para mim é um dos temas mais legais...Devemos realmente cultivar nossa cultura!!!
    Esse sábado vai ser com certeza um espetáculo!!!
    Presença confirmada!!!
    Beijossss para todos!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal! Venho confirmar a minha presença e do meu amigo Josinaldo. bjs Roberta

    ResponderExcluir
  23. Confirmando a Presença no dia 21/08/2010 no Ciep 306.

    ResponderExcluir
  24. FIM DE SEMANA NAS ESCOLASquarta-feira, 18 agosto, 2010

    LINDINHA.....
    CONFIRMANDO RECEBIMENTO EMAIL....
    OBRIGADO E CONTAMOS COM TODOS PARA FAZERMOS MAIS UM SÁBADO INESQUECÍVEL

    ResponderExcluir
  25. Galera vamos divulgar o projeto pelo blog , pelo twittwe e pelo orkut. conto com o apoio de vcs.
    Ana Paula Costa
    Endereço do twitter @apcostaFSE

    ResponderExcluir
  26. Oha eu aki....
    Passando para confirmar minha presença....
    Abraços....

    ResponderExcluir
  27. O tema é muito legal, pois não podemos deixar de manter o nosso folclore vivo na memoria das crianças. confirmo minha presença...
    Um abraço a todos>

    ResponderExcluir
  28. Galera vamos entra do no twiteer. O endereço é @apcostaFSE

    Temos que aumentar o número de seguidores nesta rede social também. Já falei várias vezes sobre este assunto....
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  29. teresinha confirma presença dia 21 de agosto no
    CIEP 306 deputado David Quindere.


    Valeu!!! Bjs...
    Teresinha Faria

    Quarta-feira, 18/08/2010

    ResponderExcluir
  30. Temas de setembro:
    Dia 4 - Independencia do Brasil e o rumo do nosso país nos próximos 4 anos.
    Dia 11- Construa com Sabedoria.
    Dia 18 - Dar e Receber.
    Dia 25 - Inicio da Primavera

    ResponderExcluir
  31. Agora só falta o twitter!!!! Parabéns Terezinha!!
    Beijos
    Tricia Lacerda

    ResponderExcluir
  32. Gente, a teimosa é a Ana Paula!!!! Ô bicha teimosa!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Gente entrar no twittter é mto facil !!!! É SÓ ENTRER NO SITE WWW.TWITTER.COM E APERTAR SIGN UP !!!!

    ResponderExcluir
  34. Presença confirmada galera!
    Beijos em todos!

    ResponderExcluir
  35. Presença confirmada!!!!
    Adoreii o tema!!! Vamos viajar esse final de semana... junto com as crianças!!!

    bju pra todos...

    ResponderExcluir
  36. Esse tema era o que eu mais gostava no tempo da escola...Ah!Que saudade...rsrs

    Folclore é um tema tão rico!Sábado será divertidíssimo!!

    Confirmo minha presença para sábado!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei o tema!!
    O resgate d cultura sempre é mto bom.As crianças parecem cada vez mais longe dessas delícias.
    Presença confirmada
    bjos Bia

    ResponderExcluir
  38. FOLCLORE, tudo de bom...
    Presença confirmada para Sábado.

    ResponderExcluir
  39. Presença confirmada!!!!!!!
    O tema deste sábado é ótimo para valorizarmos nossa cultura, que vem se perdendo.

    ResponderExcluir
  40. Presença confirmadaaaaaa. Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  41. Presença confirmada Michelle e Isis.
    Vamos bombar neste sábado , pois o tema abrange muitas atividades e brincadeiras as crianças vão adorar bjs.

    ResponderExcluir
  42. Nossa, esse tema é ótimo!!!
    Presença confirmada!!!
    Abraços
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  43. Confirmando minha presença para Sábado! Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  44. Confirmando minha presença sábadooo.....

    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Passando aki p confirmar minha presença e da minha amiga Marina...

    até sabado ...

    Beijinhoss...

    ResponderExcluir
  46. Presença confirma....abrção a todos

    ResponderExcluir
  47. Presença confirmada!!!

    Ass: IZabela

    ResponderExcluir
  48. Sei q a Adriana já confirmou minha presença, obrigada amiga. Mas estou passando pra confirmar a presença do Anderson tbm e fazer um elogio à Juliana (experiência q foi semana passada para o 207), ela realmente é muito eficiente!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  49. Presença confirmada...abçs e até lá.

    ResponderExcluir
  50. SÁBADO É ANIVERSÁRIO DO VASCO terei motivos a mais para estar animado. Presença confirmada.

    ResponderExcluir
  51. Minha presença também está confirmada. Com a Cruz de Malta no coração e muita alegria.

    ResponderExcluir
  52. Confirmo presença para sábado...
    Tema muito bom! Vamos dar valor ao que é nosso!!!
    Renata pára de onda, foi o Léo que falou pra vc falar do vasco neh? Aposto... rsrs.Saudações Rubro-Negras a vcs!

    ResponderExcluir
  53. Fazer um campeonato de trava- línguas com as crianças seria bem divertido!Um abraço para todos do projeto.Michelle já confirmou minha presença.Bjs

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Presença confirmada - Jorge Valdez e Maria Cecilia Rizzi.

    ResponderExcluir
  56. Léo e Renata, quero ver o Vascão de vocês depois de domingo. o Flusão vai arrebentar... Olêlê, olálá, o Deco vem aí e o bicho vai pegar...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  57. Pow Léo...
    O Vasco é folclóre mesmo...
    Tipo Lobisomem, Curupira, Sací e etc...
    Fica só na imaginação do povo...
    E Tricia não vai se animando muito não em...
    A decepção depois é triste...
    Não se esqueça da LDU...
    Rs*

    ResponderExcluir
  58. Nem vascão e nem flusão, time bom mesmo é o MENGÃOOOOO...hahaha...kkkkkk...

    Adorei as atividades deste sábado! Bjus galera

    ResponderExcluir
  59. Tricia é vira casaca. Ela era Mengão e mudou de lado depois de velha. Pode?
    Galera o time da elite e o Fogão. Fale sério!!!!

    ResponderExcluir
  60. Olêlê olálá o Deco vem aí e o bicho vai pegar... LDU é coisa do passado. O negócio agora é Campeonato Brasileiro!!!! Washington é matador, coração valente, guerreiro tricolor...Tô animada para o domingo!!! olêolê, olêolá, Conca, Conca.

    ResponderExcluir
  61. A tricia se acha......

    ResponderExcluir
  62. Não sou eu que me acho é o Flusão que tá demais minha gente!!!! Ô meu flusão, eu gosto de você...
    Vou cantar muito no Maraca...

    ResponderExcluir
  63. Bom,gostaria primeiramente de agradecer a todos pela oportunidade de fazer essas experiência no dia de hoje,achei o projeto muito bom e muito organizado em todas as partes desde os professores ( monitores ) aos coordenadores,as equipes da VAN e etc,agradeço a todos e um Ótimo FDS a todos.

    Desde já,grato
    marcel

    ResponderExcluir