Além de bonitinhos e divertidos, os animais ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade, a autoestima e os sentimentos das pessoas. Você sabia?
Quando temos a idéia de ter um bicho de estimação para muitos parece que o mundo vai acabar. Não é assim? Fala com seu pai, fala com sua avó, fala com sua mãe. Um empurra para o outro. A recusa normalmente é justificada pela expectativa de que o animalzinho será capaz de mudar a rotina de toda a família, sem contar que ninguém quer ser o responsáv el por tomar contar do animal quando ele é bebe. Mas especialistas em educação e psicologia afirmam que os benefícios da convivência entre a criança e o animal superam, e muito, as razões apontadas para não ter um bichinho em casa.
A psicóloga Natércia Tiba, especializada em crianças e adolescentes, afirma que o convívio com animais é muito saudável porque ajuda no processo de desenvolvimento da criança. A psicóloga explica que a criança irá exercitar o senso de responsabilidade. Além disso, passará a trabalhar seus sentimentos como a autoestima, a alegria, a tristeza, a frustração, a tolerância e a compreensão. Viu como é legal ter um animal em casa papai ou mamãe?
Há situações que tornam a presença de um animalzinho ainda mais indicada no lar. Nos casos em que os pais trabalham e os pequenos ficam muito sozinhos, o bicho de estimação faz companhia e estimula o desenvolvimento afetivo. O animal também ocupa um lugar de destaque na casa onde há irmãos que brigam muito: o bichinho torna-se o foco de atenção e proporciona um relacionamento mais saudável entre as crianças. Mas qual a idade ideal para iniciar este processo? De acordo com a especialista, a compra ou adoção de um animal de estimação vai depender do tipo de bicho escolhido. No caso do cachorro, por exemplo, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia. Nesta idade, os pequenos possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas do que é ou não permitido fazer. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
A especialista explica que cabe aos pais avaliar se a criança está pronta para ter um bichinho ou não. Para tanto, eles devem estar dispostos a ajudar nas tarefas e isso requer uma dose de paciência e de tolerância. Já as atividades mais simples devem ser atribuídas progressivamente aos pequenos. Entre outras funções, eles podem pentear o pêlo do animal ou colocar água no recipiente.
Conforme a criança amadurece, os pais podem e devem passar aumentar as responsabilidades.
Quando um animal de estimação não é uma boa idéia
A decisão de levar um animal de estimação para casa deve ser tomada por amor. O animal não pode ser tratado como um brinquedo. Ele ficará na sua casa. Não apenas por algumas horas e depois é largado pelos cantos. A psicóloga aponta que nem tudo será um mar de rosas na convivência com o animal, mas os pais devem usar justamente estes momentos para a educação dos filhos.
Na maioria das vezes, a criança vai gostar de estar ao lado do animal, mas também haverá situações em que pode sentir raiva. Isso pode ocorrer no caso do bichinho não a obedecer, fazer xixi fora do lugar ou morder suas coisas. Provavelmente, a primeira reação do pequeno será bater ou gritar. É nesta hora que os adultos devem interceder e explicar que o animal não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação.
Horas difíceis
Você nunca deve mentir para o seu irmão ou filho sobre doença ou morte do animal de estimação. Nunca diga que ele escapou ou simplesmente substituí-lo por outro. A criança precisa saber que todos os seres vivos morrem e é uma ótima chance de entender o ciclo da vida. Segundo a psicóloga Maria Tereza Costa todos nós perdemos durante a vida. É o jardim de infância que term ina. Os amigos que mudam. O jogo que não ganhamos. Se a criança não aprender que pode perder, não vai saber lidar com as situações difíceis quando os pais não estiverem por perto.
Que tema mais fofinhoooo!!! Tenho certeza que sera muito bem aceito...afinal quem nao gosta de um bichinho de estimacao (seja qual for!!!)
ResponderExcluirConfirmando a minha presença!!!
bjos
Experiência própria! Depois que ganhei uma cadelinha(Laila), o comportamento da minha filha mudou bastante. Até o relacionamento com as irmãs ficou mais afetivo. O único problema é que a Izabella vive toda arranhada! Rs.
ResponderExcluirConfirmo minha presença com esse tema belíssimo! As crianças irão amar! Bjs
Presença confirmada!!!
ResponderExcluirAiiii que tema maravilhoso...
ResponderExcluirVou adorar falar da minha experiências com meus bebes, até mesmo da que faleceu. Vai ser bom dividir com todos a minha experiência de ama-los como se fosse meus filhos de verdade e como foi difícil quando uma delas faleceu.
Com certeza as crianças vão adorar o tema!!!
E é claro que estarei lá pra ver a reação de cada um.
Bjuxx e uma ótima semana a todos!!!
Promoção: vale disney. Já Já...
ResponderExcluirPobre não tem nada, mas tem um monte de bichos. Eu tenho três cadelas, duas coelhas e um gato. Sou pobre de dinheiro mas rica em animais de estimação e sou muito feliz por isso. Não tem preço aquela recepção da chegada a minha casa: três cadelas na maior alegria só por que voltei da padaria!!!
ResponderExcluirPresença confirmada para o sábado.
Tenho 2 cachorrinhos que ja fazem parte da familia. SUGESTÃO: podemos confeccionar com as crianças mascaras de bichinhos, estou nviando algumas mascaras para o mail do projeto, caso a sugestão seja aproveitada! Bjus galera
ResponderExcluirOlá gente! Este tema realmente é muito fofo ainda mais que grande parte das nossas crianças tem um bichinho de estimação!
ResponderExcluirPresença confirmada para este sábado!!!!
Abraços.
Alana
Tema legal...todos temos ou tivemos algum animalzinho de estimação...devemos cuidar mt bem desses animais tão nobres e carinhosos...viva os animais!!
ResponderExcluirPresença confirmada no sábado!!
opa!!!
ResponderExcluirvamos q vamos!!
passando rapido,sabados firme forte!!
bjs em geral!!!
Tema legal!!! já tive vários animais, hoje tenho uma tartaruga e um beta.
ResponderExcluirPresença confirmada
JEFFERSON SILVA
ola! pessoal confirmo tb minha presença para sabado !! bjs roberta
ResponderExcluirconfirmando a presença! um abraço a todos...
ResponderExcluirPresença confirmada para sábado. Um abraço pra todos da equipe do projeto.
ResponderExcluirPresença confirmadíssima!!!
ResponderExcluirO tema é super legal e as crianças vão se divertir.
ResponderExcluirPresença confirmada sábado.
Tema bem diferente porém muito bom pq através deles podemos fazer uma reflexão com os nossos participantes, sobre respeitar a natureza, resposabilidade e entre outros a citados.
ResponderExcluirPresença confirmada no sábado!!!
Ah quero agradecer minha equipe por ter me escolhido como destaque do mês, isso só acontece por todos estão envolvidos no msm próposito.. adoro vcs..
bjos a todosss
Arrumar outro bichinho quando o atual morre pode até ser uma psicologia errada, mas dá certo,meu filho agora tem doze anos e já entende que os animais e as pessoas morrem, agora, explicar para uma criança de dois ou três anos é complicado principalmente qando estão em plena crise de choro por ter perdido o bichinho.
ResponderExcluirNo momento temos um cão viralata que adotamos e um gato também viralata que adotou a gente, é pensa o que os bichos também escolhem com quem querem viver!
Presença confirmada para este sábado!
ResponderExcluirAbraços.
Thianne Luz
Os Animais de estimação são como amigos que podemos contar a todo momento!!! Todos nós com certeza já tivemos um bichinho de estimação!!! Cuide bem dos animais!!!!
ResponderExcluirBeijossss galera!!!
Presença confirmadíssima para sábado, esse tema vai ser um arraso!!!
Boa noite galera, infelizmente nesse sábado ñ vou poder ir ao projeto, apareceram alguns problemas p/ resolver...abração a todos...e bom sábado
ResponderExcluirAdoreiiiiiii este tema e tenho certeza que as crianças irão gostar... Presença confirmadissima no sabado. Bjs da gorda com mto carinho Luana Sobrinho Silva
ResponderExcluirEU VOU!!!!!!
ResponderExcluirConfirmando presença no sábado...bjs e até lá.
ResponderExcluirAdorei o tema.....apesar de não ter animal de estimação....presença confirmada sábado!
ResponderExcluirBeijos!
Confirmando presença no sábado...bjs e até lá.
ResponderExcluirPassando para confirmar presença.Bjs
ResponderExcluirGostei do tema. Minha presença está confirmada.
ResponderExcluirPresença confirmada
ResponderExcluirPresença confirmada!
ResponderExcluirBjs...
Confirmo presença,
ResponderExcluirbjos
Passando pra confirmar a presença no dia 14/08/2010 e dizer que o Tema foi bem escolhido.....bjs
ResponderExcluirCiep 306..
Bruna Fagundes
Este tema é muito legal,porem eles começam como uns bichinhos de estimação e logo passam a fazer parte da fámilia e quando se vão, fazem a maior falta. Mais é sempre bom ter um , na minha casa temos uma Dobermam, que diga-se de passagem é muito doida.
ResponderExcluirestou comfirmando a minha presença no sábado, um grande abraço Henrique
Gostei do tema... já possui vários cachorros inclusive meu último esta viajando com meus pais claro que nos apegamois e sentimos saudades pois a vida deles é muita mais curta que a nossa enfim ...
ResponderExcluirConfirmada a presença de sábado!!!
Ass: Anderson Taboni Cardoso .
Galera vamos fazer bonito. E a promoção ainda vai rolar. Bjs. Ana Paula Costa.
ResponderExcluirPresença Confirmada para sábado dia 14/08.
ResponderExcluirBeijooos! Até lá!
Confirmadíssima minha presença neste sábado! Bjus
ResponderExcluirPresença confirmadíssima!Amei o tema!Bjs e um abraço para todos que participam deste projeto!
ResponderExcluirOpa,
ResponderExcluirPets sao tudo de bom!!
Presença confirmada!!
Presença confirmada com muito entusiasmo para trabalhar o tema, pois adoro animais e tenho certeza que será bem aceito pela galerinha.Um beijo grande para toda equipe e gostaria de saber se tem algum problema eu não comparecer no próximo dia 21 de agosto,pois estarei escalada para trabalhar no colégio onde leciono,será comemoração do dia dos pais.Simone
ResponderExcluirpresença confirmada de Tody, eu é que não estou muito bem, minha presença esta confirmada,caso não melhore até amanhã,posto outro comentário até meio dia, para que voces possam viabilizar outra monitora e não deixar a Anne e nem as crianças na mão. Obrigada!!
ResponderExcluirpresença confirmda para sabado.
ResponderExcluirPresença confirmada!!!
ResponderExcluirPresença confirmada!!!
ResponderExcluirprensença confirmada
ResponderExcluirbju
Presença confirma no sábado
ResponderExcluirbjão fike com Deus
CONFIRMANDO PRESENÇA!!!
ResponderExcluirABRAÇÃO PRA TODOS.. INTÉ
CARLOS LEANDRO
Olá...
ResponderExcluirConfirmando presença para amanhã...
Bjs a todos....
Presença confirmada amanhã...
ResponderExcluirabçs.
confirmando presença para amanhã!
ResponderExcluirgrande abraço a todos!
saudações alvinegras!
Uma sugestão de atividade que poderíamos realizar com as crianças seria dobraduras de rosto de gato e cachorro.Amanhã levaremos um modelo para explicar para a turma que desejar fazer com as crianças.Um grande abraço, Michelle e Isis
ResponderExcluirGalera entrem no twitter do projeto. @apcostaFSE
ResponderExcluirConfirmando presençaaaa!
ResponderExcluirAté sábado! Juliana!