segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bichos de Estimação - Tema 14 de agosto

Além de bonitinhos e divertidos, os animais ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade, a autoestima e os sentimentos das pessoas. Você sabia?
Quando temos a idéia de ter um bicho de estimação para muitos parece que o mundo vai acabar. Não é assim? Fala com seu pai, fala com sua avó, fala com sua mãe. Um empurra para o outro. A recusa normalmente é justificada pela expectativa de que o animalzinho será capaz de mudar a rotina de toda a família, sem contar que ninguém quer ser o responsáv el por tomar contar do animal quando ele é bebe. Mas especialistas em educação e psicologia afirmam que os benefícios da convivência entre a criança e o animal superam, e muito, as razões apontadas para não ter um bichinho em casa.
A psicóloga Natércia Tiba, especializada em crianças e adolescentes, afirma que o convívio com animais é muito saudável porque ajuda no processo de desenvolvimento da criança. A psicóloga explica que a criança irá exercitar o senso de responsabilidade. Além disso, passará a trabalhar seus sentimentos como a autoestima, a alegria, a tristeza, a frustração, a tolerância e a compreensão. Viu como é legal ter um animal em casa papai ou mamãe?
Há situações que tornam a presença de um animalzinho ainda mais indicada no lar. Nos casos em que os pais trabalham e os pequenos ficam muito sozinhos, o bicho de estimação faz companhia e estimula o desenvolvimento afetivo. O animal também ocupa um lugar de destaque na casa onde há irmãos que brigam muito: o bichinho torna-se o foco de atenção e proporciona um relacionamento mais saudável entre as crianças. Mas qual a idade ideal para iniciar este processo? De acordo com a especialista, a compra ou adoção de um animal de estimação vai depender do tipo de bicho escolhido. No caso do cachorro, por exemplo, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia. Nesta idade, os pequenos possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas do que é ou não permitido fazer. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
A especialista explica que cabe aos pais avaliar se a criança está pronta para ter um bichinho ou não. Para tanto, eles devem estar dispostos a ajudar nas tarefas e isso requer uma dose de paciência e de tolerância. Já as atividades mais simples devem ser atribuídas progressivamente aos pequenos. Entre outras funções, eles podem pentear o pêlo do animal ou colocar água no recipiente.
Conforme a criança amadurece, os pais podem e devem passar aumentar as responsabilidades.


Quando um animal de estimação não é uma boa idéia
A decisão de levar um animal de estimação para casa deve ser tomada por amor. O animal não pode ser tratado como um brinquedo. Ele ficará na sua casa. Não apenas por algumas horas e depois é largado pelos cantos. A psicóloga aponta que nem tudo será um mar de rosas na convivência com o animal, mas os pais devem usar justamente estes momentos para a educação dos filhos.
Na maioria das vezes, a criança vai gostar de estar ao lado do animal, mas também haverá situações em que pode sentir raiva. Isso pode ocorrer no caso do bichinho não a obedecer, fazer xixi fora do lugar ou morder suas coisas. Provavelmente, a primeira reação do pequeno será bater ou gritar. É nesta hora que os adultos devem interceder e explicar que o animal não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação.
Horas difíceis
Você nunca deve mentir para o seu irmão ou filho sobre doença ou morte do animal de estimação. Nunca diga que ele escapou ou simplesmente substituí-lo por outro. A criança precisa saber que todos os seres vivos morrem e é uma ótima chance de entender o ciclo da vida. Segundo a psicóloga Maria Tereza Costa todos nós perdemos durante a vida. É o jardim de infância que term ina. Os amigos que mudam. O jogo que não ganhamos. Se a criança não aprender que pode perder, não vai saber lidar com as situações difíceis quando os pais não estiverem por perto.


Imprimir post

53 comentários:

  1. Que tema mais fofinhoooo!!! Tenho certeza que sera muito bem aceito...afinal quem nao gosta de um bichinho de estimacao (seja qual for!!!)
    Confirmando a minha presença!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Experiência própria! Depois que ganhei uma cadelinha(Laila), o comportamento da minha filha mudou bastante. Até o relacionamento com as irmãs ficou mais afetivo. O único problema é que a Izabella vive toda arranhada! Rs.
    Confirmo minha presença com esse tema belíssimo! As crianças irão amar! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aiiii que tema maravilhoso...
    Vou adorar falar da minha experiências com meus bebes, até mesmo da que faleceu. Vai ser bom dividir com todos a minha experiência de ama-los como se fosse meus filhos de verdade e como foi difícil quando uma delas faleceu.
    Com certeza as crianças vão adorar o tema!!!
    E é claro que estarei lá pra ver a reação de cada um.

    Bjuxx e uma ótima semana a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Promoção: vale disney. Já Já...

    ResponderExcluir
  5. Pobre não tem nada, mas tem um monte de bichos. Eu tenho três cadelas, duas coelhas e um gato. Sou pobre de dinheiro mas rica em animais de estimação e sou muito feliz por isso. Não tem preço aquela recepção da chegada a minha casa: três cadelas na maior alegria só por que voltei da padaria!!!
    Presença confirmada para o sábado.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 2 cachorrinhos que ja fazem parte da familia. SUGESTÃO: podemos confeccionar com as crianças mascaras de bichinhos, estou nviando algumas mascaras para o mail do projeto, caso a sugestão seja aproveitada! Bjus galera

    ResponderExcluir
  7. Olá gente! Este tema realmente é muito fofo ainda mais que grande parte das nossas crianças tem um bichinho de estimação!

    Presença confirmada para este sábado!!!!
    Abraços.

    Alana

    ResponderExcluir
  8. Tema legal...todos temos ou tivemos algum animalzinho de estimação...devemos cuidar mt bem desses animais tão nobres e carinhosos...viva os animais!!

    Presença confirmada no sábado!!

    ResponderExcluir
  9. opa!!!
    vamos q vamos!!

    passando rapido,sabados firme forte!!
    bjs em geral!!!

    ResponderExcluir
  10. Tema legal!!! já tive vários animais, hoje tenho uma tartaruga e um beta.
    Presença confirmada
    JEFFERSON SILVA

    ResponderExcluir
  11. ola! pessoal confirmo tb minha presença para sabado !! bjs roberta

    ResponderExcluir
  12. confirmando a presença! um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  13. Presença confirmada para sábado. Um abraço pra todos da equipe do projeto.

    ResponderExcluir
  14. O tema é super legal e as crianças vão se divertir.
    Presença confirmada sábado.

    ResponderExcluir
  15. Tema bem diferente porém muito bom pq através deles podemos fazer uma reflexão com os nossos participantes, sobre respeitar a natureza, resposabilidade e entre outros a citados.
    Presença confirmada no sábado!!!
    Ah quero agradecer minha equipe por ter me escolhido como destaque do mês, isso só acontece por todos estão envolvidos no msm próposito.. adoro vcs..
    bjos a todosss

    ResponderExcluir
  16. Arrumar outro bichinho quando o atual morre pode até ser uma psicologia errada, mas dá certo,meu filho agora tem doze anos e já entende que os animais e as pessoas morrem, agora, explicar para uma criança de dois ou três anos é complicado principalmente qando estão em plena crise de choro por ter perdido o bichinho.
    No momento temos um cão viralata que adotamos e um gato também viralata que adotou a gente, é pensa o que os bichos também escolhem com quem querem viver!

    ResponderExcluir
  17. Presença confirmada para este sábado!
    Abraços.
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  18. Os Animais de estimação são como amigos que podemos contar a todo momento!!! Todos nós com certeza já tivemos um bichinho de estimação!!! Cuide bem dos animais!!!!
    Beijossss galera!!!
    Presença confirmadíssima para sábado, esse tema vai ser um arraso!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite galera, infelizmente nesse sábado ñ vou poder ir ao projeto, apareceram alguns problemas p/ resolver...abração a todos...e bom sábado

    ResponderExcluir
  20. Adoreiiiiiii este tema e tenho certeza que as crianças irão gostar... Presença confirmadissima no sabado. Bjs da gorda com mto carinho Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  21. Confirmando presença no sábado...bjs e até lá.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o tema.....apesar de não ter animal de estimação....presença confirmada sábado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Confirmando presença no sábado...bjs e até lá.

    ResponderExcluir
  24. Passando para confirmar presença.Bjs

    ResponderExcluir
  25. Gostei do tema. Minha presença está confirmada.

    ResponderExcluir
  26. Presença confirmada

    ResponderExcluir
  27. Confirmo presença,
    bjos

    ResponderExcluir
  28. Passando pra confirmar a presença no dia 14/08/2010 e dizer que o Tema foi bem escolhido.....bjs
    Ciep 306..
    Bruna Fagundes

    ResponderExcluir
  29. Este tema é muito legal,porem eles começam como uns bichinhos de estimação e logo passam a fazer parte da fámilia e quando se vão, fazem a maior falta. Mais é sempre bom ter um , na minha casa temos uma Dobermam, que diga-se de passagem é muito doida.
    estou comfirmando a minha presença no sábado, um grande abraço Henrique

    ResponderExcluir
  30. Gostei do tema... já possui vários cachorros inclusive meu último esta viajando com meus pais claro que nos apegamois e sentimos saudades pois a vida deles é muita mais curta que a nossa enfim ...

    Confirmada a presença de sábado!!!

    Ass: Anderson Taboni Cardoso .

    ResponderExcluir
  31. Galera vamos fazer bonito. E a promoção ainda vai rolar. Bjs. Ana Paula Costa.

    ResponderExcluir
  32. Presença Confirmada para sábado dia 14/08.

    Beijooos! Até lá!

    ResponderExcluir
  33. Confirmadíssima minha presença neste sábado! Bjus

    ResponderExcluir
  34. Presença confirmadíssima!Amei o tema!Bjs e um abraço para todos que participam deste projeto!

    ResponderExcluir
  35. Opa,
    Pets sao tudo de bom!!
    Presença confirmada!!

    ResponderExcluir
  36. Presença confirmada com muito entusiasmo para trabalhar o tema, pois adoro animais e tenho certeza que será bem aceito pela galerinha.Um beijo grande para toda equipe e gostaria de saber se tem algum problema eu não comparecer no próximo dia 21 de agosto,pois estarei escalada para trabalhar no colégio onde leciono,será comemoração do dia dos pais.Simone

    ResponderExcluir
  37. presença confirmada de Tody, eu é que não estou muito bem, minha presença esta confirmada,caso não melhore até amanhã,posto outro comentário até meio dia, para que voces possam viabilizar outra monitora e não deixar a Anne e nem as crianças na mão. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  38. Presença confirmada!!!

    ResponderExcluir
  39. Presença confirma no sábado
    bjão fike com Deus

    ResponderExcluir
  40. CONFIRMANDO PRESENÇA!!!
    ABRAÇÃO PRA TODOS.. INTÉ
    CARLOS LEANDRO

    ResponderExcluir
  41. Olá...
    Confirmando presença para amanhã...
    Bjs a todos....

    ResponderExcluir
  42. Presença confirmada amanhã...
    abçs.

    ResponderExcluir
  43. confirmando presença para amanhã!
    grande abraço a todos!
    saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
  44. Uma sugestão de atividade que poderíamos realizar com as crianças seria dobraduras de rosto de gato e cachorro.Amanhã levaremos um modelo para explicar para a turma que desejar fazer com as crianças.Um grande abraço, Michelle e Isis

    ResponderExcluir
  45. Galera entrem no twitter do projeto. @apcostaFSE

    ResponderExcluir
  46. Confirmando presençaaaa!

    Até sábado! Juliana!

    ResponderExcluir