quinta-feira, 9 de junho de 2011

Viva Diversidade dos Esportes



O que alguns professores devem melhorar nas aulas de educação física é com relação aos esportes oferecidos. É preciso diversificar!
Não devemos limitar o nosso trabalho somente no futebol para os meninos e queimado para as meninas. Não podem difundir a exclusão. Se você reduzir o Esporte apenas ao Futebol e ao queimado você reduz o número de participantes. Alguns ficam com medo e outros com vergonha de não saber jogar.
É importante que a disciplina vá ao encontro dos interesses do aluno. Devemos inserir outras modalidades esportivas como o atletismo, dança, capoeira e não desenvolver somente os conteúdos mais populares.
 A aula de Educação Física é  um bom momento para se  aproximar  dos alunos. A função do educador é conseguir que todos participem das atividades esportivas. É importante a integração de todos os participantes.
Precisamos enxergar a Educação física como prioridade e perceber a importância dela nas escolas. A valorização dessa matéria pode ajudar a combater a obesidade e o sedentarismo.

Gabriele Bicalho
Imprimir post

7 comentários:

  1. Concordo,
    Devemos tirar essa imagem do professor de Educação Física, que são conhecido por alguns como "rola-bola", temos conteúdos e devemos saber lidar com a diversidade.
    Devemos aproveitar essa relação mais próxima com aluno para agrega o mesmo valores através de nossas aulas utilizando temas transversais, fazer com que esse aluno se torne um ser critico da sociedade e só iremos conseguir isso, se utilizamos todos o leque de atividades diferencia que a disciplina nos dispõe, como exemplo uma das mais simples das atuações do professor de colocar uma atividade que todos possam participar coletivamente sem o desejo feros pela vitoria e ao fim comentar que só foi possível graças a todos e suas diferenças... o professor acabou de contribuir para uma consciência não discriminatória (bullying) entre outras...
    Luto por uma Educação Física mais valorizada, só depende de nos professores.

    ResponderExcluir
  2. O Bom educador é aquele que seduz para a Educação escolar o educando com a sua disciplina. E o professor de educação física tem o papel fundamental na integração dos alunos na relação sócio-educacional. É na educação que os alunos além de interagirem com o professor, interagem tb com os outros alunos (colegas). Momento dos alunos entenderem regras, e noção de civilidade compreendendo direitos e deveres, respeitando o Ser Humano.
    O esporte junto com a educação é a salvação dessa e de qualquer geração. É o caminho que o tirará do mundo do crime e da violência...
    Neemias Martins

    ResponderExcluir
  3. Faço minha as palavras ditas nos comentários acima!
    A educação física é uma disciplina completa, que trabalha a criança em seus aspectos cognitivo, afetivo-social e motor. Nós professores de educação física devemos aproveitar, essa relação de confiança e proximidade, que nossa disciplina nos permite ter, para através do diálogo estar transmitindo a todos os educandos conceitos importantes como, respeito, ética, colaboração e etc! Além é claro dos fundamentos básicos de cada esporte!!!
    "O saber entra pelos sentidos e não somente pelo intelecto". (Frei Betto)
    Somente através da educação construiremos um mundo mais justo!!!
    Beijosss no S2 de todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou um grande apaixonado pelos esportes, e acredito que através destes sejá possível construir e resgatar vidas.
    Abraço à todos

    ResponderExcluir
  5. Oi galera estive fora por algumas semanas,já que estávamos realizando o evento do Projovem Adolescente. Esta semana teremos assuntos novos e conto com a participação de tds.
    Um grande beijo para todos os amigos da família FDS.

    ResponderExcluir
  6. Oi genteeeeee...quanta saudadeeeeeee...Gabi vc esta de parabens com os textos, e na minha opinião o esporte é muito importante na vida das crianças carentes, é um meio de atrair as crianças para a escola, é uma disciplina que ajuda o desenvolvimento fisíco e lógico!!! 1000 bjus da Lindinhaaaaa...rs

    ResponderExcluir
  7. Esse assunto é bem polêmico. Todos falam bem bonito desse assunto, mas na prática é bem diferente. Acho que temos que fazer o melhor para as nossas crianças, sempre passando o que é certo e errado, passando valores e muita educação. Igual faziamos quando o projeto estava na ativa, sempre visavamos o melhor para os mais interessados, as crianças e adolescentes. Saudades de ensinar e passar coisas boas e saudaveis aos participantes do projeto.
    Um beijo enorme a equipe FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS e em especial aos participantes.

    ResponderExcluir