sábado, 9 de abril de 2011

Para reflexão


Os próximos dias serão de luto, no Rio de Janeiro e no Brasil, mas também será um momento de reflexão. Já passou da hora da sociedade pensar e avaliar que Escola queremos para nossos filhos. Não adianta pensar somente na melhoria da qualidade do ensino. É claro que este ponto é fundamental para tirar o Rio de Janeiro da situação que se encontra, mas é fundamental parar para olhar o aluno como um todo.
As imagens de tristeza, choro, flores, cartazes na porta da escola e as pétalas de rosas jogadas hoje durante os enterros ficarão na nossa memória por muito tempo.
O que não pode acontecer é que este fato terrível caia no esquecimento.
Viver o luto é necessário, mas temos que unir sociedade e governo para criar um novo método de Educação, onde o centro seja o Ser Humano.
Ana Paula Costa
Imprimir post

24 comentários:

  1. BOM DIA FAMILIA!!!

    AQUI ESTOU TBM PARA LAMENTAR O ACONTECIDO DESTA SEMANA,É MUITO TRISTE SABER Q EM NOSSAS ESCOLAS ONDE SERIA UM LUGAR DE PAZ ACONTECE ESTA ENORME VIOLENCIA,ESPERO QUE OS GOVERNANTES OLHEM MELHOR PARA O NOSSO TRABALHO Q É DE RECEBER ESTAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES Q NAO TEM CARINHO EM SUAS CASAS, NAO TEM AMIGOS, NAO TEM ALEGRIA.E COM A PARTICIPAÇÃO DO NOSSO PROJETO PASSA A SE SENTIR MAIS FORTE POIS SABEM Q EM NOSSAS ESCOLAS SEMPRE ESTARA UM PROFESSOR DE BRAÇOS ABERTO.

    UM OTIMA SEMANA PARA TODOS.

    VAMOS Q VAMOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Tom,
    Nosso trabalho tinha esssa função. Isso me deixa mais triste. Sabemos que existem várias criañças que precisam de atenção. A educação vai além do aprender a ler e escrever.
    Bjs.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  3. É lamentável acontecer algo que faça todos pararem para refletir sobre a educação, infelizmente o acontecido retrata uma educação precária em que vivemos, nos deparamos com acontecimentos em outros paises parecidos e agora em noso país, precisamos acordar e mostrar para essa nova geração que não é atraves do desespero que devemos agir e sim através do sentimento chamado amor, precisamos nos concientizar que o Brasil precisa de mais amor, a educação necessária sem o amor não valerá, peço a Deus força a todas as famílias, chorei muito ao me deparar com essa drama e analizo até o meu papel dentro dessa sociedade, o qeu podur fazer na minha área para ajudar ajudarei!!!!!

    Força Realengo!!!!
    Deus é com vcs!!!!!

    bjus a todos do blog.

    Anderson Taboni

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos, nunca imaginei ter que falar sobre algo tão triste, logo eu que faço da alegria o meu estilo de vida, sempre com umsorriso no rosto mas nessa semana foi diferente, me peguei chorando, a dor de pais e irmãos avós e avôs pelos seus entes que que de uma forma tão dura foram impedidos de continuar sua história nessa terra, na hora tive raiva, nojo e vontade de fazer o mesmo com assassino, mas parei e católico que sou, rezei pelas crianças e por aquele rapaz que por um momento de descontrole acabou com a sua vida e de inumeras famílias, so tenho uma coisa a pedir a todos paz, calma, sabedoria e respeito pelo próximo.
    Alegam que o motivo foi Bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, sendo esse ou não crianças por favor entendam que Deus criou cada ser humano de um jeito só dele, e que isso possa nos agradar ou não temos que aceitar as diferenças, negros, brancos, homem, mulher, homosexuias não importa todos merecem ser respeitados, pois o que para a gente não parace nada para o outro pode ser algo doloroso e que provoque atitudes nunca imaginadas.
    Espero nunca mais ter que falar coisas ruins aqui no blog, pensem em tudo que o projeto pregava a amizade, paz educação e respeito pois assim seremos cidadões mais unidos e felizes!!!!!
    um mega beijo no coração de todos!!
    tio JEFFERSON do 386
    ainda voltaremos a trabalhar juntos, para minimizar as dores do dia dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá galera!!!
    Não possuo nenhum tipo de duvida de que o projeto Fim de Semana Nas Escolas trabalha a criança integralmente, observando o intimo de cada participante, para que no caso de alguma criança possuir necessidade aparente, essa possa ser solucionada, construindo assim adultos centrados, que aprenderam a socializar, respeitando o próximo e o mundo!!!
    O projeto FDS reconstruiu a vida de muitas crianças e jovens cariocas, retirando-os da vida do crime, reabilitando crianças usuárias de drogas, e solucionando problemas familiares, eu mesma presencie muitos trabalhos como esses!!!
    Com essa tragédia que aconteceu em Realengo fica claro que o FDS deve voltar urgentemente, para que novos acontecimentos como esse possam ser evitados!!!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  6. E aí pessoal!
    Essa tragédia que aconteceu em Realengo foi realmente inexplicável, não existem palavras para explicar a tristeza que nos educadores estamos sentindo neste momento. Por isso torço pela volta do projeto, para que fatalidades como esta seja evitada, já que educar é o objetivo central do Projeto Fim de Semana Nas Escolas.
    Abraços para geral!

    ResponderExcluir
  7. Fim de Semana nas Escolassegunda-feira, 11 abril, 2011

    Encaminho. Vale a leitura. Ainda falta muito para se falar sobre Realengo. Vide abaixo.
    Bjs



    Considero a terrível tragédia inexplicável num primeiro momento. Momento de perplexidade e tristeza profunda da coletividade. Com o tempo precisaremos examinar os fatos e as responsabilidades que , ao longo dos anos, a sociedade tem para com suas crianças e jovens. Isso porque nossa missão será refletir e reavaliar a fim de evitar novas tragédias. Armas e munição são oferecidas com fartura e bom preço. O que ou qual poder econômico estaria por trás de tal consumo desenfreado? Igrejas que recebem pessoas desequilibradas e acabam por alimentar fanatismos. O que poderiam fazer essas mesmas instituições para encaminhar o problema de forma adequada? Famílias desinformadas e desamparadas pela saúde pública e que não conseguem uma orientação e diagnóstico mais precoce e pontual. Onde está o serviço público de qualidade? Onde está o ESTADO no seu papel de garantir acesso aos serviços básicos de saúde, segurança e educação? E por fim, o mais grave problema (no meu humilde entendimento) : O papel da ESCOLA. Como um menino calado, que não abria a boca, que não tinha amigos, que não olhava nos olhos, que era motivo de provocações constantes dos colegas de turma (dito pelos próprios), que tinha interesses persistentes por temas de guerra, que sempre ficou sozinho na hora do recreio durante anos, que tinha um andar desajeitado e era considerado esquisito, como esse menino passou anos frequentando diariamente a Escola e ninguém orientou e cobrou dessa família uma investigação psiquiátrica atenta? Como nenhum professor o abordou de forma mais efetiva, pois aluno que não fala não dá trabalho mas também não produz, não desenvolve-se, não atinge objetivos no âmbito social e interacional. Como uma ex professora deste aluno declarou achar normal os adolescentes diferentes e esquisitos serem motivo de perseguições pelos colegas? Ouvi a fala desta ex professora neste sábado na TV: " adolescentes gostam de bagunça e pegam no pé dos que são diferentes. Isso é normal nessa idade" !!!!!!?????? Fico pensando qual o papel real da ESCOLA. É lá que nossos jovens passam metade de suas vidas. É lá que o exercício da relação com o outro se dá diariamente.
    O que faremos com nossos doentes mentais? Isolaremos na torre do castelo como na Antiguidade ou na Idade Média? Precisamos enfrentar firmemente o problema e buscar soluções nas várias esferas institucionais.
    O momento é de extremo pesar e solidariedade para com essas mães e pais que perderam de forma brutal seus filhos inocentes e no início da vida. Mas nada poderá passar sem uma reflexão profunda para todos nós, que somos parte integrante desse sistema, a fim de transformarmos nossa sociedade em uma sociedade mais justa, humana e responsável pelos seus jovens.

    Um abraço
    DENISE MOURA - Professora

    ResponderExcluir
  8. """ THE TRAGEDY IN THE SCHOOL""" HÁ HUM MILHÃO DE ANOS ATRÁS, UM DEPUTADO FEDERAL CHAMADO AMARAL NETO - DEFENDIA A IDÉIA DA INSTAURAÇÃO, MANUTENÇÃO E APRIMORAMENTO DA LEI DA """PENA DE MORTE NO BRASIL""",..... COITADO,..... MORREU DE MORTE NATURAL E NÃO VÍU SEU PROJETO SEQUER SER AVALIADO SERIAMENTE,... ÓBVIO,... INTERESSES EXCUSOS A SERVIÇO DOS MAFIOSOS QUE SEMPRE DOMINARAM BRASÍLIA,... AGORA VEMOS NA TV DISCREPANCIAS COMO ESSA, SALTA AOS NOSSOS OLHOS, ESTARRECIDOS DE TANTA INSENSIBILIDADE E CRUELDADE,...
    - ÁH SE TIVESSEM OUVIDO O DEP. AMARAL NETO, SÓ TEM UMA COISA QUE BANDIDOS E MALUCOS TEMEM: A MORTE !!!
    - MAS NO CASO DESSE TRESLOUCADO, NEM A MORTE CERTA PREMEDITADA POR ELE PRÓPRIO, CONSEGUÍU DESVIAR BALAS CERTEIRAS DOS CORPOS DE ANJOS INOCENTES !!!!!

    ResponderExcluir
  9. NAo e com pena de morte que vamos resolver uma questão séria como essa. Será com uma política de Educacao que inclua o estudante como um todo na escola. Que compreenda que somos diferentes e que não podemos ser vistos apenas como estatísticas para melhorar o ensino do Estado e sim trabalar a família/escola/aluno.
    Quando o FDS estava funcionando uma de nossas missões era de ter um olhar diferente para cada participante e compreender um pouco mais da sua vida e de suas atitudes.

    ResponderExcluir
  10. O Projeto FDS desenvolve não apenas atividades pedagógicas,mas temas que envolvem a conscientização e o respeito pelo próximo.
    Os participantes encontravam sempre carinho e afeto no nosso projeto e devem estar sentindo falta,pois eu sinto muitas saudades de todos que participavam, além da equipe sensacional,que conquistei neste projeto e que se tornou muito especial para mim e certamente para muitos adultos, crianças e adolescentes.
    Projetos com a bagagem do FDS devem existir em todos os bairros e cidades, pois proporcionam uma nova realidade na vida de seus participantes.
    Um grande abraço para toda a família FDS

    ResponderExcluir
  11. Olá amigos!
    Nesta semana infelizmente presenciamos um terrível ato de violência dentro da escola. Todos nós estamos comovidos, abalados e com interrogações do tipo: O que a escola representa para a criança e o jovem do nosso país? O que podemos fazer para mudar o triste quadro da educação brasileira? Como trabalhar com nossos alunos questões como o buling? Sabemos que uma andorinha só não faz verão, mas pode contribuir de alguma forma. Assim foi e continuará sendo o nosso projeto FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS, que com amor e dedicação de uma equipe composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, artesanto, dança e afins dá sua contribuição para amenizar o problema tão agravante da educação, eo melhor: tudo isso de forma divertida e lúdica.
    Não vamos deixar morrer este ideal, todos juntos por uma educação de qualidade!!!

    Abraços a todos.

    Alana

    ResponderExcluir
  12. From: Débora Ribeiro de Almeida


    Precisou acontecer uma tragédia para todos a sua volta acordarem para o problema, que não era só dele e sim da família, da escola e do estado. Mais uma vez fica provado que não devemos delegar parte da educação dos nosso filhos à escola. Lá, a preocupação é dar contéudo, os alunos decorarem esse conteúdo, fazerem uma prova e tirar uma nota razoável para ser aprovado. Apoio pedagógico e psicológico não existem. Não existem também professores atentos.
    Existe, sim, professores cumpridores de pesada carga horária, que já tem os seus problemas pessoais e não estão ali para olhar para o outro. Essa é a nossa escola, seja ela pública ou particular. As notas é que valem e não o indivíduo e suas características. a pergunta é: Como mudar isso? Temos que nos humanizar mais. Acho que estamos todos muito automatizados nas nossa ações diárias. A escola tem que ser mais humanizada, a saúde tem que ser mais humanizada, as relações do dia a dia têm que ser mais humanizadas. A verdade é que ninguém presta mais atenção em ninguém, o esquisito, o apelo, tudo passa batido, porque a vida continua, temos horários a cumprir e assim vamos vivendo, de tragédias em tragédias.

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos do fim de semana nas escolas, como todos já falaram é lamentavel esse acontecido na escola do rio. Onde o nosso projeto tinha uma funçao de educar, ensinar, dar carinho a todas as crianças e pais que ali passavam. Nao esta acontencendo mais, um projeto de tal importancia onde tinha profissional de todas as areas atendendo a todos.E fundamental que esse projeto volte para dar um aparato melhor a nossas crianças elas precisam. Um grande bj com saudades a todos. Monique

    ResponderExcluir
  14. Estamos todos ciente da necessidade que as escolas,as famílias e os alunos precisam. Não podemos esquecer que dependemos da vontade política de nossos governantes em resgatar novamente o nosso PROJETO FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS. O trabalho executado nas comunidades era de suma importância, tínhamos um mapeamento da problemática o tempo todo, e de imediato era resolvido. É fundamental o retorno desse projeto. Nós que trabalhamos na ponta sabemos da sua grande importância. Saudade dessa grande equipe FDSE.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito triste com isso que aconteceu na escola em Realengo, pq estudo em um CIEP, e poderia ter sido comigo.
    Saudades dos tios.
    Queria muito que o projeto voltasse

    ResponderExcluir
  16. Minha esperança é que com esse acontecimento, as pessoas se conscientizem do quanto o bulyng é prejudicial na vida e na mente de algumas pessoas. Assisti no Domingo Espetacular uma matéria na qual mostraram vários casos iguais a esse, que ocorreram nos EUA, Alemanha e outros países, de rapazes que também foram humilhados na escola e depois de algum tempo voltaram para cometerem um massacre. Como se estivessem se vingando daqueles que o maltrataram na época em que estudavam.
    Acho também que a escola deveria ter dado mais atenção ao Wellington, deveria ter sido assistido pela assistente social ou psicóloga, fica um alerta as escolas, no sentido de prestarem mais atenção no comportamento dos alunos e dar assistência aqueles que necessitarem.
    Bjs,
    Mary.

    ResponderExcluir
  17. Pensar sobre o que aconteceu só nos leva a um sentimento de tristeza, por um ato agressivo contra crianças inocentes. Em alguns lugares aonde eu recebi informações sobre o caso, falavam sobre ele ser um psicopata, ou seja, uma patologia, algo que quando não tratado se mostra totalmente nocivo e esse autor dessa barbaridade ainda sofria de atos de bullyng que afirma que quando não olhamos nossos alunos e tentamos orienta-los ou ajuda-los quando necessário deixamos eles sujeito a cometer tais atos quando somado a vários outros fatores. Acredito que quanto mais próximos ficar-mos dos nossos alunos, poderemos ter uma chance de esses atos cruéis não venham acontecer novamente. Que pelo menos após essa tragédia, possamos retirar algo positivo, não queremos perder mais crianças.

    ResponderExcluir
  18. Não tem palavra que possa expressar o acontecimento da ultima semana....com certeza irá ficar presente na nossa mente como um fato lamentavél....Imagino como as crianças podem ficar tranquilas hoje dentro daquele colégio....Temos que lutar para uma sociedade mais unida....não podemos apenas falar de bullyng, pois o que esse assassino fez não tem explicação....fica aqui um sentimento de muita tristeza....
    E o nosso projeto vem a cada dia para mostrar que o nosso trabalho não era apenas um lazer para as crianças, trabalhamos também o psicológico de cada uma das crianças que tinhamos o prazer de receber!!!!
    Saudades de poder levar um pouco de amor, sabedoria,atençao para cada um integrante do projeto!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Para o participante que pediu que o proj novamente só posso dizer que não depende de nós. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que como a maioria estou muito chocada com os últimos acontecimentos. Achava que mesmo ainda precário, o ambiente escola ainda era um local seguro e livre da violência. Pois não foi isso que vimos, e pelo contrário, pois é nela que construímos a cidadania e também deixamos aforar a exclusão. Lamento pelos que se foram e por quem os levou...afinal nessa matemática somamos sofrimento e subtraímos vidas cheias de sonhos...

    ResponderExcluir
  21. Nossa galera!! fiquei muito triste com o ocorrido desta semana. Imaginem a dor desses pais que perderam seus filhos de maneira cruel, peço muito a Deus que conforte o coração de cada familia e também dizer que tudo isso que está acontecendo no mundo como um todo, é o final dos tempos como diz na bíblia, que o amor de muitos se esfriarão. Devemos olhar para tudo isso que aconteceu e pedir a graça de Deus, para enfrentar as adversidades, com o amor e carinho e não combater o mal com o mal,quero poder levar vida a essas crianças, esperança de paz, amor, alegria e que os nossos governantes olhem para os projetos educacionais e que não deixem de investir no futuro do nosso país que são as nossas crianças.

    ResponderExcluir
  22. sergio felipe , aos amigos educadores do fds nas escolas , tenho uma grande tristeza em relatar que somos pais de muitas crianças e até mesmo confidentes de seus desejos ,principios e sonhos ,muitos acreditam que foi um caso de um louco que partiu pré destinado a matar todos que ali estavam.hoje e para sempre ficará guardado em memória de tadas as crianças o massacre de doze crianças na escola tasso da silveira em realengo, sou educador e acredito no projeto fds nas escolas ... vamos lutar e mostrar para nossos governantes a necescidade da família na escola , pois o matador "welingtom" também relatou antes do massacre que vivia sozinho e ninguém o pertubaria ..vamos acordar é hora de mudar e dar a verdadeira atenção aos nossos futuros pais que serão geradores de condutas e deveres . As crianças são o futuro da nação todos devem ter educação , vamos mudar npssa concepção educação com amor e atitude somos isso e vamos provar....protesto e luto pois me sinto um famíliar..tristeza com esperança são meus votos..cardosopdf...

    ResponderExcluir
  23. Cardoso,

    No nosso blog todos tem o direito de colocar sua opinião .
    Bjs e vamos lutar por um pais que lute pela Educacao de qualidade p todos!

    ResponderExcluir