quarta-feira, 6 de abril de 2011

O QUE É CONSTRUTIVISMO?


Se você - apesar de já ter ouvido falar muitas vezes- ainda não conseguiu saber o que é exatamente construtivismo, leia esse texto de Fernando Becker, pois nele é apresentada de forma clara e objetiva, a definição desse conceito.

O autor percorre a história para mostrar que o conhecimento vai se construindo com a história da humanidade, e a partir dessa ideia vem a noção de construção. Além disso, por meio de exemplos, ele aponta o que significa ser construtivista no espaço escolar.

 

”Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento."
Para muito educadores “o construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica mais ampla e vai reunir as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade – a próxima e, aos poucos, as distantes". A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por o utro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído."Construtivismo, segundo o pensamendo de alguns, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por consequência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais."


E você o que pensa sobre isso? Nosso blog vai continuar defendendo a educação pública de qualidade e colocando questões em debate. Deixe seu recado.
Você é contra ou não?
Deixe uma mensagem no blog?
Esse sonho não acabou e estaremos aqui na Família FDS debatendo a Educação.
Ana Paula Costa
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8 comentários:

  1. E aí galera como estão todos???
    Que legal que agora nos educadores temos um novo espaço, para discutir nossas idéias!!!
    Ao meu ver, a abordagem pedagógica construtivista, trás a idéia do conhecimento como algo não finito. Onde a integração do indivíduo com o meio social e físico, e suas ações irão construir seu processo de conhecimento, e dos demais alunos. Eu tenho grandes afinidades com essa abordagem, porque realmente acredito que o processo educacional se torna mais sólido e amplo, quando é construído através de realidades sociais vividas por educando e educador, que por fim se complementam. O construtivismo se torna uma das ideologias pedagógicas mais completa, por permitir que o individuo evolua muito mais, ao trabalhar diretamente a sua criatividade, suas habilidades, suas experiências, seus limites, além de possibilitar uma grande integração social entre todos. Porém o educador construtivista deve estar muito mais preparado, não só conhecendo cientificamente a matéria que leciona, mas pronto também, para discutir com o seus aluno, onde todos exponham seus pensamentos, para fazer perguntas inteligentes e para formular hipóteses, porque não se trata do saber para impor, e sim argumentos que se complementem, construindo um novo conhecimento. Por fim, defendo a ideologia construtivista, porque realmente acredito que as pessoas constroem conhecimentos interagindo de forma ativa com o meio em que vive. Somos seres humanos, e não maquinas que absorvem passivamente o que vêem e tocam, precisamos desenvolver nossas vivencias, trocando informações de cérebro para cérebro, pois ao meu ver, só dessa forma construímos o verdadeiro conhecimento.
    A educação é a porta para evolução!!!
    Beijossssss para todos!!!

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  2. Olá,
    A abordagem é esta: questionando. Por que não abrem o debate sobre o assunto no blog ou no TT?
    Sugestão,

    Abraços

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  3. Galera a questão está colocada e vamos aproveitar esse espaço para falar de educação como um todo. Problemas e soluções. Deixe sua opinião sobre o assunto da semana, mas vc também pode falar de outras questões. O espaço é livre.
    Bjs e boa semana para todos.
    Ana Paula Costa

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  4. Olá familia,saudade de vcs.

    bem sobre o assunto desta semana,vejo q podemos sim construir juntos,professores e alunos,nunca deixando a liderança de nos professores de lado.
    sempre colocamos em nosso planejamentos a nossas aulas porem durante a ano revemos pois cada turma recebe o conteudo planejado direfente,e quando colocamos isso para nossas crianças e criamos novos desafios as aulas passam a ser bem mais interesantes nao só para os alunos como para nso professores,ele se tornam mais importante por sabe que fazem parte da construção de suas aulas.

    um grande abraço em todos.

    VAMOS Q VAMOS!!!!!

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  5. Por Criton Mendes
    (Atualizado em 20 de dezembro às 15h23)

    Sabe o que eu acho?

    Que o que está estragar nossa educação, fora outras coisas, chama-se Espírito do Construtitivismo.

    A partir de uma teoria (sim, teoria), exposta a analfabetos científicos (que não sabem a diferença entre uma teoria e uma prática), que dá resultados econômicos fantásticos e justifica uma série de atrocidades educacionais (sim, o construtuvismo é usado para justificar uma série de atrocidades educacionais) é que muitos teóricos da educação e educadores de escritório desenharam uma série de procedimentos e práticas destrutivas, as quais foram reunidas e justificadas sobre a pecha de uma teoria sem comprovação empírica: uma teoria linda, com resultados questionáveis (e como!)

    Essa maneira de ver a educação (que atende no Brasil sobre o nome de construtivismo) dá ao aluno uma importância inflada dentro do processo de transmissão do conhecimento, o que reduz o protagonismo do professor na educação.
    Tal posicionamento de redução do professor no processo de aprendizagem (já que o aluno é quem constrói o conhecimento) gera conseqüências muito interessantes para aqueles que lidam com as verbas, ou seja, falando em dinheiro, porque assim se o aluno constrói seu conhecimento, o professor é um mero bedel de um processo que pode ser conseguido sozinho. Oras, esse professor que serve apenas para catalisar um processo - que não é reagente na formação de um cidadão e de um sujeito preparado do ponto de vista escolar para a sociedade - é um sujeito que não precisa ganhar muito, que pode ser qualquer um, e que pode ser tratado como operário.

    O que se esquecem é que há uma interação entre o professor e o aluno, e o protagonismo do professor é quem alavanca processos internos nos estudantes de forma a elevá-los em suas habilidades e aptidões.

    Isso não sou em quem diz, mas Vigotsky, um teórico que testou suas teorias na prática um número grande de vezes, e desenvolveu procedimentos educacionais mil vezes superiores ao construtivismo piagetiano. No entanto, aí o professor é o sujeito mais capacitado, o sujeito que guia o aluno ao longo de sua zona de desenvolvimento atual para uma nova, mais elevada.

    Mas há um problema na abordagem de Vigotsky: o professor é importante, porque ele é admitido como indivíduo mais capaz que o aluno. Admitir um professor capaz é ter que pagá-lo melhor, é ter que lhe dar condições para atuar de tal forma que essa capacidade, que leva a uma liderança, seja reconhecida em sala de aula. E professor líder quer ganhar mais, professor protagonista quer ganhar mais, professor importante no processo de aprendizagem entende que é importante e por isso sabe que deve ganhar mais, que deve ser reconhecido.

    No construtivismo não é assim. Essa teoria que nunca foi balizada na prática com resultados positivos, que nunca foi utilizada com benefícios sociais consideráveis, é uma vergonha para nosso país.

    Mas enquanto professor for tratado como mero catalisador de um processo em que o único construtor é o aluno, não haverá diferença entre os dois. Aliás, já há onde o aluno é considerado como árbitro mais importante do ensino, talvez porque seja o cliente, talvez porque seja capaz de construir seu próprio conhecimento. E professor para quê?

    Eu desafio qualquer um que se oponha a esse meu posicionamento duro em relação ao construtivismo (esse lixo de teoria pedagógica que não dá resultados positivos) que se manifeste mostrando, objetivamente, dados que comprovem a eficácia de tal abordagem. Vou gostar de aprender. Mas ainda assim, deixarei claro que a maneira de ver o mundo educacional gerada pelo construtivismo é o que corrobora absurdamente com a favelizaçãoda profissão de professor.

    ABAIXO O CONSTRUTIVISMO!

    Autor: Criton Mendes
    Publicado por Luis Nassif: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-critica-ao-construtivismo

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  6. E aí galera vamos colaborar com esta campanha e juntos sair dos bastidores e lutar por uma Educação de qualidade.
    Um forte abraço!
    Carla Alves
    Segue abaixo o link de como podemos colaborar.


    SAM 2011 – Informe 3 – 04/04/2011

    SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2011 – 02 a 08 de Maio

    “Diferenças sim! Desigualdades Não! Por uma educação livre de discriminações”

    Caras e caros companheiras/os de todo o Brasil,

    Está chegando mais uma Semana de Ação Mundial! Gostaríamos de relembrar que a data de realização da SAM foi alterada para acontecer entre os dias 02 e 08 de Maio, de forma a acompanhar o calendário da Semana em todo o mundo.

    Estamos trabalhando a todo vapor na produção de materiais para que a SAM aconteça de maneira dinâmica e plural. Assim como em outros anos, planejamos enviar-lhes o kit básico (folder, cartaz e manual de orientações) conjuntamente com outros materiais fornecidos pelos nossos parceiros e parceiras. E para que não haja problemas na logística de envio dos materiais, solicitamos que nos responda esta mensagem, até sexta-feira, dia 8 de abril, informando:

    1) O número aproximado de folder, cartaz e manual de orientação necessários para uma ótima mobilização e realização da(s) atividade(s) da SAM em seu local;

    2) A descrição, mais detalhada possível, da atividade que você, seu grupo, escola, comunidade ou organização está planejando: expectativa quanto ao número de participantes, local de realização, pessoas/organizações envolvidas, dinâmica da atividade, etc.;

    3) O endereço completo e nome da pessoa de contato para recebimento dos materiais. Por favor, não se esqueçam da cidade/UF e CEP.

    E se ainda restam dúvidas?

    Para saber como participar da Semana, receber materiais ou se tornar um ponto de referência no seu Estado, no seu município ou em sua comunidade fale conosco. Dê sua sugestão, tire suas dúvidas, discuta suas idéias com a gente. Entre em contato com a Campanha e falem com Ludmila de Carvalho.

    Email: sam@campanhaeducacao.org.br

    Tel. (11) 3159-1243 (fixo Embratel)

    Celular: (11) 8793-7711 (Tim)

    Skype: campanhaeducacaobrasil

    *Saiba mais: click aqui e confira o Informe anterior da SAM

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  7. Olá galeraaa...
    Muitas sdds de todos!!!

    Inicio meu comentário atentando para o fato de ser um tema bastante complexo, de visões distintas e pessoais!

    Começando pela análise etimológica do termo Construtivismo, estabelece-se a origem do verbo construir no verbo latino struere, que significa organizar, dar estrutura. Desta definição, inúmeras áreas do conhecimento tratam do tema envolvendo situações contrutivas, i.e., proatividade humana; ordenamento ativo de informações; consciência e self; redes sociais simbólicas e desenvolvimento durante a vida.

    Uma definição que acredito ser a mais conveniente para nosso âmbito educacional é que o construtivismo tem uma realidade dinâmica, não possuindo qualquer tipo de essência ou leis imutáveis, em que o conhecimento é uma construção social, baseado em comunidades lingüísticas, possuindo conseqüências sociais, e que são estas que devem determinar se ele é válido ou não.

    Como bem fez a amiga Vivi, feliz em sua colocação ao defender uma abordagem pedagógica específica na area de educação física, penso que devemos refletir sobre o tema e enquadrar a nossa realidade profissional, visto que, todo processo de crescimento e desenvolvimento parte de uma ESTRUTURA, assim como vimos ser a definição precursora de tema tão polêmico.

    É inconcebível que os representantes do poder não vejam a importãncia de nosso projeto, uma vez que esclarecemos com veemência e constantemente a falta que fazemos para as crianças que estiveram nele envolvidas.
    Partindo da premissa de que são responsáveis pelo desenvolvimento e 'ESTRUTURA' da sociedade enquadradas nas UF's em que governam, é de lastimar o fim do nosso projeto, e consequentemente, o fim do 'construtivismo' para essas crianças!!!

    De toda forma, seguimos nossas vidas, sabendo que a cada dia que passa, torna-se mais difícil contornar as atitudes de rebeldia que estão sendo construidas por estes individuos fora do âmbito escolar, fora do âmbito do FDS, que era um 'FDS nas escolas'!!!!

    Abraço à todos!!!
    Bruno Costa

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  8. Olá pessoal estou muito triste por não ter voltado o nosso projeto, quando falo nosso não falo só na coodenação ou nos educadores e sim em muitas famílias,que nos atendemos com trabalho social, educacinal,físico, esportivo e até recreativo, sempre tendo em primeiro plano o educar com muito carinho e respeito.
    o nosso pais tem um potencial muito grande, mais ele mesmo parece não saber disto, falo isto quando acabam com um projeto como este,que atende à tantas famílias que não tem nem um pouco de diversão e talves até mesmo expectativa de uma vida melhor pois nós com um pouco de carinho e atenção nas nossas atividades conseguimos elevar a alto estima de muitos participantes sejam eles crianças, jovens, adultos e principalmente os idisos que sempre foram tratados com muito carinho e respeito por toda a nossa equipe, não digo que estou feliz por ter terminado a minha missão pois sei que ela ainda não acabou, terei muito que trabalhar e ver os rostinhos alégres dos participantes, com a volta do nosso projeto.
    estou com saudades de todos voces FAMILIA FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS,um grande abraço HENRIQUE.

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