quinta-feira, 7 de abril de 2011

LUTO



Hoje, dia 7 de abril, é um dia de luto no Brasil, principalmente, no Rio de Janeiro. O bairro de Realengo acordou chorando. Precisamos promover campanhas de desarmamento no Brasil. Não é possível que qualquer pessoa tenha acesso a uma arma em casa. Muitos usam o falso argumento que é para se proteger, mas não é. Uma arma causa a morte de vários inocentes. Em um momento de desequilíbrio um ser humano é capaz de loucuras. Temos que criar dificuldades na compra de armas já!
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) condenou com veemência o crime que ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste. A notícia do “atirador” que atacou os estudantes do colégio onde estudou virou, infelizmente, destaque em vários Jornais do mundo.
O fato criou uma repercussão ainda maior porque este fato nunca aconteceu no Brasil. Ainda é cedo para se caracterizar se o rapaz era psicopata ou tinha qualquer outra doença. Ele pode ter tido um surto psicótico. Na verdade a escola precisa desenvolver um trabalho mais amplo e parar para prestar mais atenção no perfil de seus alunos e de seus familiares. Que este fato triste e comovente mude a forma da escola encarar o estudante: colégio/família/aluno.
Ana Paula Costa
Imprimir post

6 comentários:

  1. Estamos, realmente, de luto! Uma grande tragédia ocorreu no local em que acreditávamos ser seguro: a escola; deveria mesmo ser, até porque nossos filhos passam uma grande parte do seu dia (alguns 12horas)longe de seus familiares.Precisamos de uma atenção mais direcionada às escolas, não só por professores e diretores, mas também de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, enfermeiros, monitores; enfim, vários profissionais que atendam à família como um todo. Isso já acontece nas escolas particulares; por que não pode acontecer nas públicas, também? Porque é com saúde, educação e segurança que poderemos construir um país melhor. Autoridades competentes precisam mudar suas políticas públicas e investir na educação estadual e municipal. Chega de violência!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa realmente !! hoje foi um dia muito triste , foi uma tragedia ,sinceramente pensamos que os nossos filhos estao seguros na escola, nao sei onde essa violencia vai parar.

    ResponderExcluir
  3. "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

    Vergonha e revolta para quem deixa de investir na educação para investir em carnaval e outras medilcridades. Será que "alguem" se lembra do caso "174", virou até FILME. No fim da hitória ALGUEM ainda ganha dinheiro com esse tipo de tragédia. Não preciso dizer que estou triste com tudo que aconteceu ontem. Todos estamos!!! Não foi o projeto fim de semana nas escolas que acabou, foi um projeto de VIDA...(vida melhor, vida digna e etc...)que poderia evitar mas acontecimentos como estes no FUTURO!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Lindinha,
    Vendo e lendo td que aconteceu ontem me lembrei que no Fim de Semana nas Escolas nos tínhamos esse tipo de acompanhamento. Quantas crianças nós parávamos para ter um olhar diferente e muitos se transformaram em amigos e divulgadores do projeto.
    Concordo com a Lívia é necessário psicólogos ,assistes divises,principalmente, unir família/escola/aluno.Só assim vamos encontrar saídas para este quadro.
    Vcs lembram quantas armas já retiramos das mãos de alunos dentro das unidades nos fins de semana.
    Tenho minha consciência tranquila com Deus que nós da família FDS fizemos a nossa parte.
    Estou triste.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é uma grande tristeza vermos uma tragédia de tamanha dimensão acontecer num espaço onde crianças e jovens constroem sonhos! Esse acontecimento foi extremante chocante e intolerável, tem que haver soluções para que problemas como esses não se repitam, a escola deve trabalhar as necessidades de cada aluno, buscando conhecer a relação que o aluno tem com a família, com os amigos, com outras instituições, e esse era um trabalho que o projeto FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS, sem sombra de dúvidas realizava infinitamente bem!!!
    A todas as crianças que participaram desse momento tão horrível, eu desejo que cada uma continue acreditando em seus sonhos, e que acredite também que a vida reservar coisas boas para todos!!!
    As crianças que ainda estão no hospital passando por cirurgias, peço a Deus que os ajudem a se recuperar, e que todos possam voltar a desfrutar da vida com muita saúde e alegria!!!
    Aos responsáveis de cada aluno que veio a falecer, peço a Deus que os confortem, levando a cada lar muita paz, e tranqüilidade, para que esse momento se torne um pouquinho menos difícil!!!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  6. Falta muito mesmo pra se dizer. Todo dia escutamos alguem dizer "fulano é louco"
    para justificar atitudes e comportamentos. Os louco, como disse a professora, não matam.
    A sociedade, colegas, professores, estado: todos mataram pouco a pouco esse rapaz.
    Que educação é essa?
    bj
    Carol Peregrino

    ResponderExcluir