sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011



As férias escolares já terminaram . É Claro que queríamos estar participando deste momento, mas não foi possível. O momento não foi o melhor para a continuidade do nosso projeto. Nada de tristeza ou choro. Deixamos a semente da educação em cada coração e vamos ficar na torcida que vire uma árvore bem forte.

Só acho uma coisa gente muitos de nós n os acomodamos com as situações e deixamos para lá os nossos sonhos. Acho isso triste. O sonho não deve morrer! Um educador sempre vive do entusiasmo e prega a transformação e o Fim de Semana nas Escolas vai continuar vivo sempre!

Agradecemos ao apoio que recebemos durante dois anos e sete meses e tenho certeza que estamos fazendo falta na vida de muitas pessoas.

Peço a vocês que continuem conosco no Orkut, no twitter e no blog, já que para construir um país mais justo é preciso educação de qualidade para todos.
Conto com vcs.

Juntos somos fortes!

Saudades,
Ana Paula Costa



“O mundo jamais conheceu coração tão puro,
Nem caráter tão perfeito.
Sua audição espiritual era tão aguçada que jamais deixou de ouvir um sussuro celestial.
Sua misericórdia era tão abundante que nunca perdeu uma chance de perdoar.
Nenhuma mentira saiu de seus lábios, nenhuma distração atrapalhou sua visão.
Ele tocou quando outros se afastaram.
Ele suportou quando outros desistiram”.
O nome dele é :Jesus:
Livro” Seu Nome É Jesus”:Max Lucado
Imprimir post

46 comentários:

  1. Saudades gigantes de todas as coisas lindas que vivi no Fim de Semana Nas Escolas!!! Que Deus esteja presente na vida de cada criança que cuidavamos!!!
    Beijossss galera!!!

    ResponderExcluir
  2. Ele está Vivi. A SEMENTE foi lançada e agora e esperar. Vamos sempre estar juntos em um só pensamento: a educação.
    Bjs,
    Ana Paula Costa.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGOS!
    TAMBÉM COMPARTILHO COM VOCÊS A SAUDADE E A TRISTEZA DE NO MOMENTO NÃO PODERMOS ESTÁ COLABORANDO PARA FINS DE SEMANA MAIS EDUCATIVOS E DIVERTIDOS PARA CENTENAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. MAS COMO SOMOS EDUCADORES E ACREDITAMOS SEMPRE, TENHO CERTEZA QUE LOGO, LOGO ESTAREMOS DE VOLTA E FICAREMOS FELIZES AO VERMOS NOVAMENTE O SORRISO DE TODOS OS QUE PASSAREM POR NOSSOS CIEPS. É MUITO BOM FAZER PARTE DA FAMÍLIA FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS!
    UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODOS!
    SAUDADES.
    ALANA

    ResponderExcluir
  4. Ano Começando,Férias Acabando,Aulas Voltando e Cadê Nosso Projeto ? Ano Passado na mesma Epoca eu tava Brincando com meus Colegas na Piscina e Aprendendo mt com os Tios.Sinto mt Falta Disso e Espero que não demore mt pra voltar

    ResponderExcluir
  5. E aí galera!!!
    Saudades de estar todos os sábados compartilhando educação e diversão com a nossa criançada!!! Espero que nosso projeto volte logo!!!
    Abraços para todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, pessoal!!!
    Não tem como descrever a SAUDADE que sinto de nesse projeto. As vezes me emociono ao pensar o que aquelas crianças estao fazendo perdidas pela rua aos sabados pela manhã.
    Espero que nosso projeto volte logo.
    Beijos com muito carinho da gorda Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  7. FALA FAMILIA!!! TUDO NA PAZ?
    JÁ NÃO AGUENTO MAIS DE FÉRIAS RSRSRS
    NOSSO PROJETO FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS TEM QUE VOLTAR LOGO,AS CRIANÇAS ESTÃO VOLTANDO PARA A ESCOLA E TEMOS QUE VOLTAR TBM,MEUS SABADOS MÃO SÃO MAIS OS MESMOS.

    ESPERO LOGO LOGO REVER VCS E TODAS AS NOSSAS CRIANÇAS.

    E VAMOS QUE VAMOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. E ai pessoal!!!
    A saudade e grande e a vontade de estar junto a essas crianças é maior ainda. É muito bom lembrar dos finais de semana que passamos juntos, aprendemos e ensinamos muita coisa boa. É inesquecivél,a cada sábado uma historia nova para contar. tenho certeza que essas crianças ainda estão esperando por nós, e que um dia iremos voltar não só para matar a saudade, mas para mostrar que se quisermos o mundo pode ser bem melhor.
    Um abraço a todos e até mais...

    ResponderExcluir
  9. O projeto Fim de Semana nas Escolas deixou um vazio em meu coração e acredito que em vários.

    Depois de um ano e 4 meses que eu participei efetivamente durante todos o fins de semanas deste projeto, acredito que junto com a equipe conseguimos plantar muitas sementinhas no coração de diversas crianças, jovens e adultos em vários locais diferentes.

    No CIEP 171, em Imbariê, no qual fiquei maior parte do tempo, pode acompanhar o desenvolvimento dessas sementes, e ate destaco um caso que me causou uma emoção, quando um jovem, depois de alguns meses ele veio ate mim e falou que quando ele terminasse o 2 grau ele gostaria de ser tornar um Professor.

    O projeto em si, plantou varias sementes, mas gostaria de poder cuidar ainda mais dessas futuras árvores, podendo freqüentemente regá-las para que cresçam fortes e saudáveis, podendo assim oferecer muitos frutos, tais frutos como, professores, engenheiros, médicos entre outras, mas que sejam principalmente, cidadãos consciente e preparados... Acho que esse sempre foi o objetivo deste maravilhoso projeto. Saudades!!

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    O que vcs irão colher se não estão plantando...Cade vcs??? Cade o projeto,cade os tios que tanto nos amam??? Volta Fim de Semana Nas Escolas!!!! Sinto falta de cada momento nosso, principalmente do afeto, do convivio onde aprendiamos mais. Não deixe isso morrer!!!!
    Ressuscita nosso sonho!!! Traz de volta o que estava vivo! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Cibele - Assistente Socialsegunda-feira, 14 fevereiro, 2011

    O início do ano letivo em 2011, me faz refletir sobre o trabalho desenvolvido pelo Projeto Fim de Semana nas Escolas, totalmente direcionado para garantia de direitos do aluno e sua família, valorizando o tripé: aluno, escola e família. Foram dois anos e sete meses de atividades desenvolvidas voltadas a educação ( através de atividades recreativas) e a interface escola-família. Poder participar do projeto que propicia a inclusão social foi o fator primordial para trabalhar todos os fim de semana sem descanço.
    Tenho saudades!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estamos todos com saudades de tudo que vivemos durante os fins de semanas nas escolas. Da certeza de encontrar as crianças e seus pais nos esperando a cada Sábado e Domingo, dos bons resultados encontrados a cada semana que investíamos nos bate papos e rodas de conversas com eles, dos atendimentos sociais, e acompanhamento escolar, e agora! Acabou? Não! O Projeto precisa voltar... as comunidades, suas crianças e adolescentes estão sentindo a nossa falta. Plantamos boas sementes sim, esse Projeto foi uma ação positiva nas comunidades.

    ResponderExcluir
  13. ola galera tenho muitas saudades de todos vcs,até hoje crianças do 134 e do antigo 311 perguntam para mim via orkut sobre o projeto e dizem tbm que estão com muitas saudades!vamos galera marcar um dia para nos encontrarmos!!!cristian, djuno,tom,menino henrique a galera da agitação vamos marcar!!saudades de todos!!!grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá galeraaaa!!!
    Realmente é uma sensação de "vazio" essa volta as aulas!!! Nosso fim de semana era repleto de amor, carinho, amizade e educação, pois compartilhavamos isso com nossas crianças... Estamos na torcida para que nosso projeto volte logo, pois nossas crianças sentem nossa falta. Imaginar que não têm mais aquele bom dia com um sorriso enorme quando chegavam ao CIEP, é de partir o coração!!! Mas temos fé que essa plantinha que plantamos vai crescer e florescer em cada comunidade!!! Vamos acreditar que em breve, continuaremos a realizar nossas intervenções educacionais em cada coração, em cada comunidade!!! Grande abraço à todos!!!

    ResponderExcluir
  15. oi Pessoal !! quanto tempo .. realmente a cada fim de semana que passou ,lembrei das pessoas de cada ciep que estive , o sorriso no rosto daquelas crianças e adultos ,tudo isso fazia parte nas nossas vidas , hoje percebo que aquelas crianças estao com um vazio , mas acredito que um dia tudo pode mudar tenho esperança e certeza que fizemos nossa parte . bjs para todos meus amigos .. bjs Roberta

    ResponderExcluir
  16. Galera,
    Sei que tudo para ruim, mas não e assim. Na vida tudo tem inicio, meio e o fim. E nos completamos nossa etapa.
    Agora e aguardar o próximo projeto que faremos com o mesmo amor.
    Não deixe de pássaro orkut oficial do projeto, já que toda semana deixo uma msg para os participantes e isso e alimentar a semente via rede. Temos um cadastro enorme de endereços e vou mandar uma carta para cada um falando da importância da Educacao.
    Vamos juntos na família FDS ,
    Bjs,
    Ana Paula Costs

    ResponderExcluir
  17. Não de deixe de passar o orkut oficial do projeto p todos os seus seguidores.

    ResponderExcluir
  18. Oi Galaera!
    Meu nome é Alana sou do CIEP 398...Estou com muitas saudades do nosso projeto. Quando o projeto vai voltar???
    Beijos para todos!

    ResponderExcluir
  19. Os sábados estão muito triste sem o projeto Fim de Semana Nas Escolas. Volta logo, estou morrendo de saudades de todos os tios e tias, das brincadeiras e de todas as coisas que aprendia a cada sábado.
    Beijão
    Marcela

    ResponderExcluir
  20. Quero que o Fim de Semana Nas Escolas volte logo. Sinto falta de ir até o CIEP sábado de manhã e participar de todas as atividades junto com meu amigos.
    Beijos para toda a galera do 398!

    ResponderExcluir
  21. Fala galera!!
    Poxa, que saudade!!!
    Eu fico imaginando em como o projeto faz falta na vida daquelas crianças...
    Muita saudade de todos!!!!
    abração!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi amigos do projeto,
    A tia já explicou que tudo tem um início e um fim. E está fase do projeto acabou, mas coisas novas vão aparecer. Não deixem de ficar ligados na rede. Nós formamos uma família e eu estarei sempre aqui para ouvir e dar dicar para vcs. Com carinho em nome de todos os tios. ANA PAULA COSTA

    ResponderExcluir
  23. Tambem foi muito importante na minha vida falando principalmente em
    crescimento interior, e tambem em varios outros aspectos. Com certeza
    todos os momentos importantes que passamos juntos ao lado de cada uma
    dessas crianças e colegas de trabalho vão deixar muitasssssssssssssss
    saudadesssssssssssss... Bjus da Lindinha!!!

    ResponderExcluir
  24. OLÁ GENTE, SUMI MAS TÔ NA ÁREA RSRSRS, PROFESSORDE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO TEM FÉRIAS,E FICAR PARADO COMEÇA A ME DAR DORES NO CORPO!DEVE SER A IDADE RSRSR. ENTÃO ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DE TODOS, DAS MINHAS "MENINAS DA HIDRO, DOS MEUS PIMENTINHAS DA RECREAÇÃO NA PISCINA" E DE TODA A EQUIPE DO PROJETO!CHEFA LOIRA DE VC TAMBÉMMMM.
    ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM, SEGUINDO DE ALGUMA FORMA SEUS CAMINHOS E COLOCANDO EM PRÁTICA PARTE DO QUE TENTAMOS PASSAR PRA VCS NOS NOSSOS ENCONTROS DE SÁBADO DE MANHÃ!!!
    UM GRANDE BJ NO CORAÇÃO DE TODOS, E DEIXO AQUI A MINHA ETERNA VONTADE DE RETORNAR A ACORDAR AS 05:30 NOS SÁBADOS PRA VER UM SORRISO PURO E UMA GARGALHADA CHEIA DE ESPERANÇA UM FUTURO MELHOR!!!
    JEFFERSON SILVA EX 386

    ResponderExcluir
  25. Oi pessoal tudo bem, com vão todos? Espero que estejam bem. Tenho sentido muita saudades de voces e pricipamente das crianças em todo fim de semana imagino o que eles estão fazendo. Pois em muitos lugares o nosso projeto era o unico acontecimento que eles gostavam de fazer no final de seman,o unico lugar aonde muitos deles tinha alguem que o acolhia com carinho e respeiro e oportunidade de melhor o seu comportamento e suas habilidades.Todo sabado me pego pensando em nossas pequenas sementes,esta semente que plantamos a 2 anos e 7 meses de projeto. Nos Plantamos a semente mais si não regamos sempre ela não florece. Será que isso ira acontecer conosco? Espero que não, e que possamos está lá, sempre para molharmos as sementes que plantamos e a ver o seus flutos.
    Bjos a todos e espero que isso seja um até.

    Maíra

    ResponderExcluir
  26. Olá galera!!!!Saudade de todos vcs, espero que todos tenham tido um final de ano abençoado e que esse ano que já está em curso, o nosso projeto possa voltar com força total, pois as nossas crianças, adolescentes e adultos, precisam de nós e nós deles, é mto bom ver o fruto de um grande trabalho dando certo, colocando uma semente de amor, carinho e esperança, nós vimos o nosso projeto crescer de uma forma extraordinária, e eu creio que Deus tem algo de melhor para esse ano em nossas vidas, com a volta de nosso projeto e de outros mais que venham trazer alegria e vários ensinamentos para o nosso crescimento. Deixo um grande abraço em todos vcs que fizeram parte e que contribuiram de alguma forma para que isso acontecesse.
    bjão fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  27. Os sabados não tem sido como antes sinto falta do projeto,das crianças doa colegios até das reuniões.. as 6:30 da manhã. É sinto sincero das crianças do carinho que elas tem com os monitores.Garanto que elas estão sentindo falta das manhães de sabado por que muitas não tem oque fazer nos finais de semana.O projeto era o unico lazer que elas tinhão.

    o prjeto não pode parar, saudades.!

    ResponderExcluir
  28. Oláaaaaaaaa pessoal saudade de todos do projeto ...estamos ai para oq der e vier .. a educação e base para tudo nas nossas vidas !!!


    forte beijo e abraços

    ResponderExcluir
  29. Ah nem tenho palavras para expressar, todo esse vazio.....uma saudade tão grande de cada um dos participantes do projeto....cada rosto que chegava ancioso tds os sabados para saber qual era o tema e quais atividades iríamos fazer naquele dia....Imagino que cada criança neste momento tb esta sentindo o mesmo vazio e a mesma esperança que tds nós....

    Beijos e saudades de tds!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Realmente é muito triste ver o término de um trabalho feito com todo carinho,e principalmente muito respeito as crianças que participavam do nosso projeto. Sei que mesmo com o fim das férias, muitos não tiveram nada pra fazer durante esse tempo todo... Sei também que muitos estão sentindo muita falta da nossa atuação perante a comunidade...Sempre atuamos tendo como prioridade a "Educação"... Um forte abraço a todos...

    ResponderExcluir
  31. Não tenho palavras para agradecer o carinho de todos vcs. Todo mundo sabe da minha luta por este projeto e pelos mais humildes, mas o melhor de Deus estar por vir.
    Mantenho minha Fe e estamos trabalhando para construir um novo sonho. Vamos continuar ligados na mesma energia. Bjs,
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  32. Estou ainda nesse barco, sinto muita falta de todos a saudade já não me deixa e não fico um dia sem lembrar das nossas aventuras!
    Findam as férias, e renovam se as expectativas de uma nova jornada em 2011!
    um grande beijo a todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. O tema fim das férias,realmente existe, mas jamais poderia existir o fim do PROJETO FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS!
    Tive a felicidade de trabalhar no projeto desde o início. A cada final de semana,a alegria de estar ao lado daquelas crianças, conseguia fazer com que esquecesse qualquer problema que pudesse existir em minha vida! Os meus problemas eram mínimos, diante dos problemas de muitas crianças presentes alí!
    Qualquer um que pudesse passar uma manhã com nossos participantes, perceberia claramente a alegria estampada no rostinho deles. Como era bom chegar ao ciep e encontrar aquelas crianças na entrada do ciep, aguardando a nossa chegada com um belo sorriso no rosto!
    Sinto um vazio enorme em meu coração só de imaginar qual o destino deles! Muitos faziam questão de comemorar o aniversário ao nosso lado.Outros chegavam e diziam: ¨tia, estou com fome, nem tomei café em casa¨, e então faziam parte do nosso café da manhã. Quantas coisas boas e educativas aprenderam com a gente! Muitos deixaram de ficar nas ruas aos sábados, para então frequentar nosso projeto, com nossas rodas de conversa, recebendo orientações sobre o certo e o errado.Outros mudaram totalmente seu comportamento,tanto em casa, quanto na escola, melhorando as notas escolares também!
    Resumindo tudo isso,não consigo entender e nem entra na minha cabeça, o motivo pelo qual acabar com algo
    que foi tão importante e significativo na vida de milhares de pessoas!
    Enfim, o mundo dá muitas voltas e quem sabe o coração das autoridades possa ser tocado e mobilizado e o nosso projeto retorne, trazendo de volta a alegria de milhares de participantes assíduos do nosso projeto fim de semana nas escolas! Um beijo a todos e vamos torcer juntos!

    ResponderExcluir
  34. Gabi o sonho Nao acaba jamais. Tenha Fe ! O melhor de Deus estar por vir.

    ResponderExcluir
  35. ta faltando o brilho de um olhar..ta faltando o brilho dos olhos das crianças. co ssaudades do projeto, saudades das amizades.

    ResponderExcluir
  36. Tia Sinto muita falta de estar aos sábados junto com todos vocês...Volta logo!
    Beijosss para todos do IESK!
    Melissa

    ResponderExcluir
  37. Quero muito que o projeto volte...Aprendia tantas coisas legais, junto com meus amigos!!!
    Lorena do 237!

    ResponderExcluir
  38. É isso aí galerinha vamos pedir para o projeto voltar com toda a força do nosso coração...Quem sabe assim alguém nos escuta!!!
    Tudo vai dar certo!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  39. Eu amo o projeto Fim de Semana Nas Escolas, e quero muito voltar a ir todo sábado de manhã para o Ciep, aprende coisas novas e brincar com meus amigos!!!
    Beijos
    Amanda 386!

    ResponderExcluir
  40. FICO SUPER FELIZ EM LER OS DEPOIMENTOS DE NOSSAS SEMENTES.ISSO PROVA QUE TRABALHAMOS SÉRIO.
    OBRIGADO A TODOS OS MEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO E ESTAMOS JUNTOS CONFIE EM MIM. EU LUTO PELOS MEUS SONHOS.
    BJS.
    ANA PAULA COSTA

    ResponderExcluir
  41. Olá pessoal...
    Esse tema não tem muito a ver com minha realidade, pois férias pra mim, nem sei o que quer dizer, a tempo que nem sei o que é isso hehehe... Dei uma sumida por estar trabalhando muito, chegando em casa hiper cansada e ainda com coisas pra estudar da faculdade. Mas enfim, só sei que a cada sábado que surge sinto ainda mais falta das "minhas criancinhas", saudades de ensinar o pouco de tudo que sei e ainda irei aprender, saudades do carinho de cada participante, saudades das palavras "tia, até semana que vem tá", saudades de ver a evolução de cada um, ver que somos capazes de fazer a diferença na vida de cada um. É realmente um pena que o governo do estado não veja a importância do projeto Fim de Semana nas Escolas na vida de cada um que mora na comunidade, na vida de cada um que acorda sem pespectiva de nada de melhor, da importância de formar novas ideias, de fazer a transformação, de colher frutos bons. É uma pena... Falo não só por mim, mas por todos, crianças, adolescentes, adultos e idosos que faziam questão de estar lá bem cedinho na porta do CIEP. Uma das participantes, Sarah, sempre me liga, me manda mensagens e sempre demonstra a tristeza do fim do projeto, a tristeza de não poder conversar com uma pessoa que ela sempre teve muito carinho: eu. A cada mensagem dela, fico muito triste, pois sei que o sentimento dela é o mesmo de muitos outros.
    Espero que um dia próximo nosso projeto volte a fazer muitas pessoas felizes, muitas pessoas sorrirem, espero que possamos continuar nosso lindo trabalho de educação com ludicidade.
    Um grande beijo a todos!!!
    Fiquem com Deus!!!

    Bju bju...

    ResponderExcluir
  42. OLÁ GALERA!!! PASSANDO PARA DEIXAR UM ABRAÇO A TODOS E FORÇA NA PERUCA!!! FÉ EM DEUS E FÉ NA VIDA! DAQUI A POUCO ESTAMOS FAZENDO CENTENAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MAIS FELIZES NOS FINS DE SEMANA!
    BEIJOS ENORMES!!!!

    ALANA

    ResponderExcluir
  43. Oi meninas feliz dia internacional das mulheres. Nos com nossa forca estamos constrindo um novo Brasil.

    ResponderExcluir
  44. "Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade"(Paulo Freire)
    Aguardamos ansiosos o momento em que voltaremos a fazer a diferença, em que iremos interferir diretamente no sistema e assim alavancaremos uma legião de novos estudantes, criativos e cidadãos.
    E esse momento não há de tardar, pois aquele que trabalha com a verdade e a justiça nunca se desampara, e tem a certeza de que mesmo difíceis nossos objetivos serão alcançados.
    Um grande beijo com muita saudade de tudo e de todos.
    Educar para Transformar!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Só quem viu de perto sabe a importância desse projeto para aquelas crianças. Tenho certeza que em breve estaremos fazendo a diferença para aqueles que precisam.

    Ficamos então na expectativa!!!

    ResponderExcluir
  46. Por Criton Mendes
    (Atualizado em 20 de dezembro às 15h23)

    Sabe o que eu acho?

    Que o que está estragar nossa educação, fora outras coisas, chama-se Espírito do Construtitivismo.

    A partir de uma teoria (sim, teoria), exposta a analfabetos científicos (que não sabem a diferença entre uma teoria e uma prática), que dá resultados econômicos fantásticos e justifica uma série de atrocidades educacionais (sim, o construtuvismo é usado para justificar uma série de atrocidades educacionais) é que muitos teóricos da educação e educadores de escritório desenharam uma série de procedimentos e práticas destrutivas, as quais foram reunidas e justificadas sobre a pecha de uma teoria sem comprovação empírica: uma teoria linda, com resultados questionáveis (e como!)

    Essa maneira de ver a educação (que atende no Brasil sobre o nome de construtivismo) dá ao aluno uma importância inflada dentro do processo de transmissão do conhecimento, o que reduz o protagonismo do professor na educação.
    Tal posicionamento de redução do professor no processo de aprendizagem (já que o aluno é quem constrói o conhecimento) gera conseqüências muito interessantes para aqueles que lidam com as verbas, ou seja, falando em dinheiro, porque assim se o aluno constrói seu conhecimento, o professor é um mero bedel de um processo que pode ser conseguido sozinho. Oras, esse professor que serve apenas para catalisar um processo - que não é reagente na formação de um cidadão e de um sujeito preparado do ponto de vista escolar para a sociedade - é um sujeito que não precisa ganhar muito, que pode ser qualquer um, e que pode ser tratado como operário.

    O que se esquecem é que há uma interação entre o professor e o aluno, e o protagonismo do professor é quem alavanca processos internos nos estudantes de forma a elevá-los em suas habilidades e aptidões.

    Isso não sou em quem diz, mas Vigotsky, um teórico que testou suas teorias na prática um número grande de vezes, e desenvolveu procedimentos educacionais mil vezes superiores ao construtivismo piagetiano. No entanto, aí o professor é o sujeito mais capacitado, o sujeito que guia o aluno ao longo de sua zona de desenvolvimento atual para uma nova, mais elevada.

    Mas há um problema na abordagem de Vigotsky: o professor é importante, porque ele é admitido como indivíduo mais capaz que o aluno. Admitir um professor capaz é ter que pagá-lo melhor, é ter que lhe dar condições para atuar de tal forma que essa capacidade, que leva a uma liderança, seja reconhecida em sala de aula. E professor líder quer ganhar mais, professor protagonista quer ganhar mais, professor importante no processo de aprendizagem entende que é importante e por isso sabe que deve ganhar mais, que deve ser reconhecido.

    No construtivismo não é assim. Essa teoria que nunca foi balizada na prática com resultados positivos, que nunca foi utilizada com benefícios sociais consideráveis, é uma vergonha para nosso país.

    Mas enquanto professor for tratado como mero catalisador de um processo em que o único construtor é o aluno, não haverá diferença entre os dois. Aliás, já há onde o aluno é considerado como árbitro mais importante do ensino, talvez porque seja o cliente, talvez porque seja capaz de construir seu próprio conhecimento. E professor para quê?

    Eu desafio qualquer um que se oponha a esse meu posicionamento duro em relação ao construtivismo (esse lixo de teoria pedagógica que não dá resultados positivos) que se manifeste mostrando, objetivamente, dados que comprovem a eficácia de tal abordagem. Vou gostar de aprender. Mas ainda assim, deixarei claro que a maneira de ver o mundo educacional gerada pelo construtivismo é o que corrobora absurdamente com a favelizaçãoda profissão de professor.

    ABAIXO O CONSTRUTIVISMO!



    Disponível em
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-critica-ao-construtivismo

    ResponderExcluir