segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Temas 18 e 19 de dezembro

  18 de dezembro - O Natal no Mundo


O Natal é uma festa comemorada em todos os países cristãos do mundo.
Não importa o idioma, a raça, a condição econômica, a idade ou o clima. Cada país segue uma tradição.
Embora a essência da festa de Natal seja a mesma em todo o mundo, cada país tem suas particularidades.
Vamos conhecer alguns exemplos:
Estados Unidos
O Natal americano é rico em cor e brilho. Semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as ruas das cidades. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas no mundo todo. Nas casas, a decoração com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas feitas de plantas verdes completam o clima natalino. Na véspera do Natal os vizinhos se unem para cantar canções de Natal, mostrando o espírito de confraternização.
Japão
O Natal no Japão e cheio de significados e as crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus em uma manjedoura.
Índia
Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga. Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.
China
As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel.
Suécia
As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas de pedidos de um ano novo de felicidades. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família em seus quartos.
Portugal
Em Portugal o Natal é igual ao nosso. Até por que fomos colonizados por Portugal.
Finlândia
Considerada a terra do pai natal, mais especificamente na Lapônia é considerado um dos mais belos lugares do mundo e o lugar onde a cultura do Natal é considerada a mais forte do mundo.Como o país é muito frio algumas familias na noite de natal acendem a lareira para espantar o frio.
Você sabe onde começou a história da árvore de Natal?
A história da árvore de Natal começou na Alemanha na Idade Média. Certo dia Martinho Lutero, andando por uma floresta repleta de pinheiros, olhou ao céu e o viu coberto de centenas de estrelas brilhantes. Ficou tão fascinado que ele decidiu pegar um pinheiro e colocar enfeites de Natal, em celebração ao nascimento do Menino Jesus. Muitos enfeites podem ser colocados na árvore de natal, desde bolas coloridas, bonecos, luz pisca-pisca que representam as estrelas e a ponteira em forma de estrela guia (a estrela que guiou os reis magos até o local de nascimento de Jesus).


19 de dezembro - Reflexão de 2010 e Vitória para 2011


Todo dia 1º de janeiro o mundo se une para comemorar o Dia da Confraternização Universal e grande parte do mundo comemora a chegada do Ano Novo. É por esse motivo que nesse dia desejamos muita paz, amor e prosperidade aos nossos amigos e vizinhos. Fazemos planos, começamos novos projetos, olhamos para frente e desenhamos metas a serem atingidas no decorrer do ano. Nos enchemos de esperança e determinação para começar um novo ciclo de vida. É um dia feito para reflexões, mas também para comemorações, já que realizamos tantas coisas boas. Não é mesmo?
A Confraternização do ano novo tem que ter paz, afeto e, principalmente, amor. Neste dia nos enchemos de esperança de uma vida melhor e pedimos a Deus um ano de Paz e Vitória. Só tem uma coisa importante que não podemos deixar de lembrar: temos que fazer a nossa parte na construção de um país melhor.
O mundo melhor só será melhor com atitudes. Você já parou para pensar no que tem feito para construir um mundo mais humano?
Durante todo este ano falamos aqui no projeto sobre Paz, amor, valores, regra, a importância da Educação, sobre a importância de se preservar o meio ambiente, entre outros assuntos relevantes. Não guarde todas essas informações com você. Compartilhe com sua família e com seus amigos. Desta forma estaremos construindo uma cultura de valores sólidos.
Só tem uma maneira de nos dedicarmos à construção de um mundo melhor: realizando a nossa parte. Cada um de nós tem que fazer a sua parte. Não coloque a culpa no amigo, na família, no governo... Cumpra a sua parte. Pregue o Amor e vamos plantar a semente do Carvalho. É aquele mesmo que demora 10 anos para crescer. Amor, educação e trabalho são os ingredientes principais para a transformação!
Você pode ter certeza que se nos dedicarmos mais iremos conseguir inúmeras vitórias em 2011.
Não podemos ficar cegos para a existência do nosso semelhante. Vamos continuar construindo uma cultura de Paz e Amor. Coloque suas forças em você e não se preocupe se infelizmente seu amigo não se importa com a humanidade. Nós do Projeto Fim de Semana nas Escolas nos preocupamos e estamos fazendo a nossa parte. E você faz parte deste corpo. Não é?
Fraternidade sempre! Vamos sempre realizar coisas boas?
No próximo ano vamos continuar nos comprometendo em observar nossos atos. Pedir desculpas quando necessário. Tudo que plantamos em 2010 vamos colher no decorrer da nossa vida. Feliz 2011!!!






Imprimir post

41 comentários:

  1. Essa época é um bom momento de fazermos uma auto-análise das sementes que plantamos durante o ano e percebemos se os frutos colhidos foram os melhores. Será muito bom ajudarmos as crianças a fazer essa auto-análise também. Também será importante conscientizar os participantes da importância e do significado do Natal.
    Farei a minha parte em passar o pouco que sei a todos.
    Presença confirmada para sábado e domingo.
    Uma ótima semana a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Confirmo presença para sábado e domingo.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Essa época é perfeita,para fazermos reflexoes de tudo oq passamos ao longo do ano,onde erramos,onde acertamos e pensar também como que vai ser o próximo ano,oq esperar ......

    presença confirmada só para domingo,sábado é a defesa da minha tese de bacharelado,infelizmente não vou poder ir mas vou mandar as atividades.

    beijos e abraços a todos
    fui

    ResponderExcluir
  4. presença confirmada para sábado e domingo...até lá.

    ResponderExcluir
  5. Confirmando minha presença para o próximo Sábado e Domingo. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Fala galera!!
    PRESENÇA CONFIRMADA NO SÁBADO E NO DOMINGO!!
    ABRAÇO A TODOS!!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,boa tarde!

    Sinto muito em dizer,mais estou me desligando do projeto por motivos pessoais.

    Gostaria de dizer que foi muito bom trabalhar com vocês,aprendi bastante,tive uma visão bem diferente do que imaginava que seria este projeto.

    Perdi o meu celular no dia que fui para o hospital,então qualquer coisa ligue para minha casa.

    Um excelente Natal para toda equipe do projeto,um próspero Ano Novo para todos muita paz,saúde,alegria...,que Deus possa abençoar vocês nesse novo ano e que o projeto continue sempre trazendo alegria e cultura para as crianças.

    Boa tarde para todos e fiquem com Deus toda equipe.

    Beijos,

    Priscila.

    ResponderExcluir
  8. confirmando presença para sabado!!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Confirmo presença para domingo, mas infelizmente não poderei ir no sábado, um bom trabalho para todos!!!bjos

    ResponderExcluir
  10. presença confirmada para sábado e domingo!

    ResponderExcluir
  11. Confirmando presença para sábado, domingo infelizmente, não poderei comparecer.

    ResponderExcluir
  12. Não estare trabalhando no próximo sábado, somente no domingo.

    ResponderExcluir
  13. Presença confirmada, sabado e domingo.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  14. Olá galera...
    Momento de reflexão e muita alegria nas festas de fim de ano!
    Tempo para analisarmos o que deu certo e mudarmos o que ficou pendente!!!!!
    Passaremos muita coisa boa para nossas crianças!!!
    Presença confirmada para sábado e domingo!
    Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  15. Presença confirmada para sábado e domingo.

    ResponderExcluir
  16. Presença confirmada para sábado e como sugestão é a confecção de "árvores de natal" com revistas. Fazendo dobraduras nas páginas da revista!!!
    Bjos a todos!!!!

    ResponderExcluir
  17. olá galera! Confirmando minha presença para sábado, porém no domingo farei prova e não poderei trabalhar.
    Beijos e tudo de bom.

    Alana

    ResponderExcluir
  18. Presença confirmada para sábado e domingo!!!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal confirmo minha presença só no sábado. este tema é muito bom pois nos dá a oportunidade de parar e pensar se trabalhamos tudo o que realmente estava em nosso alcance.
    Um grande abraço HENRIQUE

    ResponderExcluir
  20. PRESENÇA CONFIRMADA PARA SABADO E DOMINGO
    ATÉ LA
    BJOS A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá presença confirmada para sábado e domingo...

    Beijos e beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. confirmada a minha presença no sábado e no domingo
    Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Confirmo presença para sábado!!!
    Beijossss para todos!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Confirmando presença para sábado dia 18/12.Porém no dia 19/12(Domingo), não poderei atuar no projeto pois farei concurso(Faetec).
    No mais um forte abraço e
    Att,

    Carla Alves - Monitora de artes

    ResponderExcluir
  25. Confirmo presença para sábado!!!
    Jorge Valdez

    ResponderExcluir
  26. Presença confirmada p/ sábado galera....grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Aconteceu um imprevisto e não poderei comparecer ao projeto no sábado,porém, confirmo minha presença no domingo! Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Confirmando minha presença no dia 18 e 19 de Dezembro.

    ResponderExcluir
  29. Presença confirmada para sábado e domingo.
    Feliz natal para todos!
    Muitos bjs...

    ResponderExcluir
  30. Rafael angelo
    presença confirmada sabado e domingo

    ResponderExcluir
  31. Olá gentem....
    Presença confirmada para sábado e domingo...
    Abços a todos...

    ResponderExcluir
  32. Confirmando presença para sábado!!!
    Anderson Taboni

    ResponderExcluir
  33. Presença confirmadissima nesse sabadaçooooooooooooo!! Bjs da gorda Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  34. CORRIDA DE OBSTÁCULOS
    Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.


    ÔNIBUS
    É a versão em grupo da "Corrida das Cadeiras". Haverão duas equipes. Os integrantes de cada equipe ficam sentados em cadeiras, um atrás do outro, formando um ônibus (os ônibus devem estar bem separados um do outro). No JÁ, os participantes movimentam as cadeiras pra frente e começam a botar o ônibus pra andar. O objetivo do ônibus será cruzar a linha de chegada integralmente. A equipe que o fizer primeiro, vence.



    ) NUMEROBOL
    Jogam duas equipes (cada uma em seu campo). Os participantes ficam sentados paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada jogador será numerado, na ordem da fileira, de 1 até 10, por exemplo. O mesmo para a outra equipe. No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo 7, os dois jogadores (uma de cada equipe) que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão fazer uma cesta. Vale roubar a bola na marra.

    ResponderExcluir
  35. Presença confirmada para o sábado e o domingo.Gicelle Rodrigues

    ResponderExcluir
  36. Confirmando presença para sábado!!!
    Abração para todos!!!
    Marcos Paulo

    ResponderExcluir
  37. OLÁ GALERA BOM DIA,

    POR MOTIVOS PESSOAIS INFELIZMENTE NÃO PODEREI TRABALHAR NESSE FIM DE SEMANA, MINHA MÃE QUE FICA COM A MINHA FILHA ESTÁ COM PROBLEMAS DE PRESSÃO ALTA POR CAUSA DO CALOR, E EU A TROUXE PRA MINHA CASA, ESTOU CUIDANDO DELA POIS O MÉDICO RECOMENDOU REPOUSO E DIETA.....

    ENFIM ESTOU COM DUAS "CRIANÇAS" PRA CUIDAR, UMA DE 7 O OUTRA DE 76 ANOS....

    QUE TUDO OCORRA BEM NESSE FIM DE SEMANA, E SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL PODEM CONTAR COMIGO.

    FELIZ NATAL E UM 2011 DE MUITA PROSPERIDADE E VITÓRIA PARA TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!

    FIQUEM COM DEUS, BJOSSSSSS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Olá, infelizmente não poderei esta com vcx esse fim de semana.

    Beijos
    Luzia Beatriz

    ResponderExcluir