terça-feira, 21 de setembro de 2010

SOU FELIZ, VIVO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TEMA 25 DE SETEMBRO


Vocês sabiam que o Rio de Janeiro é um dos Estados mais importantes do Brasil? Isso porque foi aqui que aconteceram fatos super importantes da história do Brasil. A família real portuguesa se instalou na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de São Cristovão (hoje Quinta da Boa Vista). Dom Pedro proclamou a Independência e não abandou o Rio de Janeiro não!!! Você sabia que também foi no nosso estado que aconteceu a Proclamação da República e o Rio de Janeiro foi durante anos a Capital do Brasil? Só mudou com a construção de Brasília. Tudo isso faz parte da nossa história e faz do nosso Estado um dos mais influentes no nosso país. Temos que ter orgulho em morar em um Estado que tem uma das sete maravilhas do mundo (Cristo Redentor), que vai sediar a Copa do Mundo, 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Curiosidades:
A região que ocupa atualmente a cidade do Rio de Janeiro foi descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos.
No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A cidade possuía ruas irregulares com estilo português medieval.Devido à posição estratégica da cidade na Baía de Guanabara se desenvolveu uma zona portuária e comercial (madeira, pesca e cana-de-açúcar) e a população também aumentou.No fim do século XVII e início do século XVIII, a descoberta de metais, especialmente ouro, em Minas Gerais, fez com que o Rio de Janeiro se transformasse numa ponte entre as minas e a Europa.No final do século XVIII, o cultivo do café e a chegada da família real, em 1808 deram um novo alento à economia da cidade. Nesta época, a realeza construiu igrejas e palácios. Na segunda metade do século XIX, a instalação de vias férreas trouxe um novo impulso à produção agrícola e de café, começavam a aparecer às primeiras indústrias no centro da cidade, a iluminação a gás e circulavam transportes com tração animal.



Agora sabendo disso tudo pense bem no que vamos dizer:
Dia 03 é um dia muito especial em que todo brasileiro é igual. Sabe por quê? Porque todo mundo só tem um voto. E o voto é a força que a população tem nas mãos de manter ou mudar sua condição de vida. Pense bem antes de votar. Para não se arrepender depois. Não jogue seu voto fora. Fale com a sua família que votar em branco ou quer anular o voto, isso é deixar de participar do maior processo democrático do país. Votar é um dever mas acima de tudo é um direito que todos devemos exercer para que nossas vidas continuem melhorando.
Colaboração: Cristian



Imprimir post

71 comentários:

  1. Esse é o nosso estado e muitas pessoas nem tem noção de quanto ele é importante para o país. Cidade linda, cidade bela, um pouco de violência até tem, mas não deixa de ser encantadora. Nele aconteceram fatos históricos.
    Ficarei muito feliz em passar meus conhecimentos a essa galerinha que nos prestigia todos os sábados. Vamos mostrar porque ser carioca é bom demaisssss...

    Presença confirmada para o próximo sábado é claro!!!

    Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá galera!!!
    Podemos tratar das paiseganes que temos em nosso estado, uma vez que estas, na maioria das vezes, esta acessível às classes em condições mais favoráveis financeiramente.
    Confirmando minha presença para sábado!
    Grande Abraço.
    Bruno Costa

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lindinhaaaa...
    SUGESTÃO PARA ARTES: um grande cartaz com recotes de revistas e jornais (do Rio de Janeiro) e depoimentos dizendo o que as crianças mais gostam na cidade, alguma historia envolvendo algum lugar ou cidade do RJ, e também declarações ou desejos de mudança e de como as crianças gostariam que fosse o lugar onde moram, e etc.

    Esse vai ser um otimo tema para a roda de conversa. Parabens Cristian!!!

    Até sábado galera!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Galera se liga amanhã é o último dia para confirmar para a presença no churrasco. Como já disse é proibido falar de futebol e de coisa séria. Vamos comemorar a alegria.....

    ResponderExcluir
  7. Só para lembrar o último dia é amanhã mesmo. Tá. Bjs. Ana Paula Costa.

    ResponderExcluir
  8. Opa,
    confirmado para sábado.
    É muito bom ser carioca "mermo". rs.

    ResponderExcluir
  9. Presença confirmada para sábado.
    Adoro História do Brasil!

    ResponderExcluir
  10. Olá gente...Passando para confirmar a presença de sábado!!!
    O Rio é realmente a cidade maravilha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa que tema maravilhoso! Essa cidade que tanto desperta sonhos, ilusões e tentações... Valeu Cristian...
    Presença confirmada para o próximo Sábado.

    ResponderExcluir
  12. SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

    O VIGILANTE DO MUSEU
    Um dos alunos será o vigilante do museu e estará em um dos lados da quadra, no outro lado estarão os demais alunos, que serão as estátuas travessas. O vigilante estará de costas para eles que neste momento, avançarão em direção ao vigilante. Sem avisar, o vigilante irá virar ficando de frente para as estátuas, que ficarão imóveis. Se alguma estátua se mexer ou não parar, voltará para a linha de inicio. O vigilante ira se virar, ficando novamente de costas, dando inicio ao deslocamento das estátuas. Até que se vire para detê-las. O primeiro aluno que chegar no vigilante passará a ocupar o seu lugar, e começara novamente o jogo. Durante a brincadeira, o monitor pode citar e comentar sobre as estátuas de personagens da história do Rio de Janeiro que estão espalhadas pelas praias, Ex:a estátua de bronze de Carlos Drummond de Andrade que se encontra sentada placidamente num banco da praia de Copacabana, A estátua do compositor Dorival Caymmi, instalada no calçadão do Posto 6, na Praia de Copacabana. Falar da importância de preserva-las.

    NOME DESENHADO
    Os alunos recebem uma folha onde vão escrever o seu nome (ou como gostariam de ser chamados) de forma criativa e original, de modo a personalizá-lo. Ao lado do nome, vão desenhar algo que para eles represente a cidade do Rio de Janeiro e faça ligação a uma característica pessoal. Quando todos terminarem, vão formar um círculo e apresentar seu nome e desenho, contar a história dele, falar como se sentem em relação ao que desenharam.

    UMA RUA DA CIDADE
    Objetivos:
    a) Chamar a atenção dos alunos para os tipos humanos que circulam por uma rua da cidade.
    b) Estimular observação do que se ve e por onde andamos.
    c) Desenvolver a expressão oral.
    Estratégias
    1. Como é a rua onde você vive? Tem calçadas, calçamento, iluminação, área verde, carros, ônibus, gente andando a pé, crianças brincando? Como são os moradores da sua rua? O que eles
    fazem? Como são as casas? De que materiais são feitas? Quem circula pela rua? Que produtos são
    vendidos na sua rua? O que você acha curioso na sua rua?
    2. Fazer com que todos conversem sobre o assunto e troquem idéias.
    3. Em duplas, devem escolher uma rua do seu bairro para criar uma história em quadrinhos que mostre cenas da vida cotidiana, tipos humanos, costumes e formas de ocupação do espaço público na atualidade.

    ResponderExcluir
  13. Confirmo a minha presença no sábado !!

    ResponderExcluir
  14. Oiie...
    Sou Juliane, prima do Cristian...
    Achei o blog muito legal e criativo...
    Parabéns ao Governo do Estado por este projeto!
    Quando puder farei uma visita !

    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Cidade Maravilhosa.....cheia de encantos mil......Cidade Maravilhosa...coração do meu BRASIL!!!!!!!!!!

    Passando para confirmar minha presença sábadoooo......

    ResponderExcluir
  16. Este tema é um bom exercício de cidadania.
    Confirmando presença.

    ResponderExcluir
  17. Confirmando presença.
    CAIDADE MARAVILHOSAAAA...♫
    CARIOCA DE ♥

    ResponderExcluir
  18. Confirmo a minha presença e da Maria cecília no próximo sábado, e depois do trabalho aquela grande festa nos espera, abraço a todos.

    ResponderExcluir
  19. Alôooo Riooo!!...confirmando presença no sábado..bjs...até lá.

    ResponderExcluir
  20. Galera eu estou com ciumes. A ideia foido Cristian. Merito dele, mas eu de iuma ajuda. To carente. Me elogia tambem.

    Brincadeira....
    Renato grava um CD com musicas da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  21. Presença confirmada!

    ResponderExcluir
  22. olá galera td bem...
    sugetão pra artes: escolher várias paisagem do Rio de Janeiro, recortar em pequenos pedaços como fosse um mosáico. os participantes terão que monta-las e identifica-las.

    abraços a tdos e presença confirmada para sábado!!!

    ResponderExcluir
  23. presença confirmada!!!
    rio maravilha nós gostamos de vc...
    um abraço uma otima semana e até mais!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá confirmo minha presença para sábado dia 25, o tema é muito eficaz,muitas pessoas não conhece a história do nosso estado do rio de janeiro,gostei bastante desse tema

    mais tarde colocarei algumas sugestoes de atividades..vo trabalhar fuuuuui

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Confirmadíssima para sábado!
    Gostei muito do tema....Amo essa cidade!!!
    beijos e até
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  26. OLÁ GALERAAAAAAA, PRESENÇA CONFIRMADA, AMEI O TEMA, VALEU CRISTIAN!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Ana, nem precisa elogiar todo mundo sabe que o Cristian não criou esse texto sozinho, não que não seja capaz. Ana, admiro sua inteligência e o Cristian por suas idéias criativas! Bjus

    Lindinhaaa

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. sugestão para artes as crianças deveram escolher figuras de pontos turisticos ou paisagens do nosso Rio de Janeiro , recortar e colar em pequenos pedaços para formar um mosaico.
    Presença confirmada!! O Rio de Janeiro continua lindo...
    Michelle Cardoso, esta como xurupita pq estou no computador do meu noivo.

    ResponderExcluir
  30. muito interessante otema. Não sou carioca mas amo
    de coração esta cidade maravilhosa que acolheu-me com muito amor.Considero-me parioca.

    O Cristian é capaz de muito mais!!!!
    teresinha confirma presença proximo sábado.
    quarta-feira,22 de setembro de 2010
    bjs e até lá.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Cristian, excelente tema!!!! Tenho certeza que vai render um belíssimo trabalho. Graças a toda a equipe do FDS o nosso Projeto está sendo reconhecido e, com certeza vão render bons frutos para o próximo ano. Parabéns a todos!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  32. opa!!!
    confirmando para sabado!!!

    e vamos q vamos!!!!

    ResponderExcluir
  33. Confirmando minha presença para o próximo sábado!
    Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  34. Confirmo presença nesse sábado.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Presença confirmada.

    ResponderExcluir
  36. ehehehehe!!!!
    Sábado está aiii na porta...estarei lá e vc?
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Confirmo minha presença!
    um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  38. Galera até meia noite podemos confirmar presença na festa de sábado. Hoje é o último dia. Ana Paula Costa.

    ResponderExcluir
  39. Confirmando presença para sábado!!
    bjos a todos!!!

    ResponderExcluir
  40. Presenaça confirmada para sábado...
    Adorei o tema, as crianças vão adorar conhecer
    um pouquinho mais dessa história MARAVILHOSA!!

    ;)

    ResponderExcluir
  41. CONFIRMO MINHA PRESENÇA!! :) O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO....

    ResponderExcluir
  42. Confirmando minha presença para sábado.Alô Rio de Janeiro!Aquele abraço!
    Sugestão de atividade:Poderíamos selecionar músicas com tema sobre o Rio.Dividiríamos o grupo em equipes,com a letra um representante da equipe passaria para os demais em mímica ou faríamos estilo o jogo qual é a música com uma parte da letra, eles teriam que completar e ganhariam mais ponto se soubessem cantá-la.Bjks para todos do projeto.

    ResponderExcluir
  43. Presença confirmada para sábado!!!Bjos

    ResponderExcluir
  44. Presença comfirmada p/ sábado galera...até lá abração

    ResponderExcluir
  45. Olá galera!!!
    Presença super confirmada sábado em...
    O Rio de Janeiro continua lindo........
    E depois não vamos queimar o filme no churrasco aparecendo de sunguinha de crochê ensaiando passinho de lambada com o Beto Barboza em...
    Abços...................

    ResponderExcluir
  46. Não poderei ir sabado. Ja conversei com a Dayse. Bjs, Luana Sobrinho Silva snif, snif

    ResponderExcluir
  47. Oiieee... Passando p. confirmar a minha presença No instrutivo projeto, e naquela festa maravilhosa que teremos depois do trabalho !! Ôh coisa booa...
    Bjinhus, e até lá =)

    ResponderExcluir
  48. Pudin, Vc esqueceu a POCHETE na cintura, e os óculos new have !! haushaushaus...
    Fora essa pagação de mico que eu escreví, o Rio de janeiro continua lindo, e sempre será a Cidade M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A !!

    ResponderExcluir
  49. Presença confirmada para sábado!
    bjs...

    ResponderExcluir
  50. Confirmo minha presença no proximo sábado.
    Um grande abraço a todos que moram no RIO, parabens pela nossa cidade.

    ResponderExcluir
  51. Oi galera, sou Aline Medeiros - responsável pelo Projeto na Secretaria de Educação. Primeiramente,quero parabenizá-los pelo Blog: Criativo, receptivo e muito bem bolado!ADOREI!
    E claro, aproveitar esse espaço para mandar um alô para a galera que trabalha no Projeto, tenho acompanhado os relatórios e conhecido o trabalho super criativo de vcs.Parabéns!!! Aproveito ainda para pedir o comprometimento dos Vigias, indicados pelas escolas, a Secretaria está acompanhando TODOS os casos de perto. Um grande beijo e até sábado!

    ResponderExcluir
  52. Construção de uma cidade
    Objetivos: reflexão sobre a realidade.
    Material: Fichas com nomes de profissões.
    Desenvolvimento: Cada participante recebe uma ficha com o nome de uma profissão e deve encarna-la.
    Por um instante analisar a importância daquela profissão. Depois da interiorização deve dizer. Vamos viajar porque aquela cidade fica distante (atitude de quem viaja no mar).
    Depois dizer: o navio vai afundar só há um bote que pode salvar sete pessoas.
    O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes que devem ser salvas.

    Cumprimento criativo
    Participantes: Indefinido.
    Tempo Estimado: 25 minutos.
    Matéria: Musica animada.
    Descrição: O apresentador explica ao grupo que quando a música tocar todos deverão movimentar-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical. Congelar o movimento prestando atenção a solicitação que será feita pelo apresentador. Quando a Musica recomeçar atender a solicitação feita.
    O apresentador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.
    Exemplo:
    -Com a palmas das mãos;
    -Com os cotovelos;
    -Com os pés;
    Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, o apresentador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar.
    Comentar o exercício:
    -O que foi mais difícil executar? Porque?
    -O que mais gostou?
    -O que pode observar?


    TRÊS TRÊS PASSARÁS
    Primeiro temos que escolher dois participantes que serão a ponte, dando as mãos um para o outro. Sem que o restante da turma saiba eles decidem quem será pêra ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte. A dupla que é a ponte juntam suas mãos e as levantam, formando a ponte. Aí, a dupla canta: "Três, Três Passarás, derradeiro ficarás. Bom barqueiro, bom barqueiro, dê licença pra eu passar". Quando quase todos já tiverem passado por debaixo da ponte, a dupla prende seus braços na cintura do último da fila e perguntam baixinho sem que os outros ouçam: - Você quer pêra ou maçã? O Participante escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu. No final ganha o participante que tiver mais gente atrás, ou seja, a fruta mais escolhida.


    ESTÁTUA muito boa atividade
    Os jogadores formam uma roda e, rodando, cantam a música: "O Circo pegou fogo, palhaço deu sinal, acuda, acuda, acuda a bandeira nacional, Brasil, 2000, se buliu, saiu!". No "saiu", os jogadores têm 5 segundos para escolherem a melhor posição para ficarem estátuas. O mestre começa a provocar e, quem se mexer, sai. Ganha quem for mais resistente, que será o próximo mestre.

    ResponderExcluir
  53. Pessoal desculpa por demorar a colocar as sugestões de atividades é porque essa semana está complicada muito trabalho e provas rs
    abraços e até sábado

    ResponderExcluir
  54. olá galera,tudo na paz?confirmando presença para sábado!!
    E O RIO SEGUE CADA VEZ MAIS LINDO,NÃO
    TE TROCO POR NENHUMA OUTRA CIDADE!
    RIO DE JANEIRO EU SOU UM APAIXONADO
    POR TI!
    TE AMO RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  55. Lindinha...

    RENATO, neste link tem varias musica sobre o Rio de Janeiro, é só escolher e baixar. Valeu!

    http://search.4shared.com/q/BBQD/1/mp3/rio+de+janeiro

    ResponderExcluir
  56. Lindinhaaaa...

    http://search.4shared.com/q/BBQD/1/mp3/cidade+maravilhosa

    Atenção: nem todas são apropriadas, é só escolher com cuidado!

    ResponderExcluir
  57. Oi gente, desculpa pela demora mas está confirmada minha presença para amanhã. Abraços. Alana

    ResponderExcluir
  58. GEnte olhei o blog e não achei a minha confirmação que postei na terça feira,..... então coloco mais uma vez!
    CONFIRMO MINHA PRESENÇA..
    Bjos

    ResponderExcluir
  59. Confirmo minha presença no sábado!
    Até!
    abraços!

    ResponderExcluir
  60. cidade maravilhosa... coração do meu brasil.
    confirmando presença...
    carlos leandro

    ResponderExcluir
  61. Fim de Semana nas Escolassexta-feira, 24 setembro, 2010

    Bia se você tivesse confirmado no local correto não estaria achando “estranho” sua confirmação não aparecer por aqui.
    Infelizmente você está repetindo o que vem ocorrendo nas ultimas semanas , não leu com atenção e confirmou sua presença no sábado no mesmo local onde confirmou participação na festa, por isso não encontrou sua confirmação.

    ResponderExcluir
  62. Galera, tema interessante, é bom retratar a perspectiva neo-liberal do estado do rio de janeiro e suas tentências pré-conceituosas...brincandeira..rs

    grande abraço a todos e presença confirmada..desculpa pela demora mas to atolado...

    ResponderExcluir
  63. Queria agradecer o apoio da nossa coordenadora Aline.Fico feliz com o apoio.
    Renato mande um e mail para as pessoas com as palavras dela.
    Bjs.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir