segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Construa com Sabedoria! Tema 11 de setembro


Vamos contar hoje para vocês uma história muito interessante. A história de um velho carpinteiro que estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar. A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor. O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a ideia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

O que não era correto. E ele encontrou uma maneira negativa de terminar sua carreira na empresa. Será que ele não deveria ter dito não ao seu chefe ao invés de trabalhar mal?

Mas ele teve uma surpresa: Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa. E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: "Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você". O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.

O que ele não teve? Sabedoria.

Vocês não acham que o mesmo acontece conosco? Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez. E muitas vezes deixamos de fazer melhor. Depois temos uma surpresa e descobrimos que poderíamos ter vivido algo muito especial. Como o caso que acabamos de ouvir. Ele poderia ter construído a melhor casa da sua vida: a sua própria casa. Talvez se ele tivesse ouvido seu coração faria diferente, mas não é possível voltar atrás.

Prestem atenção!!! Vocês são os carpinteiros. Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã. A cada dia você coloca um tijolo. Você já conhece essa história... o Tijolo faz parte do Projeto FIM DE Semana nas Escolas.

Construa com Sabedoria!


Imprimir post

61 comentários:

  1. Muito bom esse texto,eu concordo que a nossa vida e construído a cada dia e que nossas escolhas e atitudes vão refletir no amanhã.

    mais tarde estarei postando atividades a respeito desse ótimo tema
    abraços,sábado estarei presente no projeto

    ResponderExcluir
  2. Realmente a história faz refletir.
    É melhor dizer um não claro e objetivo que concordar e agir com má vontade, isso vale para qualquer âmbito da vida.
    Presença confirmada.

    ResponderExcluir
  3. TEMA BEM INTERESSANTE....
    CONFIRMO MINHA PRESENÇA NO PRÓXIMO SÁBADO, BJOS A TODOS E UMA LINDA SEMANA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. algumas atividades ae maneiras e bem trabalhadas


    TÁ COM QUEM
    Os jogadores se colocam lado a lado e a vítima de costas para essa fileira. A vítima joga uma bola pra trás e alguém da fileira deve pegá-la e todos devem colocar suas mãos para trás, a fim de confundir a vítima, que deve dar um palpite sobre quem pegou o objeto. Se errar, faz de novo. Se acertar, quem for descoberto é a nova vítima.


    APERTO
    Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar em um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que todos permaneçam nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a equipe que conseguiu deverá reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço para colocar seus componentes. E assim o jogo prossegue, até o retângulo ficar tão pequeno a ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a vitória para a outra equipe.


    BAMBOLÊ DE GUERRA
    Jogam uma dupla de cada equipe. As duplas entrarão em um bambolê e ficarão de costas para a outra, pois correrão de frente. Serão feitos dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada lado do bambolê. O Objetivo é correr e fazer força para ultrapassar a linha, mas será difícil, pois a outra dupla irá fazer o mesmo. A dupla que conseguir ultrapassar o risco, vence

    fuui

    ResponderExcluir
  5. Fim de Semana nas Escolassegunda-feira, 06 setembro, 2010

    Marcel muito obrigado pela colaboração, parabéns pela iniciativa de apresentar todas as semanas novas sugestões de atividades, mesmo que a sua sugestão não entre no planejamento semanal ela fica arquivada em um banco de atividades e pode ser adaptada a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  6. Galera o tema é muito bom, mas infelizmente nesse sábado ñ poderei ir ao projeto, tenho alguns problemas a resolver, então no dia 11/09 ñ participarei...grande abraço a todos....

    ResponderExcluir
  7. opa!!! feriadão acabando!! buuuuaaaaa

    confirmado para sabado!!!

    vamos q vamos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Passando p/ confirmar minha presença no sábado...bjs e até lá.

    ResponderExcluir
  9. estarei lá no sábado! para fazer minha parte! colocar meu tijolo neste muro, e ajudar a construir um futuro de expectativas positivas para as comunidades atendidas pelo projeto!
    Bjs a todos!!!

    Ah! gelinho depois da labuta, na senzala! com costela da sapatão! só que é "feXamento"!

    FUI!!!

    ResponderExcluir
  10. Confirmo minha presença para sábado!!!Bjos

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela força e pela oportunidade,sempre quando eu tiver tempo tentarei mandar atividades de acordo com o tema
    abraços e confirmo minha presença para sábado
    fui

    ResponderExcluir
  12. Passando pra confirmar minha presença. NÃO IREI FALTAR!Esse tema foi muito bem escolhido. Devemos rever os nossos objetivos e caminhos, fazer o bem para que possamos colher o bem, mas tarde.Bruna Fagundes

    ResponderExcluir
  13. Confirmo presença para o sábado para ajudar a construir esta obra!

    ResponderExcluir
  14. Tema da semana é bem amplo. Realmente é muito difícil as vezes sermos sabiso, as vezes achamos que tomamos a melhor decisão e no final nem foi. Mas é com os erros que conseguimos ter bons frutos e termos grande sabedoria. Assim como o Cristian, estarei presente nesse próximo sábado para fazer a minha parte e contribuir com meu humilde tijolinho.

    Até sábado e um ótimo restinho de semana a todos.

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    No último fim de semana tivemos a oportunidade de receber no Ciep 359 a equipe de gravação do programa eleitoral do governador Sergio Cabral. Eles gravaram um depoimento de uma participante e as atividades que realizamos na unidade. Isso mostra a força do nosso trabalho, mas ainda é pouco. Podemos fazer mais. Depende de nós. Conto com o empenho de cada um de vcs para mostrar que somos mais que vencedores e que podemos fazer a diferença na vida dessas crianças.
    Bjs.
    Ana Paula Costa.

    ResponderExcluir
  16. Aguardo comentários de vcs. Bjs....

    ResponderExcluir
  17. O texto é da Daise e sábado é aniversário dela. Só tem meus pequenos detalhes...

    ResponderExcluir
  18. Lindo tema......mas esse fds não vou poder estar no projeto, pois é minha colação de Grau....como diz o texto estou construindo meu futuro...e cada dia mais amoooo o que eu faço e tenho certeza que trabalhar com crianças é o que eu tenho que fazer....
    Parabéns a todos do projeto fds nas escolas....

    ResponderExcluir
  19. Presença confirmada para o próximo sábado.
    Bjs...
    Parabéns Daise! Pelo texto e por seu aniversário.

    ResponderExcluir
  20. Estou ficando maluca. O tema desta semana é da Trícia. O níver da Daise é na outra semana e o tema dela tb.
    Desculpa... é a idade...

    ResponderExcluir
  21. Socorro a tricia está D+....

    ResponderExcluir
  22. Nossa faz 2 anos e alguns meses que participo do projeto ,a minha alegria é saber que esse tempo todo , ajudei muitas pessoas e fiz a diferença entre elas ,fico muito feliz e adoro fazer parte ainda do projeto.
    =) , confirmo minha presença . bjs Roberta

    ResponderExcluir
  23. Uma bela história, servirá para todos refletirem bastante.
    Confirmo a minha presença no Sábado.

    ResponderExcluir
  24. Confirmo presença no sábado! Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Bonita história.
    Também confirmo minha presença no sábado.

    ResponderExcluir
  26. confirmo minha presença no sabado!! bjs

    Carolina alessandra

    ResponderExcluir
  27. Presença confirmadíssima para sábado. Bjks para todos que contribuem e participam deste projeto!

    ResponderExcluir
  28. Que sejamos sábios em conduzir nossas atividades neste projeto. Confirmando presença neste sábado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Com certeza,sabedoria nós estamos sempre conquistando e acrescentando.

    beijos e até sábado

    ResponderExcluir
  30. Mais duas atividades aew gente

    ( inclui a sabedoria de cada um )

    DESAFIOS
    O mestre irá propor desafios para cada equipe. A equipe que completar primeiro, vence.

    ( atividades em grupo que trabalha a socialização e o trabalho em equipe )

    PASSA PRENDA
    Os participantes formam uma roda e, conforme a contagem regressiva, vão passando a prenda (que deverá estar escrita em um pedaço de papel). O mestre começa a fazer a contagem e todos ajudam "10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1". O participante que estiver com a prenda no 1, deverá pagar o mico que está escrito, mas não será eliminado. Novas prendas são colocadas na roda até a brincadeira se desgastar.

    PEIXINHOS
    Os participantes formam uma roda e o mestre começa a cantar: "É do Tango, tango, morena, é do carrapicho, Vamos jogar (nome da criança), morena na lata do lixo". Quem tiver seu nome citado, vai pra dentro da roda e fica dançando. A estrofe é repetida até que todos já estiverem dentro, menos o mestre. Depois que todos já estão no fundo do mar, o mestre canta: "Se eu fosse um peixinho, pudesse nadar, tirava fulano do fundo do mar". E vai repetindo e formando a roda novamente, mas sempre é só o mestre quem canta. O mestre tira todos do fundo do mar, menos um. Quem ficar dentro da roda é o lixeiro, Então, todos gritam: "lixeiro, lixeiro, lixeiro..."

    ResponderExcluir
  31. passando para informar que infelizmente essa semana não poderei comparecer, pois terá uma reunião na academia onde trabalho e será praticamente impossível conseguir faltar.. =/

    ResponderExcluir
  32. Esse texto é realmente muito Bom!
    não vou poder comparecer porém vou deixar
    algumas sugestões de atividades:

    Sempre cabe mais um:
    Disposição: alunos no centro da quadra formando um círculo. Desenvolvimento: os alunos ficarão no centro da quadra ou do pátio em círculos. A professora irá espalhar os bambolês pelo espaço. O número de bambolês será inferior ao número de participantes. Ao sinal, todos deverão se posicionar dentro de um bambolê. A um novo sinal, retornam para o centro formando o círculo. Os números de bambolês vão diminuindo a cada rodada, porém nenhum aluno sai da atividade. Conforme os bambolês vão diminuindo os alunos terão que achar uma forma criativa de todos se posicionarem dentro dos bambolês sem que fique ninguém de fora.


    19-Maremoto
    Objetivo principal: lateralidade.Distribua seus alunos pelas linhas lateriais e de fundo da quadra de futsal com uma distancia de 3 metros de um p/o outro formando um grande círculo, deixando 1 aluno no meio de todos no centro da quadra.Cada aluno ficara em cima de um X q o professor demarcará com giz p/melhor localização.A brincadeira inicia com o professor falando em voz alta:" O navio balança p/direita (todos os alunos pulam uma casa p/ direita)...o navio balança p/esquerda (todos os alunos pulam uma casa p/esquerda)...até q ele diz em voz alta: MAREMOTO..assim todos os alunos tem q sair de sua casinha representada pelo X no chão e procurar outro X p/se abrigar, enquanto isso o aluno q estava no centro daquadra terá q buscar um desses lugares q ficarão vagos temporariamente.

    CORRIDA DE REVEZAMENTO: - (MODERADO)
    Desenvolvimento: Os jogadores são organizados em 2 filas. A partir de uma linha de saída, a um final determinado, o primeiro jogador de cada fila
    deve correr contornar um obstáculo, retornar e bater na mão do segundo jogador, e assim sucessivamente. Será vencedora a fila em que o primeiro
    voltar a ser o primeiro.

    *VOU APROVEITAR E AGRADECER A EQUIPE DA MANGUEIRA E DO IESK PELO CARINHO E ATENÇÃO QUE ME DERAM!*
    ADOREI O PROJETO!

    BJUS's... Espero estar de volta no próximo sábado.

    ResponderExcluir
  33. Presença confirmada para sabado. Bjs, Luana Sobrinho Silva

    ResponderExcluir
  34. Minha presença: Cecília, e a do Jorge Valdez está confirmada para sábado agora no projeto !!
    Bjinhus e até lá =)

    ResponderExcluir
  35. BOM dia ! Confirmo minha presença neste sábado!
    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Bom dia confirmo minha presença para sábado!! Rafaela Menenguci

    ResponderExcluir
  37. Bom dia pessoal,
    Estou passando para informar que essa semana não poderei comparecer, pois será mais um fim de semana da Pós. Desejo a todos um ótimo projeto.
    Abraços
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  38. Confirmo minha presença no sábado! Bjs

    ResponderExcluir
  39. Bom dia galera,
    Passando para confirma minha presença no sábado um pouco rouca mais estarei lá beijinhos.

    ResponderExcluir
  40. Presença confirmada no sábado,até lá!!!

    ResponderExcluir
  41. Passando aqui p relembrar que neste sabado não poderei estar no projeto!!

    Um bj a todos, e um ótimo fds!!!

    ResponderExcluir
  42. Realmente o texto é muito bom e nos faz refletir!!!!!
    Sabadão estaremos firme e forte para poder debatermos sobre esse assunto!!!!!
    Bjks fikem com Deus

    ResponderExcluir
  43. O tema é bem amplo e muitíssimo interessante, comfirmo minha presença para sábado! um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  44. O texto é interessante,todos precisamos de sabedoria.
    Presença confirmada para o próximo sábado!!
    =D

    ResponderExcluir
  45. Quero ja pedir desculpas pois sabado nao vai dar para ir, minha mae soube hoje que vai ter q fazer uma mini ciurgia!! Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Galera,
    Assim fica difícil!!! vamos tentar nos organizar melhor. Olha a história desta semana. Vamos acabar perdendo a nossa casa!!!

    ResponderExcluir
  47. Depois não diga que eu não avisei!!!!

    ResponderExcluir
  48. Presença confirmada, um grande abraço HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  49. confirmo a presença na costela tbm!!!!

    kkkkkkk vamos q vamos!!!

    ResponderExcluir
  50. sobre sabado no ciep 359,fiquei muito feliz pois aquela galerinha la é + q especial!!
    estive lá na sexta e pude rever muitas crianças,e mais feliz ainda em saber que o meu trabalho a algum tempo atraz ainda é reconhecido,foi uma volta ao tempo!!!!!

    gostaria de parabenizar a atual equipe do ciep, sueli,samuel,carolina alessandra,julio,vitor,marcio,espedito,catia e joelma."acho q nao esqueci de ninguem kkk"

    sabado foi uma prova que o nosso projeto FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS é muito especial para estas crianças!!!!

    vamos q vamos!!!!!

    ResponderExcluir
  51. confirmo minha presença e da geizilaine para sabado.
    O MONITOR SERGIO 241 POR MOTIVOS PATICULARES NAO VAI PODER COMPARECER NO PROJETO.
    BJUS

    ResponderExcluir
  52. suelyn NOS TBM T ADORAMOS E AS CRIANÇAS TBM
    BJU E BOA SORTE

    ResponderExcluir
  53. Confirmando presença para sábado, bjos para todos!!!

    ResponderExcluir
  54. Confirmo presença sábado!
    bjos

    ResponderExcluir
  55. Vai ser ótimo trabalhar com esse tema,já conheço,com certeza terá muito assunto para discutirmos.Presença confirmada.Bjssssss!

    ResponderExcluir
  56. sabadoria!!! confirmando presença para sábado!
    inté lá! carlos leandro

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Gente!!

    Confirmo minha presença para Sábado.

    Beijos e até lá!!!

    ResponderExcluir