domingo, 11 de julho de 2010

17 de julho - Tema


Você sabia que o dia Internacional do Amigo é comemorado no dia 20 de julho? Sabe por que este dia foi criado?

Foi criado depois que o homem foi a lua, no dia 20 de agosto de 1969. Para muitos este dia entrou para história como um momento extraordinário e um momento para reflexão da amizade. A iniciativa foi vitoriosa e, hoje, o mundo comemora a data.

Vamos celebrar hoje no projeto a amizade e ressaltar, sempre, o seu valor e a sua importância. Na vida é fundamental cultivar a amizade em nossas relações, estabelecendo a cada dia novos amigos, como estamos fazendo aqui no Projeto Fim de Semana nas Escolas. A cada sábado temos a oportunidade de conhecer amigos novos e aumentar nossos vínculos de amizade. Todos sabem que a palavra chave no nosso projeto é: tijolinho, já que só assim podemos construir um projeto sólido e com a base na amizade e no respeito.

É bom frisar que uma amizade não resulta de uma simpatia nascida de interesses, mas só floresce com bases fortes, onde pequenos atos são construídos todos os dias.

Vale destacar que não basta ser animado e simpático para se ter muitos amigos. Temos que regar a amizade como uma plantinha, para que ela se torne uma flor linda.

Com o tempo vamos aprendendo que as verdadeiras amizades continuam vivas mesmo a longas distâncias. E o que importa é o que você plantou no decorrer da vida. Só amizade verdadeira nos mantém firmes nos momentos difíceis. Acredite nisso!!!
Aproveite a oportunidade e conte para todos o que você imagina ser uma grande amizade.
Agora é só participar dessa festa. Confirme já sua presença.

Queremos agregar a esse texto a sugestão do monitor Renato do CIEP 171, leiam com atenção e depois vejam o video.

Christian, o leão

Christian foi um leão encontrado em 1969 por dois australianos que moravam em Londres, John Rendall e Anthony 'Ace' Bourke na loja de departamentos Harrods. Eles o encontraram, a venda, no departamento de animais exóticos e, comovidos com suas condições e futuro, decidiram comprá-lo.

Rendall, Bourke e suas namoradas Jennifer Mary e Unity Jones cuidaram do leão até que ele tivesse um ano de idade. O tamanho cada vez maior de Christian e o custo para mantê-lo fizeram com que eles percebessem que não poderiam mantê-lo em Londres por muito tempo. A solução veio quando Bill Travers e Virginia McKenna, estrelas do filme Born Free, visitaram a loja de móveis de Rendall e Bourke, onde Christian passava seus dias. Travers e McKenna sugeriram, então, que eles pedissem a ajuda de George Adamson, um conservacionista Kenyano que, justamente com sua esposa Joy, foi o assunto de seu filme. Adamson concordou em ajudá-los na adaptação de Christian para a vida selvagem na Reserva Nacional de Kora.

Adamson gradualmente apresentou Christian a um leão mais velho - 'Boy' - e, subsequentemente, para a filhote fêmea Katiana, na tentativa de formar o núcleo de um novo bando. No entanto, alguns infortúnios assolaram este novo bando: Katiana foi, provavelmente, devorada por crocodilos enquanto bebia água. Outra fêmea foi morta por leões selvagens. Os eventos atingiram 'Boy' de forma tal que ele perdeu sua habilidade de socializar-se com outros leões e humanos. Ele acabou sendo baleado no coração por Adamson, depois de ferir um homem fatalmente. Desta forma, Christian acabou sendo o único sobrevivente do bando original.

Adamson continuou seu trabalho, e, após um ano o bando estabeleceu-se na região de Kora, tendo Christian como o líder do bando iniciado por 'Boy'.

Quando Rendall e Bourke foram informados por Adamson do exitoso resultado em 1971, eles viajaram para o Kenya para visitar Christian. A visita foi filmada e transformou-se no documentário Christian, The Lion at World's End. De acordo com este documentário, Adamson alertou Rendall e Bourke para a possibilidade de Christian não recordar-se deles, mas o filme mostra um leão, inicialmente cauteloso, correndo ao encontro dos dois homens, envolvendo os braços em torno dos seus ombros e lambendo seus rostos. O documentário também mostra as fêmeas Mona e Lisa, e um filhote chamado Supercub saudando os dois homens, devido à influência de Christian.

Rendall conta de um encontro final, ocorrida em 1974. Nesta época, Christian já estava a frente de seu próprio bando, tinha filhotes seus e era quase duas vezes maior do que no vídeo do encontro de 1971. Adamson avisou-os de que a viagem poderia ser em vão, porque ele não via o bando de Chirstian há 9 meses. Entretanto, eles descobriram, ao chegar em Kora, que Christian e seu bando haviam retornado para o complexo de Adamson no dia anterior a sua chegada.

Rendall descreve a visita que ele. Bourke e George Adamson fizeram: "Nos o chamamos, ele levantou e começou a caminhar em nossa direção, lentamente. Então, como se tivesse se convencido de que eramos nós mesmos, ele começou a correr ao nosso encontro, pulando sobre nós e nos abraçando, como ele costumava fazer, colocando suas patas sobre nossos ombros."

O reencontro durou até o dia seguinte, pela manhã, quando todos foram dormir. De acordo com Rendall, esta foi a última vez que alguém viu Christian.


Imprimir post

47 comentários:

  1. conseguimos vários seguidores para o blog nas unidades 134 e 398. Vamos nos empenhar e transformar este projeto em algo marcante na vida dessas crianças.
    Bjs.
    Ana Paula Costa.
    Sábado vamos comemorar o dia do amigo.

    ResponderExcluir
  2. alegria alegria!!!!

    a amizade é algo muito especial para mim,tenho poucos porem verdadeiros,e fiz no projeto grandes amigos.
    boa semana para todos...

    vamos q vamos

    ResponderExcluir
  3. A amizade é um tesouro e vale mais, muito mais do que ouro!!!Eu também tenho amigos, graças a Deus e no projeto fim de semana fiz amigos especiais também! Mas lembremos que o dia do amigo é todo dia!!!!!

    Beijos gente!!!!

    Alana

    ResponderExcluir
  4. Renato coloque fotos novas.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  5. "Acho que a vida fica mais fácil se fizermos mais amigos do que inimigos". A amizade verdadeira é coisa rara, por isso muito preciosa. Eu amo meus amigos!!! Bjus galera e até sábado que vem!

    ResponderExcluir
  6. Novidade no pedaço:
    O participante que mandar MSG para o nosso Blog vai concorrer a um brinde surpresa, mas para isso vc precisa divulgar o endereço no blog na sua unidade.
    www.fimdesemananasescolas.blogspot.com
    Vamos bombar!!!

    Oi galera fale com os participantes para bombar o nosso twitter.
    Vamos participar do nosso twitter. O endereço e apcostaFDS. Você vai concorrer a um brinde.

    ResponderExcluir
  7. Genteeeeeeee , para mandar um recado para a gente no twitter , (@apcostaFSE) , você deve entrar no www.twitter.com e clicar "sign up" , para criar o seu twitter !! Gente vamos participar , vamos twittar !!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Marina, eu não sabia como participar do twitter, pois sou uma negação na internet. Obrigada por pensar nas pessoas que não tem muita intimidade com este assunto.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado. Dúvidas e só mandar perguntar.
    Marina.

    ResponderExcluir
  10. Carolina Alessandradomingo, 11 julho, 2010

    Confirmando presença!
    Vou participar do twitter tb!
    Adorei esse tema!

    ResponderExcluir
  11. As pessoas mais felizes são aquelas que tem amigos. Porque amigo não se pede,não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!
    Aproveito para confirmar minha presença no próximo sábado! Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. SORRIA.. TRANSMITA SUA AMIZADE PARA TODOS, MOSTRE QUE A SUA VIDA E CHEIA DE LUZ. ENTÃO VAMOS SORRIR SEMPREEEEEEEE...BJÃO

    COM GRANDE FELICIDADE E O SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO CONFIRMANDO A PRESEÇA PRA SÁBADO!!!

    CARLOS LEANDRO ( TIO LÉO ) 171

    ResponderExcluir
  13. Tem uma promoção no twitter , que só a Marcele Cabral está tentando !! Vamos participar basta vocês criarem um twitter e conseguirem 3 seguidores para o @apcostaFSE , é só até sexta !!!!!! VAMOS !!!

    ResponderExcluir
  14. A Amizade palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocadas por meras coisas materiais.Deve ser guardada e conservada no coração.
    Presença confirmada para sábado.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro meus AMIGOSS ... E fazer novas amizades tb é muito bommmm... adoroooo bjs Roberta .
    Presença confirmada para sabado.

    ResponderExcluir
  16. Eu aprendo muito com meus amigos....a amizade é algo muito importante na minha vida!
    Presença confirmada para sábado.......

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Cara eu estou me sentindo uma analfabeta digital...tem mais ou menos uns três dias que estou tentando usar o twitter para participar da promoção e nada. Mas me tira uma duvida os seguidores são para o blog ou para o twitter? Eu confusa...rsrsrs...mas quero ganharrrr...

    ResponderExcluir
  19. GALERA!!!!!!!!
    AS ATIVIDADES ESTÃO NO LUGAR DE SEMPRE.......
    ATÉ SÁBADO.
    ABÇS

    ResponderExcluir
  20. Lindinha a promoçao é para seguidores para o twitter , mas já acabou pois a Roberta ganhou !!!! Fiquem atentos as promoçoes relâmpago !!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ser amigo é fazer ao amigo todo o bem...confirmando presença no sábado...abraços.

    ResponderExcluir
  22. Lindinha bem vindo ao clube! Estou até com vergonha, mas não consigo futucar o twitter. A amizade também é importante para utilizar a internet! A Marina tá ajudando muito, obrigada.
    Presença confirmada para este sábado.

    ResponderExcluir
  23. Ela está na aula quando ela chegar vai dar mais dicas!!!
    Beijos.
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  24. Ter amigos é tudoo de bom...

    Me considero uma pessoa muiiiito feliz pois tenho verdadeiros amigos!!!

    Presença confirmada p sábado!!!
    Bjuss..

    ResponderExcluir
  25. Pessoal , eu recebi perguntas do que é mensagem direta .Mensagem direta é uma mensagem pessoal que só manda para apenas uma pessoa . No twitter é chamada de direct messages.
    Bjs Amanha mais dicas.
    A parti de hj vou postar varias dicas nos recados.

    ResponderExcluir
  26. Daqui a pouco tem promoção no twitter !!

    ResponderExcluir
  27. Estou esperando a nova promoção, mas daki a pouco vou dormir que estou com sono...rsrs...Kero tentar ganhar alguma coisa pelo mnos uma vezinha...rsrsrs...bjus...Hahaha valeu Marina pelas dicas do twitter!!!

    ResponderExcluir
  28. Promoçaõ rolando !!! Mesma de antes mas agora precisa conseguir 7 seguidores para o twitter !!!

    ResponderExcluir
  29. Galera é muito bom ter amigos verdadeiros q gostam da gente....abraço a todos os amigos...

    Ps. Sábado estarei lá....abração

    ResponderExcluir
  30. Só da Roberta na promoção do twitter. Vamos participar !!!! Vamos twittar !!!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Amigos....o que seria da minha vida sem eles. Agradeço sempre a Deus pela vida de cada um!!!

    Presença confirmada para sábado!!!
    beijos
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  33. oi pessoal !! nao é muito facil mas nao é impossivel em 2 dias conseguir 5 seguidores entao vamos la twittar!!! bjs Roberta

    ResponderExcluir
  34. Como é ter amigos verdadiros!!! Há todos os meus amigos um grande bjs!!
    Confirmo minha presença
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Amigos são os tesouros que guardo e mantenho com muito carinho na minha maravilhosa vida!Adorei o tema de sábado.Confirmando presença para o próximo bat encontro.Bjs bjs

    ResponderExcluir
  36. A amizade é uma força capas de vence qualquer barreira, segue um link de um video como material complementar sobre o assunto, a A história de Christian, o Leão (fatos reais), é um video que vale a pena assistir ate o final, emocionante, rs
    http://www.youtube.com/watch?v=J_Lyts9GBLM&feature=fvw

    Confirmo minha presença Renato Vieira

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Renato sua sugestão acaba de se incorporada ao texto base....

    ResponderExcluir
  38. ainda nao acabei meu curso de blog e agora ja vou entrar no curso do twitter!!!! ai ai ai

    vamos q vamos

    rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  39. Tom , mas vc como iniciou bem... mande msg para twitter do nosso governador @sergiocabralrj

    ResponderExcluir
  40. Vamos galera pode ter promoção a qualquer momento pois a ultima foi vencida pela Vanessa Coutinho !!!

    ResponderExcluir
  41. Estou emocionada!!!Huaahau...rsrs...vamos twittar gente bjuss

    ResponderExcluir
  42. É isso vamos continuar. Vamos divulgar o twitter ,orkut e o blog. Temos que chegar mais perto dos nossos participantes.
    Galera essa semana vcs deixaram de confirmar via blog. Vamos ficar ligados!!!
    Ana Paula Costa

    ResponderExcluir
  43. Viviane Cristinasábado, 17 julho, 2010

    Independente da chuva o dia oi um sucesso!!!!
    Todos curtiram muito o tema do amigo!!!

    ResponderExcluir
  44. Oi galera,
    Estarei fora uns dias. Meu coração estará aqui e meus olhos tb.Estarei de olho. Bjs.

    ResponderExcluir
  45. Bjs e até ..... Estou de olho.

    ResponderExcluir
  46. KD O ENDEREÇO DO TWITTER? GALERAM DIVULGUEM O END. DO TWITTER!!!

    ResponderExcluir