segunda-feira, 7 de junho de 2010

SALVE A COPA 2010 - ATIVIDADES 12 DE JUNHO

Copa do Mundo de 2010 África do Sul




Para os apaixonados pelo futebol a contagem regressiva para o início da participação brasileira na Copa do Mundo 2010 já começou. O primeiro jogo da seleção dos craques brasileiros será no próximo dia 15 e muita gente já atravessou o Oceano Atlântico para reforçar a torcida amarela e verde. Para quem ficou a opção vai ser mesmo acompanhar as transmissões na tela da TV. Portanto, reúna os amigos e faça de cada partida uma grande festa, afinal quem já não pensou em ser um jogador? Estar lá, em campo é uma vitória para muitos jogadores brasileiros que nasceram em bairros pobres de todo Brasil. Não achem que foi fácil para eles. Todos tiveram de superar preconceitos, vencer barreiras e mostrar seu potencial.



O verdadeiro vencedor é aquele que consegue ter uma vida digna. Uma família feliz, amigos de verdade... Esse é o verdadeiro vencedor, pois a sua vitória está na suas ações. Nós, do PROJETO FIM DE SEMANA NAS ESCOLAS, somos uma equipe vencedora porque acreditamos em nosso trabalho e somos felizes com os nossos resultados.



Ah! Lembra de uma pergunta que já foi feita aqui no projeto de como poderíamos ajudar o nosso amigo a ser vencedor? Achamos a solução, trabalhamos para fazer do seu sábado um dia sempre especial, com cultura, arte e muito lazer e diversão.



Agora vamos voltar para o nosso assunto da semana. No próximo dia 15, a nossa seleção vai entrar em campo, o Brasil é o maior vencedor de copas, já ganhou cinco copas. Vamos ver se vocês têm boa memória de torcedor:



1-Em quais anos o Brasil foi campeão da Copa do Mundo?

R: 1958,1962,1970,1994 e 2002.

2- Qual o nome do técnico da seleção?

R: Dunga



3- Qual seleção foi a campeã da última copa do mundo?
R: Itália
________________________________________
ARTES 

________________________________________


MEDALHAS



Confeccionar medalhas de honra ao mérito, e presentear uns aos outros sinalizando onde cada um se destaca (vencedor da alegria, vencedor da simpatia, vencedor da bola de gude, vencedor do queimado, etc...

Utilizar: Forminha de doce na cor ouro e fitilho



PERSONAGEM



estimular os participantes a pensarem em conjunto e criar um personagem da Copa. Lembre a eles que neste ano os jogos estão sendo realizados na África. Reforcem as características locais.

Utilizar: Papel A4, lápis e guache.

BANDEIRA DO BRASIL



Confeccionar com as crianças bandeirinhas do Brasil para complementar a decoração da Unidade (vocês estão recebendo um saco com bandeirinhas, que também servirão para festa junina, bandeiras do Brasil, recortes plásticos em verde e amarelo e barabante).

Material: Papel verde, amarelo, azul e branco; -Tinta guache verde; Tesoura; Estrelinhas de preferência prata; Cola colorida;

Como fazer: Recorte o papel verde em forma de um retângulo, recorte o papel amarelo em forma de losango proporcional ao retângulo recortado anteriormente. Então cole o losango em cima do retângulo. Agora recorte o papel azul em forma de circulo, mas que seja proporcional ao losango, então cole o circulo sobre o losango. Recorte uma fita de papel branco para colar no centro do circulo e escreva em verde(tinta guache ou cola colorida) a frase "ORDEM E PROGRESSO". Na parte de cima da fita branca cole somente uma estrela e na parte de baixo cole 26 estrelas. E para finalizar pendure sua bandeira. Durante a confecção da bandeira brasileira é importante que no momento do passo a passo seja explicado as crianças a importância do significado de cada item da bandeira. Exemplo o que significa da cor, as estrelas representam os Estados brasileiros e na bandeira oficial elas ficam na verdadeira posição astronômica das estrelas.



Sugestão: Vanessa Coutinho



_______________________________________



RECREAÇÃO
________________________________________



COPA DAS CADEIRAS



Forme pequenas equipes com o mesmo numero de membros e determine que cada equipe tenha o nome de uma seleção que vai participar da copa 2010, anote todos os nomes em um papel. Agora forme um círculo com cadeiras e coloque uma cadeira no centro da roda. Cada participante deverá sentar em uma cadeira, as equipes devem se misturar, um participante deve ser escolhido para ficar ao centro, ele será o juiz. O juiz deverá gritar... GOL DAS SELEÇÕES (ELE ESCOLHE DUAS DA LISTA) e os participantes das “equipes seleções” devem trocar de lugar. Neste momento o participante que está ao centro deve sentar em uma das cadeiras vagas e o que ficar de pé deverá passar para o centro da roda, passando assim a ser o juiz e o que anteriormente era o juiz passa para a sua equipe. Caso o “juiz” queira que todos troquem de lugar ao mesmo tempo ele deverá gritar..... GOL CONTRA....



Você poderá variar pedindo para o “juiz” gritar gol de três seleções..... Criar a regra do pênalti ou impedimento.... use a imaginação.



Colaboração: Ana Carla





_______________________________________



JOGOS
_______________________________________



COPA DO MUNDO DO CIEP.......



A brincadeira e simples, forme equipes com poucos membros e dispute uma mine copa do mundo...não é obrigatório que seja de futebol tradicional. Estamos enviando o material para o sabontetoboll, pode ser também de queimada ou handebol. Cada equipe deverá ter o nome de uma seleção da Copa da África e o campeão da “copa do mundo” receberá um troféu (no malote existe um troféu para que você entregue a equipe). A competição deve ser rápida, tipo partida de um gol ou cinco minutos, se terminar empatado pênaltis ou dependendo do numero de participantes desclassificação direta...seja criativo e crie um clima de competição saudável sem disputas exageradas...lembre o participantes que “fair play” é um critério importante e serve até de desempate.



________________________________________



AQUÁTICAS

________________________________________



POLO MALUCO
Vale qualquer regra que você defina com os participantes. Numero diferente de jogadores diferentes por equipes, várias balizas, apenas um toque na bola, só vale gol contra.. use a criatividade mas mostre aos participantes que mesmo onde aparentemente não existe regras é obrigatório o respeito, a disciplina e principalmente a solidariedade. A disputa é saudável, mas o principal é a amizade o companheirismo e o lazer. Esse é o verdadeiro espírito da Copa do Mundo.

 ________________________________________







Imprimir post

29 comentários:

  1. Muito interessante a ideia de fazer um mini-jogo
    já que estamos em clima de copa do mundo. Mesmo que a política do projeto não seja a de promover a competição.
    O troféu servirá ainda como um estímulo para os participantes.

    ResponderExcluir
  2. IMPORTANTE FALAR SOBRE A ÁFRICA!
    O CONTINENTE QUE É PELA PRIMEIRA VEZ SEDE DE UM EVENTO COMO A COPA DO MUNDO, QUE MESMO SENDO O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO E POUCO ESTUDADO. E A ÁFRICA DO SUL, PAÍS QUE VIVEU A VIOLÊNCIA DO APARTHEID E HOJE É UM PAIS NOVO, GRAÇAS A LUTA DE HERÓIS COMO NELSON MANDELA.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que minha sugestão foi bem aceita,valeuuu... Minha presença já esta confirmada para o próximo sábado! Bjus

    Vanessinha

    ResponderExcluir
  4. Já estou até vendo que nesse próximo final de semana vai ser hiper divertido e alegre. Já tinha criança no final de semana passado falando sobre Copa e sobre os jogos. Um menino até me mostrou como estava decorando a casa dele usando garrafas de plástico. Muito legal. Presença confirmadíssima para sábado. Bjuxxx a todos!!

    ResponderExcluir
  5. Idéia legal sobre a competição...temos que usar a imaginação para que todos possam participar!!
    A decoração para o colégio também vai ser bem divertida!!
    Presença confrmada no sábado!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. As crianças vão adorar essa idéia....esse fds vai ser super divertidoo..deixando eles bem informados sobre a copa...
    Confirmada a minha presença sábadooo....

    Bjos Fernanda

    ResponderExcluir
  7. OLÁ! TAMBÉM CONFIRMO MINHA PRESENÇA PARA O PRÓXIMO SÁBADO.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Está confirmadíssima minha presença no sábado.
    Inclusive no dia 19/06 será um dia muito especial, o meu casamento.E não poderei atuar no projeto.Um forte abraço a todos e até!!!

    Carla Alves
    Monitora de Artes

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Adorei a sugestão da Lindinha, rs, bem bacana espero que o nosso sábado seja bem proveitoso e com certeza estarei lá para conferir...
    Abraços
    Rafaela

    ResponderExcluir
  10. olá..que nosso sabado seja bastante abençoado como sempre foi, que o espirito de equipe sempre reine em nossos fim de semanas..rsrsrs!! abrç

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante as atividades enfatizando a copa do mundo, dessa forma podemos cativar também equeles que não são amantes do futebol.
    É importente também fazer com que as crianças conheçam a cultura e os costume de outros países.

    Aproveito para confirmar minha presença.
    Djuno Barcellos

    ResponderExcluir
  12. Muito Válido esse tema.
    Uma sugestão, seria muito legal, durante o sábado, reunir todos os participantes e tocar no rádio o Hino Nacional, oferencendo copias do hino para ficar um belo coral.

    Confirmando para sábado,
    Renato Vieira

    ResponderExcluir
  13. Também gostei da idéia do Hino e complementando a idéia do Renato poderiamos além das cópias dos hinos, poderiamos explicar resumidamente a história do Hino, porque com certeza muitas crianças e adolescentes não tem noção do porque do Hino Nacional.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde, nesse fds ñ vou ao projeto, mas já avisei ao Renato na semana passada que ñ poderia ir.....Muito obrigado bom sábado a todos. Leonardo Mendonça
    Ps. Muito boa a idéia do Hino pois as crianças, crescem e ñ sabe cantar o hino.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, esta confirmada minha presença para sabado.Adorei as sugestoes de artes p copa e gostaria de dar uma ideia seria legal fazer um bandeirão p enfeitar o cieep, q seria feito com papel cartão e papel picado ou bolinha de papel crepon ou entao colar um papelão atras da cartolina q substituiria o papel cartao, q seria p não rasgar pois fica pessado devido a quantidade de cola e papel,fiz uma vez com meus alunos e o trabalho fica bem legal e diferente.
    (Thaís Ferrari)

    ResponderExcluir
  17. Presença confirmada no sabado!!! As crianças estavam sabado passado super anciosas p/ o início da copa (só falavam nisso). Aposto que iram adorar as atividades propostas.
    Estou muito feliz em participar desse projeto, pois percebo que coisas que eram pequenas p/ mim, tem um grande valor p/ as crianças... Bjs da gorda ( Luana Sobrinho Silva)

    ResponderExcluir
  18. Presença confirmada no sabado!!! As crianças estavam sabado passado super anciosas p/ o início da copa (só falavam nisso). Aposto que iram adorar as atividades propostas.
    Estou muito feliz em participar desse projeto, pois percebo que coisas que eram pequenas p/ mim, tem um grande valor p/ as crianças... Bjs da gorda ( Luana Sobrinho Silva)

    ResponderExcluir
  19. OLÁ! COMO JÁ DISSE ESTÁ CONFIRMADA MINHA PRESENÇA NO PRÓXIMO SÁBADO, ENTRETANTO NO DIA 19 NÃO PODEREI ESTAR PRESENTE.

    BEIJOS E ATÉ MAIS.

    ALANA

    ResponderExcluir
  20. acho mto importante falar da África.A força do sonho foi capaz de promover! a força da amizade, da solidariedade da paixão e essencia de humanidade.achei mto legal a atividade copa das cadeiras, mas será preciso atenção pq parece uma atividade q requer muita atenção. Os espertinhos de plantão vão adorar!
    Confirmo minha presença no sábado.
    Bjos
    Beatriz de Moura ciep 171

    ResponderExcluir
  21. Tbm achei muito interessantes as atividades, nada melhor do que falar sobre o momento que estamos vivendo e além disso falar tbm um pouco mais sobre cultura, não só a nossa, mas de um modo geral, já que o mundo está reunido na África com um só objetivo, mostrando o poder que o esporte tem. Todas as diferenças e dificuldades são deixadas de lado, "todos se tornam iguais"!
    A sim, presença confirmadíssima no sábado!!!
    Marina

    ResponderExcluir
  22. OK!
    Sábado minha ilustre presença confirmada!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjooos

    ResponderExcluir
  23. Gostei das atividades propostas....temos que contagiar ainda mais as crianças com o clima da Copa!!!
    Confirmo minha presença!
    Thianne Luz

    ResponderExcluir
  24. Presença confirmada no sábado!!!

    ResponderExcluir
  25. Confirmo minha presença no sábado 12/06/10...tenhamos todos um excelente dia...Sueli Pantoja

    ResponderExcluir
  26. Bom dia GALERA!
    É isso ai, vamos levar toda essa animação da copa para nosso Projeto nesse sábado.O tempinho frio está chegando e é hora de manda lo para escanteio.
    VAMOS BOMBAR!
    Contamos com vcs.

    ResponderExcluir
  27. A atividade de recreação é a adaptação de uma brincadeira que as crianças costumam gostar! Tenho certeza que dará super certo amanhã!
    Confirmo a monha presença amanhã!

    Izabela Carvalho

    ResponderExcluir