quarta-feira, 2 de junho de 2010

ATIVIDADES DIA 05 DE JUNHO DE 2010 - MEIO AMBIENTE


A cada dia, o ser humano vem alterando mais o meio ambiente. O que era montanha se transforma em estrada, o que era rio se transforma em aterro e depois em um grande condomínio. As praias ficam sujas, cheias de lixo. Não há limites? Vocês acham que isto está correto? Este crescimento desordenado, principalmente nas grandes cidades, vem colocando em risco não só o meio ambiente, como também nossas vidas. Afinal, este crescimento acelerado das cidades contribuiu para o aumento da poluição do ar, crescimento do esgoto, impermeabilização dos terrenos, o que significa dizer, que a água das chuvas infiltra mais no solo e resulta em enchentes e deslizamentos. Isto sem falar na redução do espaço de plantio, alterações genéticas e devastação das áreas naturais. Resultado? Quem sabe dizer? Desastres ecológicos e doenças que vão impedir a sobrevivência humana no planeta. Há quase 40 anos, foi estabelecido o dia 5 de junho como Dia Internacional do Meio Ambiente. Assim se acreditava que autoridades e a população de todo mundo estariam mais atentas a esta grande destruição. No entanto, por mais que providências estejam sendo tomadas para reduzir o índice de poluição nas fábricas, preservar a qualidade da água dos rios e mares, nada parece suficiente. Não podemos, no entanto, desanimar. Temos de fazer a nossa parte. Quem está disposto a ajudar? Vamos ter uma postura ativa na busca de soluções conjuntas para os problemas de nossa cidade. Temos de estar conscientes: não desperdiçar água na hora do banho, não jogar lixo nas ruas. Podemos ainda conversar com quem está praticando erros, afinal uma simples guimba de cigarro pode ser suficiente para entupir um bueiro, alagar a rua onde moramos, destruir nossa casa e nosso s pertences ou tirar a vida de uma pessoa que amamos. Vamos refletir e levar esta reflexão para nossa família e amigos?



---------------------------------------------



Vamos fazer uma limpeza no Ciep e vamos fazer um cartaz falando sobre o futuro que queremos para a nossa cidade.



Criação de painel sobre a Natureza – Precisamos de revistas que contenham muitas figuras sobre a Natureza: paisagens, arvores, flores, animais, etc. As crianças recortarão as que julgarem interessantes.



Material: Revistas, figuras da Internet, cartolina ou papel cartão.



Saco de lixo grande.



ROSA DE PAPEL CREPOM



Material: Papel crepom (cada papel crepom faz cerca de 4 flores) – Tesoura - Cola com brilho - Palito de churrasco



Modo de Preparo:



Medir cerca de quatro dedos no papel crepom e cortar. Separar a parte do papel que foi cortada e cortar as pontas para que fique meio arredondado.



Com esse papel ir contornando o palito (este de forma vertical). Vai contornando, formando uma rosa. Colocar aos poucos e em seguida colocar cola colorida nas pontas quando estiver pronta.



Encapar o palito com um pedaço de papel crepom verde.



Sugestão: Shirley (assistente comunitário CIEP 306)



BOLSA DE CAIXA DE LEITE



Retirar com cuidado o material que envolve a caixa, até que ela fique completamente branca. Demonstre em uma caixa para que os participantes possam entender. Cortar a parte de cima da caixa, de forma que ela fique parecida com uma bolsa. Deixe a criança usar toda a criatividade. Elas podem optar por cortar a caixa de diferentes maneiras: arredondada, boleada, com triângulos... Desenhar e cortar um coração na parte frontal da caixa, de forma bem centralizada. Seria interessante fazer um molde antes para que todos os corações fiquem do mesmo tamanho. A criança deverá enfeitar a caixa utilizando tinta guache.Confeccionar as alças das sacolas utilizando barbante trançado. Os monitores podem integrar os adolescentes nessa atividade, pedindo que eles façam as tranças de barbante.O monitor deve auxiliar a criança a fazer dois furos de cada lado da caixa para que possamos encaixar as alças da sacola. Após passar as tranças de barbante pelos furinhos, dar nós nas pontas para que as alças não saiam.



Sugestão: Gabriele



------------------------------------------------------------

CORRIDA DA CENTOPÉIA
Dividir os participantes em colunas com a mesma quantidade, após a divisão os participantes devem segurar na cintura do companheiro da frente e ficar de cócoras (somente na quadra isso será possível, na piscina devem permanecer de pé), após a formação o monitor deverá estabelecer o ponto de chegada e dar a partida. As equipes devem se movimentar para a frente através de pequenos pulos simultâneos. Quando o primeiro participante da centopeia chegar à linha final ele automaticamente larga a coluna e assim sucessivamente até o ultimo participante.



Sugestão: Ana Carla



A atividade do saboneteboll poderá ser repetida, estamos encaminhando uma barra de sabão em pedra e também os baldes.

Imprimir post

16 comentários:

  1. Vai ser muito legal fazer com que as crianças, mesmo as bem pequenas, fiquem cientes de que o meio ambiente só vai ficar melhor se nós ajudarmos. Se cada um fizer um pouquinho o pouquinho se transforma em algo grandioso. Presença confirmada para sábado!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal trocar a bola por sabonete, as crianças e adolescentes literalmente rolaram na grama no 134 de tão divertida a brincadeira. Vale a pena repetir...
    Daíse.

    ResponderExcluir
  3. Vai ser legal destacar a importância e a responsabilidade que cada um de nós temos em cuidar do meio ambiente com nossas crianças neste sábado!

    ResponderExcluir
  4. Foi muito boa a atividade do sabonetebol, Ana Carolina e João Ricardo estarão presentes ao projeto neste fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. O sabonetebol da pra perceber que foi um sucesso coletivo, merece ser refeita, outra que deve atrair bem a atenção das crianças é a da centopeia.

    ResponderExcluir
  6. Visitem o site: http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/
    Lá tem idéias e dicas de como trabalhar o nosso tema! tudo muito simples e fácil de usar. Sucesso para todos nós neste sábado!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Cristian pela dica, realmente o site é ótimo por conter várias ideias...

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza que o Tema Meio Ambiente será muito útil para todos que frequentam o nosso projeto, inclusive nós que trabalhamos também. Não adianta ensinar para as crianças como preservar nosso meio ambiente se os próprios adultos não sabem como conservar.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Atenção equipe ......
    quem tiver possibilidade leve no sábado revistas e jornais já que teremos outra atividade de arte que utilizará esse material.... se você puder leve também caixas de leite .. mas lavadas ok????
    abraços

    ResponderExcluir
  10. FOI MUITO LEGAL A AtIVIDADE DO SABONETE! NO CIEP 198 CONFECCIONAMOS AINDA O LIVRO DOS SONHOS, FOI SHOW!!!!

    BEIJOS.

    ALANA

    ResponderExcluir
  11. essa atididade eh um sucesso...
    vai virar obrigatoriaaaaaaa....rsrs

    ResponderExcluir
  12. Os participantes do FDS mostraram que amam o projeto, a grande maioria compareceu para aproveitar as atividades, mesmo com frio e em algumas unidades até chuva.

    ResponderExcluir
  13. Para o próximo dia 12 onde o tema vai ser a Copa do Mundo podemos confeccionar com as crianças bandeirinhas do brasil para torcer pela seleção:
    Material:
    -Papel verde, amarelo, azul e branco;
    -Tinta guache verde;
    -Tesoura;
    -Estrelinhas de preferência prata;
    -Cola colorida c/glitter;
    -Palito de churrasco.

    Como fazer:
    Recorte o papel verde em forma de um retângulo, recorte o papel amarelo em forma de losango proporcional ao retângulo recortado anteriormente. Então cole o losango em cima do retângulo. Agora recorte o papel azul em forma de circulo, mas que seja proporcional ao losango, então cole o circulo sobre o losango.
    Recorte uma fita de papel branco para colar no centro do circulo e escreva em verde(tinta guache ou cola colorida) a frase "ORDEM E PROGRESSO".
    Na parte de cima da fita branca cole somente uma estrela e na parte de baixo cole 26 estrelas. E para finalizar pendure sua bandeira em um palito de churrasco.

    Durante a confecção da bandeira brasileira é importante que no momento do passo a passo seja explicado as crianças a importância do significado de cada item da bandeira. Exemplo o que significa da cor, as estrelas representam os Estados brasileiros e na bandeira oficial elas ficam na verdadeira posição astronômica das estrelas.

    Proposta por: Vanessinha (Lindinha)

    ResponderExcluir
  14. Sempre é bom batermos na tecla da importância da preservação do meio ambiente e lá no 198 além das atividades propostas realizamos o jogo "Batalha Naval" com questões relacionadas ao tema do dia e ficou legal! Iremos repetir a dose!!! rsrsrs

    E em relação a semana que vem achei legal a sugestão da Vanessa, além de confeccionarem a nossa bandeira irão aprender os significados de cada parte.

    Beijos e até mais!

    Alana

    ResponderExcluir
  15. Realmente falar sobre o meio ambiente foi muito boa idéia, pois as crianças aprendem de uma forma divertida e criativa a cuidar melhor do mundo onde vivem!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. meu palpite é 3x1 para o BRASIL!!!
    VAI LA BRASIL...
    ESTAMOS TORCENDO....

    ResponderExcluir