segunda-feira, 17 de maio de 2010

ATIVIDADES 22 DE MAIO

ENTUSIASMO

Alguém aqui sabe dizer o que é entusiasmo?

Vocês acham que entusiasmo é o mesmo que otimismo?

Quem respondeu que não. Acertou.

Entusiasmo vem do grego e significa “ter Deus dentro de si”. Hoje em dia encaramos o entusiasmo com a vontade de sonhar, de vencer, de viver...

Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo.

Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. Na verdade, na vida devemos misturar os dois: o entusiasmo e o otimismo.

Mas hoje vamos falar de entusiasmo. Quem está entusiasmado hoje aqui?Vocês estão entusiasmados em fazer parte do Projeto? Nós também.

Saibam que com O ENTUSIASMO sempre teremos SUCESSO.

Tem gente que espera alguma coisa acontecer para encarar a vida de uma forma melhorar. Só que falta entusiasmo e fé.

Você é entusiasmado por sua família? E pelos seus estudos?

Se você é acha que é impossível ficar entusiasmado com suas atuais condições saiba que é preciso acreditar. Acreditar sempre na sua capacidade de vencer e de construir uma nova realidade de vida para você. Como sempre falamos aqui no Projeto o caminho é longo, mas a vitória é certa. TEMOS que acreditar que tudo vai dar certo. Se entusiasmar porque Deus está preparando algo muito melhor para todos nós.

Então vamos combinar uma coisa: Vocês vão convidar com ENTUSIASMO todos os seus vizinhos, colegas da escola, familiares para conhecer o projeto Fim de Semana nas Escolas. Tá combinado? Quero ver quem consegue ser mais entusiasmado aqui... Se agirmos com entusiasmo, com certeza, conseguiremos fazer a diferença e fazer com que tudo fique bem melhor...

Dinâmica do entusiasmado(a)

Ser um entusiasmado requer ter uma atitude positiva e pró-ativa diante de um grupo. Por isso, vamos dividir os participantes em grupo. Busque deixar em cada grupo alguém que sobressaia aos demais, para que possa incentivar os integrantes do grupo. Cada um terá de fazer um papel diferente. Pode ser um vendedor de suco, um corretor de imóveis ou um advogado frente ao juiz em defesa do cliente. Cada um vai mostrar que tem capacidade e entusiasmo para dar o melhor de si. Cabe ao coordenador, ir de grupo em grupo, dando uns “toques” na forma de agir. É importante mostrar postura, educação, cultura e dar ênfase e entusiasmo ao que é dito. No final, uma “banca” demonstra através de aplausos ou de pontuação escrita num papel, qual foi o grupo vencedor.
Colaboração: Tricia Lacerda

________________________________________

Mosaico do Entusiasmo

No malote da unidade existem frases impressas com mensagens de entusiasmo. Pegue as frases e monte com os participantes um mural colorido e divertido onde cada frase deverá ser colada. Primeiro distribua as frases e uma folha em branco para cada participante de forma aleatória, em seguida um a um deverá ler a frase que recebeu. O passo seguinte será estimular os participantes a criarem um desenho no papel em branco que segundo eles tenham alguma referência com o que leram. No final eles colam a frase no desenho e todos os desenhos formaram um grande mosaico que deverá ser colado na parede.

________________________________________

Círculo dos Desejos

Material: balões coloridos, lápis colorido ou giz de cera, pedaços de papel.

Procedimento: Colocar o grupo em círculo e distribuir um balão para cada um. Cada deve escrever em um pedaço de papel o que acredita ser uma forma de entusiasmar os amigos (se houver resistências utiliza as frases impressas para a atividade de artes), em seguida o participante deve dobrar o mesmo e colocar dentro do balão vazio. Na próxima etapa cada participante (sugiro que comece do monitor para que os participantes entendam) falará de alguma experiência boa que aconteceu com ele desde que começou a fazer parte do projeto (ex: conheceu novos amiguinhos, aprendeu algo novo com as atividades, fez alguma descoberta). Cada vez que um participante contar algo de bom o mesmo assoprará o balão que está em mãos. O círculo vai se repetindo e contando coisas boas até que todos os balões estejam cheios. O monitor terá de ter a percepção de quando será o momento de parar de encher os balões, antes que eles estourem. Depois de todos os balões estarem cheios (independente de uns estiverem mais cheios do que os outros), cada um dará um nó em seu balão e irá jogar no centro do círculo de modo que todos eles se misturem. Em seguida ao sinal do monitor cada um pegará um balão diferente do que encheu, agora todos podem estourar o balão. O fato de estourar os balões simbolizará o compartilhamento das coisas boas (experiências ou sonhos) de cada participante no projeto Fim de Semana nas Escolas. Nesse momento o monitor poderá falar sobre o projeto, que ele já completou dois anos e mostrar que o foco maior sempre é o participante e por esse motivo é importante que cada um se sinta motivado pelas coisas boas que aconteceram com seus colegas de projeto e por isso devem continuar a participar todos os sábados.

Sugestão: Cinthya
________________________________________

Piscina com obstáculos

Divididos por equipes os participantes deverão se posicionar na borda da piscina, menos um que será o MOTIVADOR. Este participante terá como função entusiasmar os demais já que ao sinal do monitor cada equipe deverá atravessar toda a piscina que estará cheia de obstáculos, ao encostar em um obstáculo o participante deverá retornar ao inicio da piscina, se o mesmo participante encostar novamente será eliminado, vence a equipe que chegar do outro lado da piscina com maior numero de participantes.

Adaptar os obstáculos com macarrão, pranchas, bambolê, etc.

PS: O MOTIVADOR poderá ser trocado por decisão da equipe.
________________________________________

Procurando um Motivador

Os participantes devem formar uma grande roda e um jogador deverá ser escolhido como MOTIVADOR e jogará no centro da roda. Os componentes devem passar a bola entre si com os fundamentos do voleibol e devem se movimentar objetivando passar para quem estiver mais próximo do MOTIVADOR para que esse receba a bola e transforme que lhe passou a bola no novo MOTIVADOR. O MOTIVADOR deverá ficar incentivando os demais participantes a fazerem o maior numero possível de toques antes de a bola chegar até ele.

Obs.: É importante que todos os jogadores passem pela posição de MOTIVADOR.

Variações: A atividade pode ser adaptada também para futebol e handebol.

Colaboração: Djuno

________________________________________


Imprimir post

5 comentários:

  1. Só não podemos esquecer que para trabalhar nesta Roda de Conversa devemos estar entusiasmados, porque nada melhor do que trabalhar com entusiasmo, né?

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem??? Tudo certo para sábado abraços para todos!!!!

    Anderson Taboni.

    ResponderExcluir
  3. Estou confirmando a minha presença no Sábado para trabalhar no projeto.

    ResponderExcluir
  4. Confirmo minha presença no proximo sabado, Cibele

    ResponderExcluir
  5. Olá!Foi transferido para o dia 03/07 a apresentação do meu trab da faculdade que eu iria apresentar no dia 12/06.Sendo assim,estarei no sábado com energia total para a atividade da copa!Gostaria de sugerir que incluíssemos na conversa com as crianças a dedicação dos jogadores, a valorização do espírito de equipe e o senso da competição saudável. Como eles fariam a diferença se seguissem o exemplo dos jogadores praticando esse itens na vida deles.Como atividade eles poderiam escrever ou desenhar as regras de solidariedade,respeito,companheirismo que eles praticam em casa,na escola e no projeto.Um bj e...até sábado

    ResponderExcluir