quinta-feira, 27 de maio de 2010

ATIVIDADES 29 DE MAIO DE 2010

SONHOS

Colaboração: Tricia Lacerda


Segundo os mais velhos: “Sonhar, comer e dormir são, entre todas, as mais antigas das práticas humanas.” São registrados sonhos nos arquivos dos mais remotos arquivos dos mais remotos tempos, e investigadores informam que todos os povos primitivos, como os esquimós e até os australianos são visionários. Muitos acham que os sonhos não definem nem o passado, nem o presente nem o futuro. Eu acho que Deus fala conosco através de sonhos. Mas e você o que o acha disso?

Quem aqui sonhou esta noite? Alguém lembra? É muito bom sonhar, não é? É verdade. Às vezes a gente acorda sem lembrar, mas com certeza tivemos um sonho. Para muitos psicanalistas os sonhos representam a satisfação de desejos. Os médicos explicam que os desejos infantis, sendo simples e sinceros, são claramente retratados em sonhos da criança.

Compreenderam? Existem dois tipos de sonhos: o acordado e o que acontece quando estamos dormindo. Sabe o que eu acho? “Vale o que a gente crê no nosso coração”.

Na vida, quando estamos acordados também devemos sonhar , mas para isso é necessário estudar e fazer a nossa parte. Sonhar sem fazer nossa parte não acontece nada.

Quem aqui não sonha em ser uma professora? Em ser atriz? Quem aqui não sonha em ter um bom emprego? Uma casa? Sempre sonhamos e são os sonhos que nos fazem seguir em frente.

Já pararam para pensar que todas as grandes descobertas e invenções foram chamadas de “sonhos” no início e aí se tornaram realidade. Não é verdade? Claro que sabemos que nada cai do céu, mas se nós sonhamos com alguma coisa, temos um objetivo e não podemos deixar esse sonho acabar. Temos que lutar pelo nosso sonho.

Se a gente parar para pensar podemos observar as nuvens. Elas sempre mudam de posição, já observou? Vale lembrar: Nós podemos mudar, mas devemos ser sempre leais os nossos pensamentos e aos nossos sonhos. Enfim, devemos seguir sempre em frente. Vamos continuar sonhando?

Frases sobre sonhos:

“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz.” Mário Quintana

“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” Augusto Cury

“Há quem diga que todas as noites são sonhos. Mas há também quem diga nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.” William Shakespeare

________________________________________
Centopeia



Entregue um pedaço de papel para cada participante e diga a eles para escrever um sonho, eles não devem escrever seus nomes. Agora divida o grupo em equipes e entregue uma cadeira para cada um da equipe, eles devem formar uma fila de cadeiras e a fila deve percorrer um trajeto.
Uma criança de cada vez retira a última cadeira e a coloca na frente da primeira da fila.
E assim a fila de cadeiras vai mudando de lugar até chegar ao fim do percurso onde estarão os papeis com os sonhos. Cada participante deverá apanhar um papel aleatoriamente e ler em voz alta.
O objetivo e mostrar que é preciso disposição e força de vontade para alcançar um sonho.

Dança da cadeira dos sonhos



Será distribuído para cada participante um balão colorido e um pedaço de papel. Neste papel o participante deverá escrever seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão. O monitor irá organizar a dança das cadeiras, onde todos irão participar com a sua bola na mão. Toda vez que a música parar os participantes tentarão ocupar seu lugar em uma das cadeiras, que deverá ter uma a menos que a quantidade de participantes. Aquele que não conseguir sentar deverá ir ao centro do círculo, estourar seu balão com a mão e revelar para todos qual é o seu sonho. A tendência é todos estourarem os balões.

Sugestão: Gabriele
________________________________________

BILBOQUÊ
Material:
1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio)
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Tinta guache

Como fazer:
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela. É a materialização do sonho da invenção Invente outros brinquedos..... use a criatividade.... oriente as crianças a criarem instrumentos musicais com sucatas encontradas na escola, com materiais descartados.....

________________________________________

HANDSABONETE OU SABONETEBALL



Adaptação do jogo de handball.

O jogo é realizado entre duas equipes e a meta é fazer mais gols num tempo determinado. A bola é substituída por um sabonete e os gols substituídos por baldes cheios de água.
Material necessário: sabonete, dois baldes e giz.
Montagem: o animador delimita a área do jogo. Os baldes são colocados nos extremos do campo delimitado, e ao redor deles é feito um grande círculo com giz. As equipes são divididas e as regras podem ser construídas com os adolescentes.
Funcionamento: antes do início da partida e sempre que um gol é feito, todos os jogadores, dos dois times, devem molhar bem as mãos na água. Os jogadores não podem dar mais de três passos com o sabonete nas mãos, devendo passá-lo para no mínimo três pessoas antes de fazer o gol. Quando o sabonete cai no chão, sua posse vai para a outra equipe. Vence quem fizer o maior número de gols.
O Sonho aqui é o equilíbrio e a rapidez de raciocínio, é a eterna busca da perfeição.

Sugestão: Gabriele e Tricia

_____________________________________________________________

Combate dos sonhos




Dividi-los em duas equipes de números iguais em forma de fileira com cada componente de uma equipe de frente para o componente de outra equipe. Com as mãos sobre os ombros um do outro, ambos terão que combater de forma amigável, com a utilização da força física pequena e assim LEVANDO o amigo até a borda. O objetivo é encostar a parte posterior do corpo do oponente na borda.
OBS: O monitor deverá montar duplas de característica homogenias (mesmo tamanho, estrutura física e etc.), com o intuito de garantir condições iguais para ambos.

Variações: posicionado de costas um para o outro e variar as duplas.

__________________________________________






segunda-feira, 17 de maio de 2010

ATIVIDADES 22 DE MAIO

ENTUSIASMO

Alguém aqui sabe dizer o que é entusiasmo?

Vocês acham que entusiasmo é o mesmo que otimismo?

Quem respondeu que não. Acertou.

Entusiasmo vem do grego e significa “ter Deus dentro de si”. Hoje em dia encaramos o entusiasmo com a vontade de sonhar, de vencer, de viver...

Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo.

Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. Na verdade, na vida devemos misturar os dois: o entusiasmo e o otimismo.

Mas hoje vamos falar de entusiasmo. Quem está entusiasmado hoje aqui?Vocês estão entusiasmados em fazer parte do Projeto? Nós também.

Saibam que com O ENTUSIASMO sempre teremos SUCESSO.

Tem gente que espera alguma coisa acontecer para encarar a vida de uma forma melhorar. Só que falta entusiasmo e fé.

Você é entusiasmado por sua família? E pelos seus estudos?

Se você é acha que é impossível ficar entusiasmado com suas atuais condições saiba que é preciso acreditar. Acreditar sempre na sua capacidade de vencer e de construir uma nova realidade de vida para você. Como sempre falamos aqui no Projeto o caminho é longo, mas a vitória é certa. TEMOS que acreditar que tudo vai dar certo. Se entusiasmar porque Deus está preparando algo muito melhor para todos nós.

Então vamos combinar uma coisa: Vocês vão convidar com ENTUSIASMO todos os seus vizinhos, colegas da escola, familiares para conhecer o projeto Fim de Semana nas Escolas. Tá combinado? Quero ver quem consegue ser mais entusiasmado aqui... Se agirmos com entusiasmo, com certeza, conseguiremos fazer a diferença e fazer com que tudo fique bem melhor...

Dinâmica do entusiasmado(a)

Ser um entusiasmado requer ter uma atitude positiva e pró-ativa diante de um grupo. Por isso, vamos dividir os participantes em grupo. Busque deixar em cada grupo alguém que sobressaia aos demais, para que possa incentivar os integrantes do grupo. Cada um terá de fazer um papel diferente. Pode ser um vendedor de suco, um corretor de imóveis ou um advogado frente ao juiz em defesa do cliente. Cada um vai mostrar que tem capacidade e entusiasmo para dar o melhor de si. Cabe ao coordenador, ir de grupo em grupo, dando uns “toques” na forma de agir. É importante mostrar postura, educação, cultura e dar ênfase e entusiasmo ao que é dito. No final, uma “banca” demonstra através de aplausos ou de pontuação escrita num papel, qual foi o grupo vencedor.
Colaboração: Tricia Lacerda

________________________________________

Mosaico do Entusiasmo

No malote da unidade existem frases impressas com mensagens de entusiasmo. Pegue as frases e monte com os participantes um mural colorido e divertido onde cada frase deverá ser colada. Primeiro distribua as frases e uma folha em branco para cada participante de forma aleatória, em seguida um a um deverá ler a frase que recebeu. O passo seguinte será estimular os participantes a criarem um desenho no papel em branco que segundo eles tenham alguma referência com o que leram. No final eles colam a frase no desenho e todos os desenhos formaram um grande mosaico que deverá ser colado na parede.

________________________________________

Círculo dos Desejos

Material: balões coloridos, lápis colorido ou giz de cera, pedaços de papel.

Procedimento: Colocar o grupo em círculo e distribuir um balão para cada um. Cada deve escrever em um pedaço de papel o que acredita ser uma forma de entusiasmar os amigos (se houver resistências utiliza as frases impressas para a atividade de artes), em seguida o participante deve dobrar o mesmo e colocar dentro do balão vazio. Na próxima etapa cada participante (sugiro que comece do monitor para que os participantes entendam) falará de alguma experiência boa que aconteceu com ele desde que começou a fazer parte do projeto (ex: conheceu novos amiguinhos, aprendeu algo novo com as atividades, fez alguma descoberta). Cada vez que um participante contar algo de bom o mesmo assoprará o balão que está em mãos. O círculo vai se repetindo e contando coisas boas até que todos os balões estejam cheios. O monitor terá de ter a percepção de quando será o momento de parar de encher os balões, antes que eles estourem. Depois de todos os balões estarem cheios (independente de uns estiverem mais cheios do que os outros), cada um dará um nó em seu balão e irá jogar no centro do círculo de modo que todos eles se misturem. Em seguida ao sinal do monitor cada um pegará um balão diferente do que encheu, agora todos podem estourar o balão. O fato de estourar os balões simbolizará o compartilhamento das coisas boas (experiências ou sonhos) de cada participante no projeto Fim de Semana nas Escolas. Nesse momento o monitor poderá falar sobre o projeto, que ele já completou dois anos e mostrar que o foco maior sempre é o participante e por esse motivo é importante que cada um se sinta motivado pelas coisas boas que aconteceram com seus colegas de projeto e por isso devem continuar a participar todos os sábados.

Sugestão: Cinthya
________________________________________

Piscina com obstáculos

Divididos por equipes os participantes deverão se posicionar na borda da piscina, menos um que será o MOTIVADOR. Este participante terá como função entusiasmar os demais já que ao sinal do monitor cada equipe deverá atravessar toda a piscina que estará cheia de obstáculos, ao encostar em um obstáculo o participante deverá retornar ao inicio da piscina, se o mesmo participante encostar novamente será eliminado, vence a equipe que chegar do outro lado da piscina com maior numero de participantes.

Adaptar os obstáculos com macarrão, pranchas, bambolê, etc.

PS: O MOTIVADOR poderá ser trocado por decisão da equipe.
________________________________________

Procurando um Motivador

Os participantes devem formar uma grande roda e um jogador deverá ser escolhido como MOTIVADOR e jogará no centro da roda. Os componentes devem passar a bola entre si com os fundamentos do voleibol e devem se movimentar objetivando passar para quem estiver mais próximo do MOTIVADOR para que esse receba a bola e transforme que lhe passou a bola no novo MOTIVADOR. O MOTIVADOR deverá ficar incentivando os demais participantes a fazerem o maior numero possível de toques antes de a bola chegar até ele.

Obs.: É importante que todos os jogadores passem pela posição de MOTIVADOR.

Variações: A atividade pode ser adaptada também para futebol e handebol.

Colaboração: Djuno

________________________________________


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atividades 15 de maio de 2010



Todos nós podemos fazer a diferença?
________________________________________
Quem aqui pode me dizer o que anda fazendo para melhorar o local onde vive? E no nosso ambiente familiar, você tem dado bons exemplos? Muitos acham que educar é sinônimo de bater, mas não é. Educar é muito mais difícil do que se pensa. Envolve paciência, perseverança, amor, conversa e demonstrar que a vida é construída com pequenos “tijolos”. Temos que colocar um a um. E todos os membros da família devem participar desta construção. Este “tijolo” (palavra simbólica) representa a união da família. Em paralelo, é Governo do Estado do Rio de Janeiro tem desenvolvido políticas públicas permanentes para que a população tenha uma perspectiva nova de vida. O Projeto Fim de Semana nas Escolas tem dado uma cara nova ao no Rio de Janeir o. O Governo do Estado está investindo no futuro de crianças e adolescentes. Preste atenção no que eu vou te falar. Você precisa acreditar no sonho e perseverar mesmo diante das dificuldades.
Quando iniciamos este projeto tudo parecia muito difícil. Muitos não acreditavam, mas com o tempo tudo foi se encaixando. Muitas mudanças, ou melhor, adaptações foram realizadas. Conseguimos com muita paciência seguir em frente já que o foco é a transformação. Hoje o que era um sonho, se transformou em um ideal. Para o nosso trabalho continuar temos que ser multiplicadores desta idéia.
A nossa primeira vitória deste ano foi ver nossas crianças brilhando no palco, com o espetáculo COMO NO FUTEBOL E NA VIDA. Para nós que acreditamos na teoria do “tijolinho” vamos alcançar outras vitórias ao longo deste ano.
Vocês sabem que ficar só reclamando da vida não adianta, não é mesmo?
Tem gente que só reclama: “a nossa escola está suja”, “a minha mãe está chata”... E por aí vai. São muitas as reclamações. Sempre tem alguém reclamando.
Aqui no projeto mesmo, tem gente que reclama até do brinde. “Não queria esse, queria aquele...” “Não quero essa brincadeira, prefiro aquela”. Não é assim?
Não adianta a gente só reclamar, a gente tem que ser positivo. Temos que mudar. E como? Agindo.
Vou contar para vocês uma historinha, que de repente alguém aqui já ouviu, mas vale à pena ouvir de novo:
“Era uma vez um escritor que morava em uma tranqüila praia, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano. “Por que está fazendo isso?”- perguntou o escritor. “Você não vê! A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia”. Explicou o jovem. O escritor se espantou. “Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga poucas de volta ao oceano. A maioria vai morrer de qualquer forma. O jovem pegou mais uma estrela-do-mar na praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o escritor. “Para essa aqui eu fiz a diferença...” Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrela do mar de volta ao oceano.”
________________________________________
Quebra cabeças
1- Entregue as folhas que estão no malote para cada participante, elas contem em um dos lados a logo do projeto com linhas como um quebra-cabeça, entregue com a lado em branco virado para cima.
2- Não desvendar este “segredo”. (quebra cabeça)
3- Todos devem estar com a folhas sobre a mesa quando o monitor indicar que cada um deve escrever de que forma poderia contribuir com o projeto.
4- Quando todos já tiverem escrito, o monitor pede que eles virem a folha e recortem nos pontilhados.
5- Eles passam o papel picado para o amigo do lado para que ele monte o quebra-cabeça e descubra de que forma o outro espera colaborar com o projeto.
Com isso, esperamos que novas idéias possam surgir e que todos estejam cada vez mais envolvidos com o projeto.
________________________________________

Corrida da Solidariedade

Dividida os participantes em grupos iguais, formando uma fileiras A frente de cada fileira, a uma distancia razoável fica o ponto A e mais alguns metros a frente o ponto B. (marque os pontos com cones). Ao sinal do monitor, o primeiro da fila vai até o ponto B, toca, volta, pega o segundo e o leva para o ponto A, voltando para o ponto B e ficando com as pernas afastadas. O segundo (que está no ponto A) vai até o ponto B toca, volta passando por entre as pernas do primeiro até a fileira e pega o terceiro que fará a mesma coisa, e assim sucessivamente. (lembre-se os participantes vão ficando em linha e os seguintes devem passar por baixo da perna de todos).
Vence a prova a equipe que conseguir passar todos os participantes.
Sugestão: Henrique

________________________________________

Pebolim Humano

O grupo dividido em duas equipes, cada equipe de formar bloco de três/quatro/cinco jogadores que deverão atuar de braços dados, menos os dois goleiros. O objetivo de cada equipe será fazer gols na equipe contrária que tentará evitar. Só que ninguém poderá soltar os braços. Se soltar será falta para a outra equipe, também é possível executar essa atividade como handebol, basta que o participante que recebe a bola esteja em uma das pontas, assim como também no queimado.

________________________________________

Construindo Casinhas

Dentro da piscina formar dois grupos enfileirados em duplas, cada dupla deverá segurar um macarrão a primeira dupla forma uma “casinha” (como o túnel das festas juninas), e as demais vão passando por baixo e formando novas casinhas com o macarrão. O grupo que chegar primeiro na outra borda da piscina será o vencedor, lembre- se que a equipe deve chegar do outro lado da borda ou seja se acabar o numero de duplas a primeira deverá passar por todas e formar uma nova casinha.