Colaboração: Tricia Lacerda
Segundo os mais velhos: “Sonhar, comer e dormir são, entre todas, as mais antigas das práticas humanas.” São registrados sonhos nos arquivos dos mais remotos arquivos dos mais remotos tempos, e investigadores informam que todos os povos primitivos, como os esquimós e até os australianos são visionários. Muitos acham que os sonhos não definem nem o passado, nem o presente nem o futuro. Eu acho que Deus fala conosco através de sonhos. Mas e você o que o acha disso?
Quem aqui sonhou esta noite? Alguém lembra? É muito bom sonhar, não é? É verdade. Às vezes a gente acorda sem lembrar, mas com certeza tivemos um sonho. Para muitos psicanalistas os sonhos representam a satisfação de desejos. Os médicos explicam que os desejos infantis, sendo simples e sinceros, são claramente retratados em sonhos da criança.
Compreenderam? Existem dois tipos de sonhos: o acordado e o que acontece quando estamos dormindo. Sabe o que eu acho? “Vale o que a gente crê no nosso coração”.
Na vida, quando estamos acordados também devemos sonhar , mas para isso é necessário estudar e fazer a nossa parte. Sonhar sem fazer nossa parte não acontece nada.
Quem aqui não sonha em ser uma professora? Em ser atriz? Quem aqui não sonha em ter um bom emprego? Uma casa? Sempre sonhamos e são os sonhos que nos fazem seguir em frente.
Já pararam para pensar que todas as grandes descobertas e invenções foram chamadas de “sonhos” no início e aí se tornaram realidade. Não é verdade? Claro que sabemos que nada cai do céu, mas se nós sonhamos com alguma coisa, temos um objetivo e não podemos deixar esse sonho acabar. Temos que lutar pelo nosso sonho.
Se a gente parar para pensar podemos observar as nuvens. Elas sempre mudam de posição, já observou? Vale lembrar: Nós podemos mudar, mas devemos ser sempre leais os nossos pensamentos e aos nossos sonhos. Enfim, devemos seguir sempre em frente. Vamos continuar sonhando?
Frases sobre sonhos:
“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz.” Mário Quintana
“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” Augusto Cury
“Há quem diga que todas as noites são sonhos. Mas há também quem diga nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.” William Shakespeare
________________________________________
Centopeia
Entregue um pedaço de papel para cada participante e diga a eles para escrever um sonho, eles não devem escrever seus nomes. Agora divida o grupo em equipes e entregue uma cadeira para cada um da equipe, eles devem formar uma fila de cadeiras e a fila deve percorrer um trajeto.
Uma criança de cada vez retira a última cadeira e a coloca na frente da primeira da fila.
E assim a fila de cadeiras vai mudando de lugar até chegar ao fim do percurso onde estarão os papeis com os sonhos. Cada participante deverá apanhar um papel aleatoriamente e ler em voz alta.
O objetivo e mostrar que é preciso disposição e força de vontade para alcançar um sonho.
Dança da cadeira dos sonhos
Será distribuído para cada participante um balão colorido e um pedaço de papel. Neste papel o participante deverá escrever seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão. O monitor irá organizar a dança das cadeiras, onde todos irão participar com a sua bola na mão. Toda vez que a música parar os participantes tentarão ocupar seu lugar em uma das cadeiras, que deverá ter uma a menos que a quantidade de participantes. Aquele que não conseguir sentar deverá ir ao centro do círculo, estourar seu balão com a mão e revelar para todos qual é o seu sonho. A tendência é todos estourarem os balões.
Sugestão: Gabriele
________________________________________
BILBOQUÊ
Material:
1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio)
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Tinta guache
Como fazer:
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela. É a materialização do sonho da invenção Invente outros brinquedos..... use a criatividade.... oriente as crianças a criarem instrumentos musicais com sucatas encontradas na escola, com materiais descartados.....
________________________________________
HANDSABONETE OU SABONETEBALL
Adaptação do jogo de handball.
O jogo é realizado entre duas equipes e a meta é fazer mais gols num tempo determinado. A bola é substituída por um sabonete e os gols substituídos por baldes cheios de água.
Material necessário: sabonete, dois baldes e giz.
Montagem: o animador delimita a área do jogo. Os baldes são colocados nos extremos do campo delimitado, e ao redor deles é feito um grande círculo com giz. As equipes são divididas e as regras podem ser construídas com os adolescentes.
Funcionamento: antes do início da partida e sempre que um gol é feito, todos os jogadores, dos dois times, devem molhar bem as mãos na água. Os jogadores não podem dar mais de três passos com o sabonete nas mãos, devendo passá-lo para no mínimo três pessoas antes de fazer o gol. Quando o sabonete cai no chão, sua posse vai para a outra equipe. Vence quem fizer o maior número de gols.
O Sonho aqui é o equilíbrio e a rapidez de raciocínio, é a eterna busca da perfeição.
Sugestão: Gabriele e Tricia
_____________________________________________________________
Combate dos sonhos
Dividi-los em duas equipes de números iguais em forma de fileira com cada componente de uma equipe de frente para o componente de outra equipe. Com as mãos sobre os ombros um do outro, ambos terão que combater de forma amigável, com a utilização da força física pequena e assim LEVANDO o amigo até a borda. O objetivo é encostar a parte posterior do corpo do oponente na borda.
OBS: O monitor deverá montar duplas de característica homogenias (mesmo tamanho, estrutura física e etc.), com o intuito de garantir condições iguais para ambos.
Variações: posicionado de costas um para o outro e variar as duplas.
__________________________________________