A cada dia, o ser humano vem alterando mais o meio ambiente. O que era montanha se transforma em estrada, o que era rio se transforma em aterro e depois em um grande condomínio. As praias ficam sujas, cheias de lixo. Não há limites? Vocês acham que isto está correto? Este crescimento desordenado, principalmente nas grandes cidades, vem colocando em risco não só o meio ambiente, como também nossas vidas. Afinal, este crescimento acelerado das cidades contribuiu para o aumento da poluição do ar, crescimento do esgoto, impermeabilização dos terrenos, o que significa dizer, que a água das chuvas infiltra mais no solo e resulta em enchentes e deslizamentos. Isto sem falar na redução do espaço de plantio, alterações genéticas e devastação das áreas naturais. Resultado? Quem sabe dizer? Desastres ecológicos e doenças que vão impedir a sobrevivência humana no planeta. Há quase 40 anos, foi estabelecido o dia 5 de junho como Dia Internacional do Meio Ambiente. Assim se acreditava que autoridades e a população de todo mundo estariam mais atentas a esta grande destruição. No entanto, por mais que providências estejam sendo tomadas para reduzir o índice de poluição nas fábricas, preservar a qualidade da água dos rios e mares, nada parece suficiente. Não podemos, no entanto, desanimar. Temos de fazer a nossa parte. Quem está disposto a ajudar? Vamos ter uma postura ativa na busca de soluções conjuntas para os problemas de nossa cidade. Temos de estar conscientes: não desperdiçar água na hora do banho, não jogar lixo nas ruas. Podemos ainda conversar com quem está praticando erros, afinal uma simples guimba de cigarro pode ser suficiente para entupir um bueiro, alagar a rua onde moramos, destruir nossa casa e nosso s pertences ou tirar a vida de uma pessoa que amamos. Vamos refletir e levar esta reflexão para nossa família e amigos?
---------------------------------------------
Vamos fazer uma limpeza no Ciep e vamos fazer um cartaz falando sobre o futuro que queremos para a nossa cidade.
Criação de painel sobre a Natureza – Precisamos de revistas que contenham muitas figuras sobre a Natureza: paisagens, arvores, flores, animais, etc. As crianças recortarão as que julgarem interessantes.
Material: Revistas, figuras da Internet, cartolina ou papel cartão.
Saco de lixo grande.
ROSA DE PAPEL CREPOM
Material: Papel crepom (cada papel crepom faz cerca de 4 flores) – Tesoura - Cola com brilho - Palito de churrasco
Modo de Preparo:
Medir cerca de quatro dedos no papel crepom e cortar. Separar a parte do papel que foi cortada e cortar as pontas para que fique meio arredondado.
Com esse papel ir contornando o palito (este de forma vertical). Vai contornando, formando uma rosa. Colocar aos poucos e em seguida colocar cola colorida nas pontas quando estiver pronta.
Encapar o palito com um pedaço de papel crepom verde.
Sugestão: Shirley (assistente comunitário CIEP 306)
BOLSA DE CAIXA DE LEITE
Retirar com cuidado o material que envolve a caixa, até que ela fique completamente branca. Demonstre em uma caixa para que os participantes possam entender. Cortar a parte de cima da caixa, de forma que ela fique parecida com uma bolsa. Deixe a criança usar toda a criatividade. Elas podem optar por cortar a caixa de diferentes maneiras: arredondada, boleada, com triângulos... Desenhar e cortar um coração na parte frontal da caixa, de forma bem centralizada. Seria interessante fazer um molde antes para que todos os corações fiquem do mesmo tamanho. A criança deverá enfeitar a caixa utilizando tinta guache.Confeccionar as alças das sacolas utilizando barbante trançado. Os monitores podem integrar os adolescentes nessa atividade, pedindo que eles façam as tranças de barbante.O monitor deve auxiliar a criança a fazer dois furos de cada lado da caixa para que possamos encaixar as alças da sacola. Após passar as tranças de barbante pelos furinhos, dar nós nas pontas para que as alças não saiam.
Sugestão: Gabriele
------------------------------------------------------------
CORRIDA DA CENTOPÉIA
Dividir os participantes em colunas com a mesma quantidade, após a divisão os participantes devem segurar na cintura do companheiro da frente e ficar de cócoras (somente na quadra isso será possível, na piscina devem permanecer de pé), após a formação o monitor deverá estabelecer o ponto de chegada e dar a partida. As equipes devem se movimentar para a frente através de pequenos pulos simultâneos. Quando o primeiro participante da centopeia chegar à linha final ele automaticamente larga a coluna e assim sucessivamente até o ultimo participante.
Sugestão: Ana Carla
A atividade do saboneteboll poderá ser repetida, estamos encaminhando uma barra de sabão em pedra e também os baldes.