segunda-feira, 16 de maio de 2011

MERENDA ESCOLAR COM QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE



A Rede Globo publicou uma reportagem sobre a péssima qualidade da merenda em escolas públicas do país.
A maior parte das crianças e jovens estudam em escolas públicas. Na maioria das vezes quem está na escola pública tem poder aquisitivo baixo. Para muitos no Brasil, a merenda é a  primeira, e muitas vezes a única do dia.
Está mais do que provado que uma alimentação deficiente a qual não atenda para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários,prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na escola.
Devemos elaborar estratégias fazendo com que essas crianças se adaptem ao cardápio, substituindo as guloseimas as quais já estão habituados, por alimentos verdadeiramente saudáveis. Todos deveriam ser orientados a não levarem balas, chocolates ou qualquer outro tipo de lanche que não ofereça algum valor nutricional, contribuindo assim, para que não aprendam apenas o saber, mas também a degustar um prato cheio de sabor e qualidade de vida.
A participação da Família é muito importante, assim como a escola, é referência de valores para a criança e, assim, deve dar-lhe  o exemplo do que deve ser uma alimentação saudável.
 Saúde e Educação sempre!!!!
Colaboração: Gabi Bicalho

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Será que alguém sabe responder o que vai acontecer com o ensino público no Brasil daqui a alguns anos?



Pergunta difícil de responder, mas temos que formar um grupo que lute de verdade contra a decadência do sistema do ensino público.
Também é importante trabalhar a estrutura família/escola/aluno, já que a cada ano a figura do professor vem perdendo espaço e autoridade na vida acadêmica em algumas comunidades.
Muito se fala de um sistema falido de ensino onde o que só conta e obrigar crianças a ler e escrever. Missão quase impossível, já que muitas saem das escolas alfabéticos.
Escolas sem alimentação, sem biblioteca, professores sem preparo para função que irá exercer, sem ensino lúdico e, principalmente, com muitos professores desmotivados e com baixos salários.
para completar falta diálogo entre Governo e professores.
Entregar os pontos não podemos, mas este sistema atual já provou que não vai dar certo.
Chegou a hora de mudar!
Ana Paula Costa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A valorização da leitura nas escolas

 
As escolas deveriam possuir mais programas voltados para o desenvolvimento da expressão oral nas crianças. Uma boa estratégia é a prática de contar histórias, pois assim a criança percebe que o que ela está falando vai ser ouvido por todos os colegas da sua sala.
Através da leitura, a criança passa a ter conhecimento de novas palavras, melhorando a capacidade de comunicação. É importante começar a trabalhar desde cedo a questão da oratória, pois além de contribuir para vencerem a timidez, a leitura melhora e faz com que as crianças passam a ter mais confiança para falar aquilo que pensam, colocando suas opiniões.
Não adianta saber alguma coisa e não ter capacidade de compartilhar. A base do nosso mundo é a comunicação e se o que falamos não for escutado não é comunicação. A melhor coisa que existe para a vida dessas crianças é fazer com que possam mostrar aquilo que têm de melhor e que, muitas vezes, não conseguem pela dificuldade de expressar as ideias.
Colaboração: Gabriele Bicalho